ajuda com troca de aquario


Recommended Posts

Boa noite.. bem vou explicar a minha duvida.. tenho um aquario red sea max 130 que leva 130L brutos de agua com peixes rocha viva corais e vou trocar por um aquario de 240L brutos.. estava a pensar fazer da seguinte maneira.. metia a areia nova no aquario e enchia metade do aquario com agua da praia ligava o termostato para manter a agua quente quando a agua estivesse nos 25° comecava a vazar a agua do red sea e ia passando para o novo e a medida que ia vazando ia passando as rochas tambem depois os corais e por fim os peixes.. ligava tudo e comecava a adicionar colonias de bacterias.. que dizem?ou devo fazer de outra maneira?obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

como já fiz várias experiencias e vários dissabores, e ainda há pouco montei outro aquário e passei tudo para lá mas, da seguinte forma:

como não tenho água do mar, usei água de osmose com sal até meio aquário, introduzi areia de coral nova e adicionei logo bactérias, fiz uma TPA ao aquário antigo e aproveitei essa água para o novo, introduzi também rocha viva sem coral algum e esperei que se completasse o ciclo do azoto, medi várias vezes a amónia, só depois é que introduzi os corais e os peixes durante uns dias (não tudo junto). só com esta calma é que consigo fazer a troca de aquário sem perdas.

já fiz trocas mais rápidas mas sempre perdi peixes e corais, por isso este meu relato no intuito de o ajudar, mas outras técnicas poderão aparecer, e são sempre bem vindas.

cumprimentos

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende de vários factores mas um mês certamente chegará, eu faço medições da amónia duas vezes por semana, e normalmente entre a 1ª e a 2ª semana noto uma subida de amónia, que passado alguns dias vai desaparecendo quando na nova medição não acusa amónia está na altura de começar a introduzir os vivos.

Neste forum existe muita informação sobre o ciclo do azoto, basta escrever ciclo do azoto no espaço da pesquisa que aparece literatura sobre o assunto, vale a pena dedicar uns minutos sobre o assunto.

vá dando notícias sobre o desenrolar do seu sistema

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Senhor afonso agradeço pela ajuda mas tenho uma questao. visto que o meu escumador e de mochila teria de encher o aquario todo ou quase todo logo de uma vez.. e faria com a agua do mar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

o escumador de mochila para o inicio serve mas penso que a médio prazo vai precisar de um mais eficeinte para essa litragem (depende da quantidade de vivos )

em relação á água, quanto mais água do aquário melhor pois ajuda a acelerar o ciclo .

se sobrar água do mar, guarde-a e utilize na próxima TPA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais