Estado de emergência declarado


Soulless

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquário de 120L brutos, com algumas plantas e maioritariamente de guppys (à excepção de 3 que foram comprados durante a semana passada, foram todos nascidos cá, terão sido estes os portadores de algum vírus ou bactéria???), contém também 4 SAE, 4 corydoras, 2 kuhlis e um camarão madeira.

 

No passado dia 9 dei com um guppy morto, retirei-o, olhei para ele e não encontrei nada de estranho. No dia seguinte eram quase 20 mortos!

Retirei-os todos, e fiz uma TPA de 50% e adicionei SERA Aquatan, Prodibio BioDigest e Biotrace. Passado um bocado fiz as análises à água e tinha o pH, GH e KH baixos pelo que adicionei um pouco de bicarbonato de sódio, e sal para subir um pouco os 3 valores. No dia 11 fui buscar SERA Baktopur (como não detectava nada visível presumi que fosse alguma bactéria) e comecei o tratamento. Segundo o manual do medicamento, administrei no primeiro dia, e terceiro/hoje com luz apagada.

Apesar de ontem ter sido um dia calmo hoje encontrei 6 guppys mortos, 1 corydora e 1 kuhli.

 

Estou sem ideias sobre o que poderá ser, e como proceder daqui em diante... Logo estava a pensar em fazer outra TPA de 30% e ver como as coisas correm mas não sei se chegará.

 

Agradeço desde já toda e qualquer sugestão sobre isto...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Penso que ainda ninguem disse nada, porque não deste as informações mais importantes: qual o valor do ph, NO3 e NH4. Quando é que foi a ultima TPA?

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um aquário de 120L brutos, com algumas plantas e maioritariamente de guppys (à excepção de 3 que foram comprados durante a semana passada, foram todos nascidos cá, terão sido estes os portadores de algum vírus ou bactéria???), contém também 4 SAE, 4 corydoras, 2 kuhlis e um camarão madeira.

 

No passado dia 9 dei com um guppy morto, retirei-o, olhei para ele e não encontrei nada de estranho. No dia seguinte eram quase 20 mortos!

Retirei-os todos, e fiz uma TPA de 50% e adicionei SERA Aquatan, Prodibio BioDigest e Biotrace. Passado um bocado fiz as análises à água e tinha o pH, GH e KH baixos pelo que adicionei um pouco de bicarbonato de sódio, e sal para subir um pouco os 3 valores. No dia 11 fui buscar SERA Baktopur (como não detectava nada visível presumi que fosse alguma bactéria) e comecei o tratamento. Segundo o manual do medicamento, administrei no primeiro dia, e terceiro/hoje com luz apagada.

Apesar de ontem ter sido um dia calmo hoje encontrei 6 guppys mortos, 1 corydora e 1 kuhli.

 

Estou sem ideias sobre o que poderá ser, e como proceder daqui em diante... Logo estava a pensar em fazer outra TPA de 30% e ver como as coisas correm mas não sei se chegará.

 

Agradeço desde já toda e qualquer sugestão sobre isto...

 

Cumprimentos

 

 

 

SAL E CORYDORAS NUNCA!!!!

 

Isto é elas não têm capacidade de regulação osmótica se não me engano, corrijam caso esteja errado, daí esta morrer, talvez como a khuli mas esta já é especulação.

 

Para te ajudarmos mais devias dar o set up direitinho e os valor antes e depois e ao que chamas valores normais, pois tens peixes de diferentes amplitudes de pH

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para analisar melhor a situação, talvez fosse bom saber à quanto tempo tens o aquário montado.

Pela descrição cheira-me a pico de amónia (quer por falta de maturação do aquário ou manutenção a nível de filtro)

Não sei se usas filtro externo, mas se tiveres tens carvão activo lá dentro? Se sim, há quanto tempo?

 

O carvão absorve todos os contaminantes da água e medicamentos mas convém ter cuidado pois quando ficar saturado manda tudo de uma vez de volta para o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Peço desculpa pelo atraso na resposta e obrigado pelas vossas respostas :)

 

O aquário está montado à sensivelmente 2anos, com 2 filtros internos de esponja + carvão activado. O carvão é retirado ou substituído após 1 mês consoante tenha mais ou não disponível em casa. Nas próximas semanas deverá levar um JBL e701 externo...

Quanto ao sal, só foi adicionado quando fiz a tpa de 50% pois Lembrei - me de uma vez me aconselharem a usa-lo para combater alguns problemas com o aquário.. Dadas as circunstâncias, procurei as quantidades na net e meti um pouco abaixo já a medo.. Não me lembrei desse problema das corydoras e foi se calhar isso que a matou mas os guppys já estavam a morrer antes disso..

Apliquei o produto da sera conforme o folheto mas nao fez grande efeito.. O sistema estabilizou há pouco tempo novamente deixando os SAE, 1 corydora, o camarão madeira surpreendentemente nem se queixou, andou sempre activo, 3 guppys adultos e 3 ou 4 alevinos..

O areão é vulcânico pelo que comporta uma boa colónia de bactérias e compensa os filtros que só tem a esponja para tal.

A temperatura está nos 25° e os parâmetros não estando perfeitos não estavam maus.. Ph em 6, KH e GH um pouco baixos mas nesta água já é costume. De resto só tenho mais o teste de Nitritos, estava por 0,3 +/-. As tpa costumam ser feitas a cada 2semanas.

 

Por fim, como historial:

- já tinha tido uma vez problemas com a água da rede no início do ano passado;

- uns dias antes deste problema, tinha adicionado 3 guppys novos, sobreviveram 2 desses.

 

Terão sido estes 3 novos a contaminar de algum modo os outros? Foram comprados na loja do costume (e não costumo ter azar) mas estes em vez de virem de fornecedor, foram da criação de um cliente. Tanto quanto sei a dona da loja também teve algumas baixas.. Mas a mim atigiu-me mais e não misturei as águas como é óbvio.

 

Desculpem o testamento mas apesar de já estar controlado continuo curioso para encontrar a causa do problema.

 

Cumprimentos

 

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Peço desculpa pelo atraso na resposta e obrigado pelas vossas respostas :) O aquário está montado à sensivelmente 2anos, com 2 filtros internos de esponja + carvão activado. O carvão é retirado ou substituído após 1 mês consoante tenha mais ou não disponível em casa. Nas próximas semanas deverá levar um JBL e701 externo... Quanto ao sal, só foi adicionado quando fiz a tpa de 50% pois Lembrei - me de uma vez me aconselharem a usa-lo para combater alguns problemas com o aquário.. Dadas as circunstâncias, procurei as quantidades na net e meti um pouco abaixo já a medo.. Não me lembrei desse problema das corydoras e foi se calhar isso que a matou mas os guppys já estavam a morrer antes disso.. Apliquei o produto da sera conforme o folheto mas nao fez grande efeito.. O sistema estabilizou há pouco tempo novamente deixando os SAE, 1 corydora, o camarão madeira surpreendentemente nem se queixou, andou sempre activo, 3 guppys adultos e 3 ou 4 alevinos.. O areão é vulcânico pelo que comporta uma boa colónia de bactérias e compensa os filtros que só tem a esponja para tal. A temperatura está nos 25° e os parâmetros não estando perfeitos não estavam maus.. Ph em 6, KH e GH um pouco baixos mas nesta água já é costume. De resto só tenho mais o teste de Nitritos, estava por 0,3 +/-. As tpa costumam ser feitas a cada 2semanas. Por fim, como historial: - já tinha tido uma vez problemas com a água da rede no início do ano passado; - uns dias antes deste problema, tinha adicionado 3 guppys novos, sobreviveram 2 desses. Terão sido estes 3 novos a contaminar de algum modo os outros? Foram comprados na loja do costume (e não costumo ter azar) mas estes em vez de virem de fornecedor, foram da criação de um cliente. Tanto quanto sei a dona da loja também teve algumas baixas.. Mas a mim atigiu-me mais e não misturei as águas como é óbvio. Desculpem o testamento mas apesar de já estar controlado continuo curioso para encontrar a causa do problema. Cumprimentos Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

 

O carvão não serve para nada, a não ser que estejas a medicar, nesse caso deves aplicar carvão no fim do tratamento para absorver as réstias.

 

Suponho que troques as matérias filtrantes, ou pelo menos limpes, de mês a mês no caso da esponja, e pareceu-me que não não tens cerâmicas, o que É GRAVE, dado que servem para o establecimento de colónias de bactérias essenciais para evitar picos de amónia. Essas cerâmicas devem ser mudadas gradualmente duas vezes por ano mais ou menos.

O areão não mantém colónias de bactérias nitrificantes significantes, pecas em achar que sim pois estas bactérias precisam de oxigénio para realizar as reacções químicas e para haver oxigénio tem de haver circulação de água, coisa que não há no areão. O que ocorre no areão não exposto à corrente são bactérias anaeróbicas que também destroem os nitritos e amónia, mas em vez de os transformarem em nitratos produzem sulfureto de hidrogénio, QUE É TÓXICO PARA OS PEIXES!

 

Nunca adiciones sal, é um método rudimentar e que exige que tomes em consideração muitos factores de desconheces acerca do ecossistema do aquário e das espécies em específico. Haverá sempre um método melhor.

 

As TPA's passsa a fazê-las semanalmente, mudando 50% da água.

 

Se os peixes não apresentam simtomas de anormalidade que claramente indiquem doenças então tens certamente um problema de envenenamento. E desconhecendo qualquer problema diferente que possas ter, diria que ao fazeres o que sugeri, ao fim de um mês já não deves ter mais destes problemas.

 

 

Cumprimentos ;)

 

Rafa

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só quero acrescentar umas coisinhas ao que já te disseram, o carvão elimina toxinas da água bem como bactérias, bactérias essas que podem ser nitrificantes e não nitrificantes, pois o carvão não sabe distinguir, logo má ideia em teres carvão.

 

Outra coisa fizeste muitos tratamentos seguidos, incluindo alguns muito agressivos, isso também pode ter ajudado ao caos .

 

Deixa estabilizar 2 ou 3 dias e tira a esponja de um dos filtros e mete algumas cerâmicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais