Aqua de 18 Litros, que peixe/s colocar?


Recommended Posts

Boa noite! Antes de mais parabéns pelo excelente site :)

 

Já não é a primeira vez que coloco aqui dúvidas pois ainda me considero uma "novata" no mundo aquático.

 

Já á 5 anos que tenho peixes betta, começou pelas famosas "betteiras" mas desde cedo percebi que eles assim não viviam e sim, sobreviviam. Depois comprei um aquário com 5litros para criar um betta macho.

 

Á cerca de 1 ano atrás comprei um com cerca de 20 Litros (sensivelmente 18 com o areão e plantas), que vou fazer um breve resumo:

 

- 18 litros;

- Areão artificial a imitar areia de praia (desculpem não consegui escrever melhor que isto)

- Algumas plantas naturais (não sei os nomes mas são plantas resistentes que não precisam de luzes especiais)

- Termostato de 50W

- Filtro só de esponja

- A luz é apenas uma pequena lâmpada pois na altura não me lembrei disso, e é uma luz com reflector ou seja nunca posso meter grandes plantas... :mad:

 

Eu gosto muito de bettas, acho que são peixes com bastante personalidade e têm-me durado muito tempo, a minha dúvida é se poderei pôr por exemplo 1 betta macho com 2 fêmeas? Não gosto muito de kinguios (por exemplo)...

 

O que me aconselham? Muito obrigada desculpem alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com esse material. acho que podias plantar bastante o aquario, por pedras e etc...

Depois punhas 1 Betta macho para alegrar as coisas, mais ums 3/4 Corydoras e ficavas com um aqua atrativo e simples.

 

cumps

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com esse material. acho que podias plantar bastante o aquario, por pedras e etc...

Depois punhas 1 Betta macho para alegrar as coisas, mais ums 3/4 Corydoras e ficavas com um aqua atrativo e simples.

 

cumps

Ou em vez das corydoras uns camarões . Tens é de ter muito musgo :)

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sim o problema é que o meu aquário não tem mesmo hipótese de ter grandes lâmpadas especiais para plantas, a unica lampada que posso pôr é uma de um tamanho de um berlinde, a única que cabe por causa do reflector...

 

Por isso é que nunca tenho plantas muito exigentes, nem nunca pus musgo xD

 

Olha por acaso um betta com alguns corydoras ate que era bem pensado, não ficava tão solitário como se fosse só um betta... :happy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim, mas podes fazer bons projetos, com plantas de facil manutenção.

Uma lampada de 10/11 Wts chega para esse aqua.

Depois, como o aqua é pequeno, podias é investir em material para as plantas (fertilização).

 

cumps

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vanessa,

 

Penso que não devas colocar mais que um Betta pois o ritual de acasalamento deles é basicamente o macho carregar na femea até ela ceder para acasalar e logo após o acasalamento tens de a retirar se não o macho mata-a.

 

Numa aqua pequeno sem um BOM filtro não deves nem ter muitas plantas nem peixes, se não o mesmo não dá conta do recado.. O filtro que tens é interior certo? É de Cascata?

 

Tens substrato fertil? Se não tiveres, as plantas de enterrar no solo dificilmente vão aguentar pois não têm onde ir buscar os nutrientes...

 

Qual as dimensões do aqua? Qual a regularidade dos TPA's?

 

Cumps

 

VH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vanessa,

 

Penso que não devas colocar mais que um Betta pois o ritual de acasalamento deles é basicamente o macho carregar na femea até ela ceder para acasalar e logo após o acasalamento tens de a retirar se não o macho mata-a.

 

Numa aqua pequeno sem um BOM filtro não deves nem ter muitas plantas nem peixes, se não o mesmo não dá conta do recado.. O filtro que tens é interior certo? É de Cascata?

 

Tens substrato fertil? Se não tiveres, as plantas de enterrar no solo dificilmente vão aguentar pois não têm onde ir buscar os nutrientes...

 

Qual as dimensões do aqua? Qual a regularidade dos TPA's?

 

Cumps

 

VH

 

Pois, por isso é que eu disse que 1 betta macho com 3/4 corys ficava bem.

Pois, tambem devias ter um filtro que faria 200 litros. (acho o aconselhavel)

depois as plantas num aqua pequeno é que deve ser a atração. Os peixes estam lá para dar vida ao aqua.

 

cumps

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vanessa,

 

Penso que não devas colocar mais que um Betta pois o ritual de acasalamento deles é basicamente o macho carregar na femea até ela ceder para acasalar e logo após o acasalamento tens de a retirar se não o macho mata-a.

 

Numa aqua pequeno sem um BOM filtro não deves nem ter muitas plantas nem peixes, se não o mesmo não dá conta do recado.. O filtro que tens é interior certo? É de Cascata?

 

Tens substrato fertil? Se não tiveres, as plantas de enterrar no solo dificilmente vão aguentar pois não têm onde ir buscar os nutrientes...

 

Qual as dimensões do aqua? Qual a regularidade dos TPA's?

 

Cumps

 

VH

 

Olá Henriques,

 

Pois o meu medo era exactamente esse, porque os bettas são muito agressivos e territoriais e já li que tanto só se dão com as fêmeas quando querem acasalar como já li que se dão bem em conjunto (ou então isso sao 2 casos em 1000).

 

O meu filtro é da Elite se não estou em erro, como no aquário só tive sempre um betta macho este filtro serve bem, pelo menos não tenho razões de queixa por enquanto. Sim o filtro que tenho é interior mas não é em cascata, é um filtro básico que ponho à tona da água com muito pouca pressão pois eles não gostam de movimentação da água.

 

Nunca comprei substracto, já pensei na ideia mas como quando compro plantas elas duram assim saudáveis alguns meses... e como a minha luz nao é boa... aconselhava-me a comprar substracto? ou vitaminas para as plantas seria suficiente?

 

As dimensões não te sei precisar, já não existe o aquário mas é da marca Aquatlantis...Fazia tpa's de cerca de 30% de 2 em 2 semanas.

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Pois, por isso é que eu disse que 1 betta macho com 3/4 corys ficava bem.

Pois, tambem devias ter um filtro que faria 200 litros. (acho o aconselhavel)

depois as plantas num aqua pequeno é que deve ser a atração. Os peixes estam lá para dar vida ao aqua.

 

cumps

 

 

Será que era necessário em filtro tão potente? pois eu como estava habituada a ter só um betta com algumas plantas nunca fazia assim tanto lixo para ser preciso um filtro melhor... Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Pois, por isso é que eu disse que 1 betta macho com 3/4 corys ficava bem.

Pois, tambem devias ter um filtro que faria 200 litros. (acho o aconselhavel)

depois as plantas num aqua pequeno é que deve ser a atração. Os peixes estam lá para dar vida ao aqua.

 

cumps

Concordo com tudo o que disseste...

 

AquaMysterio eu não tenho grande experiência com plantados, mas penso que fazer um nano plantado é preciso alguma investigação e conhecimento na materia de plantados, já para não falar de todo o material necessário para as plantas como a manutenção a realizar nesse tipo de aquas, mas se tiver a dizer alguma asneira pff corrige.

 

Cumps

VH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Olá Henriques,

 

Pois o meu medo era exactamente esse, porque os bettas são muito agressivos e territoriais e já li que tanto só se dão com as fêmeas quando querem acasalar como já li que se dão bem em conjunto (ou então isso sao 2 casos em 1000).

 

O meu filtro é da Elite se não estou em erro, como no aquário só tive sempre um betta macho este filtro serve bem, pelo menos não tenho razões de queixa por enquanto. Sim o filtro que tenho é interior mas não é em cascata, é um filtro básico que ponho à tona da água com muito pouca pressão pois eles não gostam de movimentação da água.

 

Nunca comprei substracto, já pensei na ideia mas como quando compro plantas elas duram assim saudáveis alguns meses... e como a minha luz nao é boa... aconselhava-me a comprar substracto? ou vitaminas para as plantas seria suficiente?

 

As dimensões não te sei precisar, já não existe o aquário mas é da marca Aquatlantis...Fazia tpa's de cerca de 30% de 2 em 2 semanas.

 

Obrigada!

Eu sinceramente não sou a pessoa mais indicada para falar sobre plantas, existe neste forum membros bem mais capazes disso. Sei dizer que tudo depende da necessidade da especie da planta, algumas requerem mais luz, outras CO2, Substratos ferteis e fertilização, mas colocando mais plantas e peixes a capacidade do filtro é muito importante e os Tpas para esse aqua têm de ser mais regulares com o aumento de fauna e flora...

 

Cumps

VH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente não sou a pessoa mais indicada para falar sobre plantas, existe neste forum membros bem mais capazes disso. Sei dizer que tudo depende da necessidade da especie da planta, algumas requerem mais luz, outras CO2, Substratos ferteis e fertilização, mas colocando mais plantas e peixes a capacidade do filtro é muito importante e os Tpas para esse aqua têm de ser mais regulares com o aumento de fauna e flora...

 

Cumps

VH

 

Sim sim só que é a tal coisa, eu não estava a pensar em fazer uma grande plantação... ainda para mais fiquei sem emprego recentemente e não posso estar a fazer grandes gastos tanto com plantas como com um filtro melhor, por enquanto.. Eu sei que não é um balúrdio mas para mim agora é complicado :unsure: Por isso queria fazer algo simples, algumas plantitas, um betta e mais dois ou três peixes compatíveis com ele. Muito obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem um substrato fertil na minha opinião deves procurar plantas que não necessitem de ser enterradas no substrato, mas sim que possam ser amarradas em pedras, troncos ou flutuantes e não tenham grandes necessidades de Luz ou CO2 e depois vais fazendo fertilização liquida..

 

As corys são uma boa opção mas de preferencia uma especie que não cresça muito..

 

cumps

VH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca plantas, elas aliviam a necessidade do filtro.

Existem muitas plantas de crescimento médio a rápido que não precisam de grandes cuidados e muito menos de substratos elaborados.

 

Alguma luz é quanto baste. TPAs podem ser reduzidas pois as plantas ajudam a limpar a água.

Por exemplo cabomba ou hygrophila (s). Podes também ter valisnérias (embora a variedade mini seja melhor... por causa do tamanho do aqua)

 

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 15 deste mês montei um pequeno aquário com cerca de 20 L (40cmx25cmx20cm). Um pouco de substrato, coberto com areão do rio.

Tem uma montagem Boyu, com lâmpada PL 18W, 10000K.

Tem uma rocha, um troco, musgo de java, 1 anubia nana, echinodurus ozelote green, cryptocorine brown e eleocharis acicularis.

O eleocharias começou a ficar amarelo e com uma espécie de lodo branco. O que se passará? Em tão pouco tempo!

Obrigado. António Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca plantas, elas aliviam a necessidade do filtro.

Existem muitas plantas de crescimento médio a rápido que não precisam de grandes cuidados e muito menos de substratos elaborados.

 

Alguma luz é quanto baste. TPAs podem ser reduzidas pois as plantas ajudam a limpar a água.

Por exemplo cabomba ou hygrophila (s). Podes também ter valisnérias (embora a variedade mini seja melhor... por causa do tamanho do aqua)

 

 

PauloA :character0050:

 

O ciclo possui três fases: amonização, nitrificação e assimilação. Sendo a nitrificação composta por duas fases: nitritação e nitratação.

A amonização é realizada tanto por bactérias de vida livre (ex. Azotobacter) como por bactérias simbióticas (ex. Rhizobium), e consiste na conversão do azoto livre (N2) em amoníaco (NH3), que na água se converte em NH4+ (ião amónio). Alguns fungos também podem fazer amonização, como estes dois exemplos de bactérias amonizantes. O processo de amonização não é muito relevante num aquário em funcionamento, já com peixes, visto estes excretarem amoníaco, que é o produto final da amonização, sendo assim, as excreções dos peixes entram directamente para o próximo passo do ciclo.

A etapa seguinte é a nitritação, conversão da amoníaco em nitritos (NO2-), realizada por bactérias nitrificantes, tais como as Nitrosomas. Após a nitritação, só falta a conversão dos nitritos em nitratos (NO3-). A este processo dá-se o nome de nitratação e é realizado pelas Nitrobacter. Depois da formação dos nitratos compete às plantas completarem o ciclo com o seu consumo de nitratos, para produção dos seus aminoácidos. No entanto, à excepção de aquários densamente plantados, enquanto por acção das bactérias os níveis de amoníaco e nitritos são praticamente nulos, os níveis de nitratos crescem constantemente. Para que os níveis de nitratos não se tornem tóxicos para os peixes é portanto fundamental proceder a trocas parciais de água (TPA) que irão compensar as plantas na assimilação dos nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sim sim só que é a tal coisa, eu não estava a pensar em fazer uma grande plantação... ainda para mais fiquei sem emprego recentemente e não posso estar a fazer grandes gastos tanto com plantas como com um filtro melhor, por enquanto.. Eu sei que não é um balúrdio mas para mim agora é complicado :unsure: Por isso queria fazer algo simples, algumas plantitas, um betta e mais dois ou três peixes compatíveis com ele. Muito obrigada :)

Se estás desempregada, assim, tens que reduzir os gastos.

Mas sim, umas plantas 4/5, umas pedras, deixas o aqua 3/4 semanas parado com o filtro, e deixas poes os peixes.

Aconselho a pores primeiro as Corys 3/4, e depois passadas 1/2 semanas poes o Betta

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Sem um substrato fertil na minha opinião deves procurar plantas que não necessitem de ser enterradas no substrato, mas sim que possam ser amarradas em pedras, troncos ou flutuantes e não tenham grandes necessidades de Luz ou CO2 e depois vais fazendo fertilização liquida..

 

As corys são uma boa opção mas de preferencia uma especie que não cresça muito..

 

cumps

VH

 

Obrigada Henriques, vou procurar por espécies de plantas que não requerem grandes cuidados e já adquiri uma luz boa :smile2:

 

Em princípio vou mandar vir um betta por um membro do site Betta Portugal, porque cá em Torres Vedras anda muuiito escasso no que toca a bettas! Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas Tiago,

 

Não o meu aquário não é esse... aliás nunca mais vi o meu aqua à venda! Já não deve estar à venda, é da Aquatlantis mas mesmo no site já não encontro este modelo. Mas muito obrigada na mesma :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.