Bruno Marques Posted March 22, 2013 Share Posted March 22, 2013 Olá a todos Sendo um apaixonado pela aquariofilia, estou a pensar em adquirir uma máquina fotográfica. A minha ideia era conciliar boas fotos dos meus aquários e, também, fotos à famelga. Esta ideia surgiu-me, não só pelos aquários, mas também porque vou ser papá em Maio. Como pai babado, quero tirar boas fotos à minha filhota para fazer um bom album. Como não percebo nada de fotografia, não me quero espetar numa máquina só por ser bonita e tal... Daí pedir a vossa ajuda. Há máquinas para muitos preços, mas o meu orçamento ronda os 500€/600€ no máximo. Será que me conseguem ajudar? Obrigado Bruno Marques Link to comment Share on other sites More sharing options...
Artur Jorge Alves Posted March 26, 2013 Share Posted March 26, 2013 Boas Bruno, Parece estranho, mas para poder dar-te um conselho sobre que maquina adquirir, nesta altura vou ter que te perguntar mais do que te responder. Vais ter interesse pela fotografia, ou é apenas para fotografar como qualquer pessoa? Qual é o grau de qualidade fotografica que esperas obter? Que tipo de fotografias pretendes fazer ao aquario? Fotografias dos peixes e corais sozinhos ou fotografias de todo o aquario? Que tipo de fotografia vais tirar a familia ou melhor a tua filhota ? Vou tentar-te explicar o porque das perguntas, para entenderes que fazem sentido. A questão de maior peso no processo são as duas primeiras, assim poderás definir qual o tipo de maquina adquirir. Pois o preço das maquinas varia conforme a qualidade/potencialidade fotografica da mesma. Lembra-te que fotografar um aquario não é uma coisa facil, pois normalmente a quantidade de luz é muito inferior à necessária. Mas isso são questões mais tecnicas e mais complexas de explicar. Tentando te ajudar pensa no seguinte: Se não queres te dedicar a fotografia e perder muito tempo nesse hobby, com o teu orçamento, procura uma maquina que tenha uma boa abertura (f2.8 normalmente aparece nas especificações ou na frente da objectiva) e que faça boas fotografias macro (1 para 1 seria o ideal, mas se não 1 para 1/2), não compres nada com um zoom muito extenso, não vais ter necessidade disso e apenas irá retirar qualidade final a fotografia. Se queres dedicar-te a fotografia então nesse caso não há duvidas, compra uma reflex, neste caso existem varias marcas, mas as mais procuradas são a Canon e a Nikon. Como o teu orçamento não é muito para fazer fotografia a serio e como não tenho muita base sobre o que pretendes, fica aqui um conselho, existe muito bom material fotografico (reflex) usado a venda, é mais barato que novo, podes optar por comprar maquinas com melhor qualidade a preços mais em conta. No fim se não te interessares pela fotografia, sempre podes voltar a vender o mesmo sem perder muito dinheiro, caso tenhas interesse no hobby, podes evoluir. Espero ter ajudado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno Marques Posted March 26, 2013 Author Share Posted March 26, 2013 Boas Artur. Finalmente alguém que me responde a este tópico... hehe Pois bem, já investi na máquina. Comprei uma Nikon D5100 com objetiva 18-55. Antes de mais, não pesco nada de fotografia. No fundo, o que pretendo é tirar as fotos que toda a gente tira com as tradicionais compactas, mas tentando evoluir mais na "técnica fotográfica" e tentar sacar as mesmas fotos mas com um grau de qualidade superior. No que respeita ao aquário, no fundo é de tudo um pouco o que pretendo fazer. Fotografar o aquário no seu todo, e, claro, aos peixes e às plantas também. No fundo quero aquelas fotos de grande plano que vemos aqui no forum. Quanto às fotos da famelga ( e na minha filhota em particular), são as fotos "banais" e, mais uma vez, com boa qualidade e alguns "efeitos" ( grandes planos, destacar uma pessoa na foto e o resto ficar "desfocado", etc...). No que respeita ao bebé, a minha intenção é fazer um album fotográfico "à moda antiga", ou seja, mandar imprimir as fotos e fazer-lhe um album fotográfico porreiro. Claro que a máquina que comprei é "muita areia para a minha camioneta", mas claro que vou tentar explorar ao máximo tudo o que ela tem para oferecer rentabilizando o investimento. Gosto de ver boas fotos e é isso que quero tentar fazer. Claro que vai demorar o seu tempo. O que para mim (que não percebe nada de fotografia) é uma boa foto, para um profissional pode não prestar. Se quero fazer da fotografia um hobby? Só o tempo o dirá. No fundo estou a gostar de brincar com a máquina e vou tentar evoluir na "minha qualidade fotográfica". Espero ter-me feito entender. Já agora, que dizes do bicho? Cump Bruno Marques Link to comment Share on other sites More sharing options...
Artur Jorge Alves Posted March 26, 2013 Share Posted March 26, 2013 (edited) Boas Artur. Finalmente alguém que me responde a este tópico... hehe Pois bem, já investi na máquina. Comprei uma Nikon D5100 com objetiva 18-55. Antes de mais, não pesco nada de fotografia. No fundo, o que pretendo é tirar as fotos que toda a gente tira com as tradicionais compactas, mas tentando evoluir mais na "técnica fotográfica" e tentar sacar as mesmas fotos mas com um grau de qualidade superior. No que respeita ao aquário, no fundo é de tudo um pouco o que pretendo fazer. Fotografar o aquário no seu todo, e, claro, aos peixes e às plantas também. No fundo quero aquelas fotos de grande plano que vemos aqui no forum. Quanto às fotos da famelga ( e na minha filhota em particular), são as fotos "banais" e, mais uma vez, com boa qualidade e alguns "efeitos" ( grandes planos, destacar uma pessoa na foto e o resto ficar "desfocado", etc...). No que respeita ao bebé, a minha intenção é fazer um album fotográfico "à moda antiga", ou seja, mandar imprimir as fotos e fazer-lhe um album fotográfico porreiro. Claro que a máquina que comprei é "muita areia para a minha camioneta", mas claro que vou tentar explorar ao máximo tudo o que ela tem para oferecer rentabilizando o investimento. Gosto de ver boas fotos e é isso que quero tentar fazer. Claro que vai demorar o seu tempo. O que para mim (que não percebe nada de fotografia) é uma boa foto, para um profissional pode não prestar. Se quero fazer da fotografia um hobby? Só o tempo o dirá. No fundo estou a gostar de brincar com a máquina e vou tentar evoluir na "minha qualidade fotográfica". Espero ter-me feito entender. Já agora, que dizes do bicho? Cump Bruno Marques Boas Bruno, Fico feliz por teres decidido pela 5100, é uma excelente maquina e apesar de estares um pouco limitado com a objetiva do kit, é o melhor começo que poderias ter! Espero agora que consigas dar uso a camera, e que explores as potencialidade da mesma. Vais ter certamente dificuldade com as todos do aquario quando tentares fotografar os peixes, mas se isso acontecer sobe um pouco o iso para compensar a falta de luz. Como te disse antes, foi a melhor compra que podias ter feito para te inciares na fotografia, tens muito que aprender, é verdade, mas pelo menos não vais ficar limitado pelo equipamento! Se tiveres curiosidade, até porque estas a ouvir a opnião de alguem que não conheces, podes ver os trabalhos que faço de fotografia em http://luzempixel.net Se tiveres duvidas sobre como trabalhar com o bicho, ou alguma dica para fotografar, basta mandar um MP, no que puder, dou-te uma mão. Abraço e boas fotos. Edited March 26, 2013 by Artur Jorge Alves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno Marques Posted March 26, 2013 Author Share Posted March 26, 2013 Obrigado Artur. Claro que vou ver os teus trabalhos e, certamente vou-te chateando hehe Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts