Ajuda numa possível compra de máquina fotográfica


Recommended Posts

Olá a todos

 

Sendo um apaixonado pela aquariofilia, estou a pensar em adquirir uma máquina fotográfica.

A minha ideia era conciliar boas fotos dos meus aquários e, também, fotos à famelga.

Esta ideia surgiu-me, não só pelos aquários, mas também porque vou ser papá em Maio. Como pai babado, quero tirar boas fotos à minha filhota para fazer um bom album.

Como não percebo nada de fotografia, não me quero espetar numa máquina só por ser bonita e tal...

Daí pedir a vossa ajuda. Há máquinas para muitos preços, mas o meu orçamento ronda os 500€/600€ no máximo.

Será que me conseguem ajudar?

 

Obrigado

Bruno Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

Parece estranho, mas para poder dar-te um conselho sobre que maquina adquirir, nesta altura vou ter que te perguntar mais do que te responder.

 

Vais ter interesse pela fotografia, ou é apenas para fotografar como qualquer pessoa?

Qual é o grau de qualidade fotografica que esperas obter?

Que tipo de fotografias pretendes fazer ao aquario? Fotografias dos peixes e corais sozinhos ou fotografias de todo o aquario?

Que tipo de fotografia vais tirar a familia ou melhor a tua filhota ?

 

Vou tentar-te explicar o porque das perguntas, para entenderes que fazem sentido.

 

A questão de maior peso no processo são as duas primeiras, assim poderás definir qual o tipo de maquina adquirir. Pois o preço das maquinas varia conforme a qualidade/potencialidade fotografica da mesma.

 

Lembra-te que fotografar um aquario não é uma coisa facil, pois normalmente a quantidade de luz é muito inferior à necessária. Mas isso são questões mais tecnicas e mais complexas de explicar.

 

Tentando te ajudar pensa no seguinte:

Se não queres te dedicar a fotografia e perder muito tempo nesse hobby, com o teu orçamento, procura uma maquina que tenha uma boa abertura (f2.8 normalmente aparece nas especificações ou na frente da objectiva) e que faça boas fotografias macro (1 para 1 seria o ideal, mas se não 1 para 1/2), não compres nada com um zoom muito extenso, não vais ter necessidade disso e apenas irá retirar qualidade final a fotografia.

 

Se queres dedicar-te a fotografia então nesse caso não há duvidas, compra uma reflex, neste caso existem varias marcas, mas as mais procuradas são a Canon e a Nikon.

 

Como o teu orçamento não é muito para fazer fotografia a serio e como não tenho muita base sobre o que pretendes, fica aqui um conselho, existe muito bom material fotografico (reflex) usado a venda, é mais barato que novo, podes optar por comprar maquinas com melhor qualidade a preços mais em conta. No fim se não te interessares pela fotografia, sempre podes voltar a vender o mesmo sem perder muito dinheiro, caso tenhas interesse no hobby, podes evoluir.

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Artur.

Finalmente alguém que me responde a este tópico... hehe

 

Pois bem, já investi na máquina. Comprei uma Nikon D5100 com objetiva 18-55.

Antes de mais, não pesco nada de fotografia. No fundo, o que pretendo é tirar as fotos que toda a gente tira com as tradicionais compactas, mas tentando evoluir mais na "técnica fotográfica" e tentar sacar as mesmas fotos mas com um grau de qualidade superior.

No que respeita ao aquário, no fundo é de tudo um pouco o que pretendo fazer. Fotografar o aquário no seu todo, e, claro, aos peixes e às plantas também. No fundo quero aquelas fotos de grande plano que vemos aqui no forum.

Quanto às fotos da famelga ( e na minha filhota em particular), são as fotos "banais" e, mais uma vez, com boa qualidade e alguns "efeitos" ( grandes planos, destacar uma pessoa na foto e o resto ficar "desfocado", etc...). No que respeita ao bebé, a minha intenção é fazer um album fotográfico "à moda antiga", ou seja, mandar imprimir as fotos e fazer-lhe um album fotográfico porreiro.

 

Claro que a máquina que comprei é "muita areia para a minha camioneta", mas claro que vou tentar explorar ao máximo tudo o que ela tem para oferecer rentabilizando o investimento. Gosto de ver boas fotos e é isso que quero tentar fazer. Claro que vai demorar o seu tempo. O que para mim (que não percebe nada de fotografia) é uma boa foto, para um profissional pode não prestar.

 

Se quero fazer da fotografia um hobby? Só o tempo o dirá. No fundo estou a gostar de brincar com a máquina e vou tentar evoluir na "minha qualidade fotográfica".

 

Espero ter-me feito entender.

Já agora, que dizes do bicho?

 

Cump

Bruno Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Artur.

Finalmente alguém que me responde a este tópico... hehe

 

Pois bem, já investi na máquina. Comprei uma Nikon D5100 com objetiva 18-55.

Antes de mais, não pesco nada de fotografia. No fundo, o que pretendo é tirar as fotos que toda a gente tira com as tradicionais compactas, mas tentando evoluir mais na "técnica fotográfica" e tentar sacar as mesmas fotos mas com um grau de qualidade superior.

No que respeita ao aquário, no fundo é de tudo um pouco o que pretendo fazer. Fotografar o aquário no seu todo, e, claro, aos peixes e às plantas também. No fundo quero aquelas fotos de grande plano que vemos aqui no forum.

Quanto às fotos da famelga ( e na minha filhota em particular), são as fotos "banais" e, mais uma vez, com boa qualidade e alguns "efeitos" ( grandes planos, destacar uma pessoa na foto e o resto ficar "desfocado", etc...). No que respeita ao bebé, a minha intenção é fazer um album fotográfico "à moda antiga", ou seja, mandar imprimir as fotos e fazer-lhe um album fotográfico porreiro.

 

Claro que a máquina que comprei é "muita areia para a minha camioneta", mas claro que vou tentar explorar ao máximo tudo o que ela tem para oferecer rentabilizando o investimento. Gosto de ver boas fotos e é isso que quero tentar fazer. Claro que vai demorar o seu tempo. O que para mim (que não percebe nada de fotografia) é uma boa foto, para um profissional pode não prestar.

 

Se quero fazer da fotografia um hobby? Só o tempo o dirá. No fundo estou a gostar de brincar com a máquina e vou tentar evoluir na "minha qualidade fotográfica".

 

Espero ter-me feito entender.

Já agora, que dizes do bicho?

 

Cump

Bruno Marques

Boas Bruno,

 

Fico feliz por teres decidido pela 5100, é uma excelente maquina e apesar de estares um pouco limitado com a objetiva do kit, é o melhor começo que poderias ter!

 

Espero agora que consigas dar uso a camera, e que explores as potencialidade da mesma. Vais ter certamente dificuldade com as todos do aquario quando tentares fotografar os peixes, mas se isso acontecer sobe um pouco o iso para compensar a falta de luz.

 

Como te disse antes, foi a melhor compra que podias ter feito para te inciares na fotografia, tens muito que aprender, é verdade, mas pelo menos não vais ficar limitado pelo equipamento!

 

Se tiveres curiosidade, até porque estas a ouvir a opnião de alguem que não conheces, podes ver os trabalhos que faço de fotografia em http://luzempixel.net

 

Se tiveres duvidas sobre como trabalhar com o bicho, ou alguma dica para fotografar, basta mandar um MP, no que puder, dou-te uma mão.

 

Abraço e boas fotos.

Editado por Artur Jorge Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais