Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Apareceram de novo cianobacterias após as ter erradicado à aproximadamente 1 ano.

O aqua tem quase 2 anos e tenho os seguintes parametros (medidos com KIT DELTEC D&D):

PH=8.2

Densidade=1024

NH4=0

NO2=0

NO3=0

PO4=0.04

CA=1024

KH=7.8

MG=1320

Redox=240

As cianos surgem quando existe excesso de nutrientes no aqua (NO3 e PO4), mas como praticamente não os tenho, qual será o motivo?

Qualquer ajuda é bem vinda.

Cumps

657_3868.png
Publicado:

Boas

Usa água de osmose? Se não estou em erro elas têm preferência por fosfatos. No caso de usar água de osmose os filtros ou mesmo a membrana poderão estar a precisar de serem trocados. Não sei se usa e se tem tds para medir a água de osmose.

De qualquer maneira, os valores podem estar a dar zero por estarem a ser consumidos pelas cyanos.

Quando tive no meu cheguei a ler um artigo sobre isso, na qual dizia que elas apareciam para um racio de fosfatos/nitratos. Se bem me lembro em inglês era qualquer coisa como redfield ratio. Mas isto não passa de teorias, que muitos diziam não ser verdade.

Eu acredito que embora os testes estejam a dar valores baixos os nutrientes estejam presentes.

Mas espere por opiniões de pessoal que perceba mais que eu.

Cumprimentos

Publicado:

Obrigado pela informação.

Em complemento, uso água de osmose de 5 estágios com mudanças regulares dos filtros e membrana com 6 e 12 meses respetivamente. Tenho medidor de tds "inline" e não passa dos 3.

Poderá ser como tu dizes um racio desregulado que pode estar a provocar o desiquilibrio. Vou ler o que disseste.

Cumps

657_3868.png
Publicado:

Pois sendo assim a água da osmose não será a causa certamente.

Como lhe disse isso são teorias. Mas poderá ser bem de ter alguns fosfatos e ter nitratos a zero, que se bem me lembro é a condição preferida das cyanos.

cumprimentos e Boa sorte

Publicado:

Com toda a certeza e se os testes são bons o nitrato a 0 da nisso mesmo

Hugo,

Quando dizes "com toda a certeza" podes ser mais específico? Terá a ver com o redfield ratio que o RJPF referiu?

Cumps

657_3868.png
Publicado:

Sim tem a ver com isso Mega e por te dar nos teste 0,04 de fosfatos pode não ser assim, existe mais que um tipo de fosfato. O teste mais fiável é o de fosforo mas tens de fazer uma conversão para saberes o fosfato efectivo.

Com cianos existentes os teste são pouco enganadores as cianos são excelentes consumidoras de todos os nutrientes e que "engana" os teste é estranho mas ja usei tecnicas de introduzir nitratos e ajudou no combate. neste sistema meu em casa por vezes quando as vejo coloco fosfato no outro dia nem velas

Usas algo método pro-botico?

Publicado:

Faça uma coisa, uma pequena experiência. Se as cyanos desaparecerem com a ausência de luz, espere umas horas depois da luz apagar e faça os testes.

Paço a explicar, Na altura que tive o mesmo problema no meu aquário lembro-me de ler aquilo que lhe disse para fazer. Segundo a explicação que li na altura e que eu não cheguei a experimentar, as cyanos estando "escondidas" não consomem nutrientes. verdade ou não só testando e eu isso não fiz.

Publicado:

Amigos, obrigado por toda a informação disponível.

RJPF,

Vou então fazer os testes antes do fotoperíodo.

Hugo,

Inicialmente usava kit da ZEOVIT (ZeoBAK, Zeo food e Zeostart), mas os corais começaram a ressentir por falta nutrientes. Quando parei tudo voltou a melhorar. De momento também uso filtragem com 10 litros de siporax.

Caso seja falta de nitratos vou tentar aumentar o nível de comida para que estes subam.

Assim que tiver mais resultados volto a postar.

Obrigado

657_3868.png