Alterar iluminação


Recommended Posts

Bom dia.

 

Tal como diz no título, estou a pensar alterar a iluminação do meu aquário de 50l. De momento tenho na tampa do aquário (que não quero substituir) uma T8 de 15W e estou a pensar alterar ou para uma T5 L8 de 24W ou para uma PLL de 36W. A flora é a seguinte:

 

 

- Feto Microsorum pteropus Trident
- Rizoma Anubia barteri var petite
- Valisneria (8 cm) de altura
- Sessiliflora
- 2 musgos diferentes: Fissidens fontanus - Phoenix moss e outro

 

Gostava que me dissessem qual é a alteração mais fácil e qual seria a melhor escolha, visto de com uma PLL consigo mais Ws?

É possível colocar duas T5 L8 no lugar da T8? Assim poderia colocar mais Ws e lâmpadas com diferentes intensidades.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para as plantas que tens nao vejo necessidade de alterares a iluminaçao

mas para alterares para t5 tens de substituir o balastro e para a pll tambem.nada de muito dificil mas nao sei se te compensa.

procura nos classificados alguma calha com essas caracteristicas que ficas mais bem servido e se calhar mais em onta.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as que tenho para já aguenta mas se quiser colocar algo mais exigente a nível de iluminação de momento estou limitado, daí estar a pensar alterar.

Quanto à uma calha já tinha pensado nisso mas não queria deixar o aquário sem tampa pois no sitio onde está de momento tem que estar tapado, por isso acho que alterar a iluminação existe na tampa por outro tipo de iluminação era a melhor solução.

 

Cumprimentos

Editado por Jorge M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se é assim tens de comprar os balastros electronicos e depois é so fazer a montagem

talvez seja mais facil colocares a t5l8 pata nao teres de alterar a disposiçao dos suportes das lampadas

uma t5 ja te da 0,5wt por litro de agua ,acho mais que suficiente

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se é assim tens de comprar os balastros electronicos e depois é so fazer a montagem

talvez seja mais facil colocares a t5l8 pata nao teres de alterar a disposiçao dos suportes das lampadas

uma t5 ja te da 0,5wt por litro de agua ,acho mais que suficiente

Uma pergunta com essas t5 l8 não é preciso mudar os suportes estanques para suportes t5? é só mudar os balastros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

onde fica mais barato nao sei.

eu compro numa loja de electricidade perto de mim

esses balastros custam mais ou menos 13-15€ cada

nao sei se é barato ou caro.mas por aí tambem deves ter pergunta e ja ves ,se for muita a diferença posso te comprar e enviar,mas nao deve ser muita a diferença.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim se comprares a lampada t5l8 nao precisas de mudar nada a nao ser o balastro.

 

No site da Aquaeden diz que para se realizar esta alteração é necessário o seguinte material:

T5 L8 24w

1 balastro 1x24w T5

2 suportes estanques T5

1 reflector T5 L8 24w

 

Os suportes e o reflector não seriam necessários então? O reflector poderia ficar o que já está na tampa, mas quanto aos suportes não percebia a sua função? É o mesmo que os casquilhos?

 

Cumprimentos

Editado por Jorge M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o reflector é opcional,mas os suportes nao.

precisas de comprar o balastro e os suportes ou casquilhos porque a lampada t5l8 só é igual em comprimento a que tens agora .

portanto precisas dos suportes e do balastro.

retiras os que tens da lampada t8 e colocas no mesmo sitio os t5. se nao fosse uma lampada t5l8 o comprimento era diferente e aí ja terias de mudar os sitios dos suportes.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o reflector é opcional,mas os suportes nao.

precisas de comprar o balastro e os suportes ou casquilhos porque a lampada t5l8 só é igual em comprimento a que tens agora .

portanto precisas dos suportes e do balastro.

retiras os que tens da lampada t8 e colocas no mesmo sitio os t5. se nao fosse uma lampada t5l8 o comprimento era diferente e aí ja terias de mudar os sitios dos suportes.

Então sempre é preciso mudar os suportes tambem nao só os balastros, ok.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.