Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde,

Vou começar a montar um plantado de 60x60x50 (CxLxA) e tenho andado bastante indeciso quanto à iluminação.

O aquário terá plantas de manutenção não muito dificil (eleocharis parvula e valisneria spiralis) mas será muito plantado.

Tenho andado pelo site da aquaeden e as medidas das calhas não se parecem adequar bem as medidas do aquário. As que tem medidas correctas tem pouca profundidade e poucos watts e as que tem profundidade tem comprimento a mais. Lembrei-me de por duas calhas de 60cm t5 mas para essas medidas teria de ter bastantes lâmpadas (de 4 a 6) e poucos watts na mesma.

Vi que as calhas hqi da ADA se adequam nesse aspecto, mas os preços até metem medo.

Alguém tem alguma sugestão?

Editado por Guit Marreiros
Publicado: (editado)

Boas....ja procuras te no ebay?

Tens la daquelas de 40 euros estas:

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=675&pageNum_AquarioRS=0&idcat=5&cat=&subcat=&menu=6

Ele tem tampa ou nao vais por?

Cumprimentos

Tim

Sim vai ter tampa mas será em vidro. Vai ser tudo em vidro, ou sejas essas calhas que mostras-te na imagem tornam-se um pouco inesteticas.

Mas obrigado pelo conselho :)

Tens mais alguma sugestão?

Publicado:

Led's eu estou a montar um pequeno com led's até quero ver como vai ficar...tb podes mete-las suspensas k dizes? essas devem ficar porreiras.....

Cumprimentos

Tim

Publicado:

Led's eu estou a montar um pequeno com led's até quero ver como vai ficar...tb podes mete-las suspensas k dizes? essas devem ficar porreiras.....

Cumprimentos

Tim

Tambem é uma boa ideia. Vou estudar aqui esta questao.

Obrigado,

Cumprimentos

Pedro

Publicado:

Cumprimentos

Tim

Estive a pensar, e pensei numa calha que já tive experiencia.

Tive experiencia com uma calha sunpower dimmable de 120cm.

Sei que é usada muito em salgados mas não sei se nao dá para adaptar para plantado.

É que vi uma ATI powermodule 8x24w de 60cm. É a medida ideal. Então se houvesse a sunpower 8x24w dimmable era o ideal. Pelo menos a powermodule sei que existe.

Que achas desta ideia?

Publicado:

Fazes bem....se tens aproveita...

Publicado:

Fazes bem....se tens aproveita...

Boas,

Estou indeciso, não sei por que optar.

Achas que escolha qual das hipoteses? Ou nenhuma delas?

ATI Sunpower dimmable 8x24 (lampadas adaptadas a plantado e poderei desligar algumas das lampadas)

ATI Sunpower dimmable 6x24 (lampadas adaptadas a plantado e poderei desligar algumas das lampadas)

2x Aquart t5 da aquaeden 3x24 (circuitos independentes de duas em duas lampadas)

2x aquart t5 da aquaeden 4x24 (circuitos independentes de duas em duas lampadas)

Aquart 3x24 + aquart 4x24

Publicado:

boas aquart 4x24 acho k chega e sobre....

Publicado:

boas aquart 4x24 acho k chega e sobre....

Mesmo com 60cm de profundidade? E que o que me preocupa tambem é isso. A calha aquart com menos de 30cm de largura consegue uma iluminancia de 60cm por 60cm. Nao vao ficar partes por iluminar?

Publicado:

Penso que não...mas tb nao podes por exesso de iluminação senao e uma boa coisa para chamares algas....

Publicado: (editado)

Penso que não...mas tb nao podes por exesso de iluminação senao e uma boa coisa para chamares algas....

Boa tarde,

Fiz uma reformulação á minha iluminação um pouco influenciado por este aquário

http://www.ukaps.org/forum/threads/georges-tmc-signature-almost-the-final-prune.25103/

Então o setup que tenho pensado para o aquário é o seguinte:

Dois módulos TMC GROBEAMS 1500 Ultima (6500k) e caso seja insuficiente adquiro também um ou dois módulos TMC GROBEAMS 600 ultima (6500k).

Li vários tópicos a falar de iluminação de plantados com leds e esta calha e muito apreciada e tem provas dadas.

Que achas desta ideia?

Publicado:

Sim..parece muito porreira....

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!