[AJUDA] muito urgente - Filtro externo\interno


Recommended Posts

Boas amigos aquariofilistas =)

 

venho pedir a vossa ajuda, e se não for pedir muito, por favor respondam o mais prontamente que puderem, pois preciso da vossa ajuda para uma decisão que terei que tomar amanha..

 

É o seguinte, tenho um aquário de 54L (60*30*30), está montado já a algum tempo e com alguma fauna

 

Fauna: Corydora

Tetras-neon

Danio rosa

2 botias palhaço

CAE

1 Ramirezi

 

Flora:

4 sagittarias

 

Como vou alterar todo o aquário, vou apenas guardar a agua para mudar os peixes para outro aquário de 36L com cascalho já bem lavado e que já esteve alguns anos num aquário.

A duvida é a seguinte, comprei o aquário com um filtro interno mas muito fraquinho, já vinha assim, e como o aquário vinha só com o cascalho e a cory ele fazia o trabalho dele, mas obviamente que agora, com mais estes residentes e as plantas ele não tem capacidade nem espaço para colocar material filtrante. Agora o grande problema, eu sou de Alvaiázere, e aqui não há nada relacionado com o mundo de aquarofilia =( e tenho que me deslocar a Pombal e a Leiria amanhã, passar na Agriloja e na Fishroom para comprar JBL manado, (já tenho o substrato fértil) e vou comprar um filtro, quero gastar até 70€ no filtro, e estava mesmo convencido em comprar o eheim 2213 ou tetratec EX 400 ou Fluval 106 mas o problema é que onde tenho o aquário não consigo mesmo colocar em móvel, está sobre uma bancada de mármore que por sinal está colada á parede, e eu sei que estes filtros têm que estar sempre abaixo uns bons cm's abaixo do topo da água =( ou seja estes filtros já não dão para mim certo? ajudem-me por favor por amanhã tenho que mesmo comprar um para começar com calma este novo aquário, se der de alguma forma um filtro externo digam-me amigos..

Caso contrário terei que comprar um interno (que não sou grande amador desses filtros) mas se assim for preciso que me aconselhem um razoável para 54L e a preço acessível. Porque depois mais tarde irei fazer um aquário maior.

 

A grande questão, se o filtro pode ficar atrás do aquário, se sim, tudo bem, se não , qual o interno que me aconselham?

Depois vou colocar um tapete de Marsilea Hirsuta e um pouco de vesicularia ferriei numa pedra ou outra, e fauna irei por cardume de neon e rasbora talvez. E vou mudar o balastro para T5 de 24W.

 

Por favor pessoal amanhã as 9H da manhã vou arranjar para as compras =) ajudem-me até lá a decidir..

 

Obrigado a todos...

 

Abraços..

Editado por André Antunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, deduzo pelo titulo que queiras saber se compras um externo ou interno, a msg não esta muito bem estruturada mas pronto vou tentar ajudar.

 

54l é um nano aqua.

Externo é sempre melhor que interno, desde a facilidade de limpeza, pelo espaço que não ocupa dentro do tanque e a sua mais eficiente filtragem.

Interno a única vantagem é o preço.

 

O que aconselho será um de cascata que acaba por ser mais barato que um externo. Mas depende de muitos factores que não mencionas-te, que fauna queres, que flora queres.

 

Espero ter ajudado,

Tiago Dias

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela respostas rápida Tiago,

 

sei que podia estar melhor estruturado, mas foi um pouco à pressa, no futuro irei colocar apenas substrato fértil, JBL manado

 

Flora:

Marsilea Hirsuta

Vesicularia ferriei

Bonsai seco

Musgo Java

 

Fauna:

2 cory

2 bótias palhaço

3 danio rosa

3 tetra neon

e possivelmente rasbora harlequim

 

A iluminação de momento é 1* T5 15W

 

Mas tiago o problema é que para colocar o filtro externo teria que colocar obrigatoriamente o recipiente com o material filtrante abaixo do aquário não é? e eu não posso fazer isso pois o aquário situa-se sobre uma bancada de mármore, só consigo colocar o filtro externo atrás do aquário. Não tenho hipótese de o colocar em baixo. Logo vim pedir ajuda para saber se tenho que desistir da ideia do filtro externo.

Eu estou a par dos preços, e sei que o interno é mais em conta, mas também não é tão eficaz...

 

Neste momento preciso de saber se o Filtro Externo nestas condições irá trabalhar bem ou não. E se assim for preciso que me indiquem um bom filtro interno.

 

Desculpa a resposta mal estrutura mas estou no trabalho XD mas esta situação não me sai da cabeça.

 

Mais uma vez obrigado Tiago =)

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago Gomes,

 

não, não é essa a minha duvida, eu não tenho escolha de o colocar em baixo, porque as mangueiras não passam através do mármore.

 

A minha duvida é, pode o filtro externo ficar atrás do aquário?ao mesmo nível do aquário.. pois não tenho outra hipótese..

 

Mas seja como for vou agora a Leiria à Fishroom, ver se lá consigo arranjar ajuda.

 

Obrigado pela resposta =)

 

cumps...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao consegues passar mesmo? Penso que nao é muito recomendado usar ao lado do aquario... Eu uma vez usei e nunca ferrava muito bem...parecia ter sempre ar...

 

Podias fazer uma sump para tras no aquario ou entao podias usar um filtro de cascata. Se for um aquario com co2 nao sei se ira dissipar um pouco devido a queda de agua....so se manteres a agua a um nivel alto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma os filtros externos devem-se usar abaixo do aquario.

 

Há uns novos da eheim aquacompact,

IMG_9916.jpg

 

OU externo deve ser usado em baixo.

 

É preciso ver se o aquario é aberto ou fechado,não é aconcelhavel ter aquarios em cozinhas e salas onde se liguem contantemente lareiras, recuperadores ou aquecedores, devido há alteração de temperatura constante, acumulação de gorduras e cheiros de fumos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois =) visto não conseguir mesmo colocar um externo. comprei um filtro interno mais forte, cascata não comprei porque o aqua é fechado, mas era uma boa solução... Entretanto vou construir um maior, e aí já vou ter em conta onde irei colocar o armário e o aqua, e ai sim, colocarei o externo =)

 

Obrigado a todos..

 

cumps..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Por norma os filtros externos devem-se usar abaixo do aquario.

 

Há uns novos da eheim aquacompact,

IMG_9916.jpg

 

OU externo deve ser usado em baixo.

 

É preciso ver se o aquario é aberto ou fechado,não é aconcelhavel ter aquarios em cozinhas e salas onde se liguem contantemente lareiras, recuperadores ou aquecedores, devido há alteração de temperatura constante, acumulação de gorduras e cheiros de fumos.

 

Cumps

Boas...esse filtro e teu???

 

Cumprimentos

Tim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.