Camarões selvagens


Limeiras

Recommended Posts


Boa tarde,

 

Alguém aqui do fórum já ouviu falar de camarões selvagens encontrados nos rios Tejo e
Zêzere? De que espécie se trata? São autóctones? Ou foram introduzidos?

 

 

O que se passa é que há alguns anos atras, eu tentei criar um aquário de biótopo
e queria fazê-lo de tal forma que fosse uma réplica do ambiente natural do rio
Zêzere. Ora isso levou-me a ter que fazer muita pesquisa no terreno, sobre tudo
no Zêzere, Nabão e Tejo.

 


Nestes rios, encontrei muitos peixes interessantes para aquariofilia, mas também
muitas espécies de plantas e crustáceos. Alguns eu consegui identificar, através
de livros e na internet, mas outros nunca consegui saber qualquer informação,
entre eles, uma espécie de camarões que encontrei em grande numero e os quais
se deram muito bem no aquário.

 


É sobre estes que mais me tenho concentrado, porque não encontro, em lado nenhum,
informações sobre esta espécie.

 

 

Devo também acrescentar que, infelizmente, tive que abandonar o projeto e todos os
animais foram devolvidos ao meio ambiente.

 

 

Mas a duvida mantem-se. Será que alguém me pode ajudar?

 


Agradeço a vossa disponibilidade.

 


Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

penso que os camarões que referes sejam os camarões ibéricos, chamam-se Atyaephyra desmaresti. Aqui na zona do Tejo, Zezere e Nabão, costuma apanhar-se no verão.

 

Pela pesquisa que fiz, dizem que esta espécie está presente no norte de africa e no sul da Europa, concluindo que se trata de uma espécie não introduzida, fazendo desta uma espécie autoctona. Na natureza iniciam a reprodução em Maio e penso que passam por estado larvar, sendo por isso talvez um pouco dificil de reproduzir em aquário.

 

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Emanuel Esteves

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Emanuel Esteves,

 

Muito obrigado pela rápida resposta. Parece tratar-se desta espécie. Não sei porque nunca apareceram nas pesquisas que fiz
na net. Mas agora sim, já aparece mais informação. Mas não deixa de ser curioso que os livros da especialidade não façam referencia a esta espécie, mesmo sendo autóctones.

 

O meu muito obrigado,

Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

penso que para os livros talvez por ser uma espécie autoctone tenha pouco interesse. O nome correto na pesquisa já ajuda bastante ;)

 

Cumprimentos

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Bom dia,

 

 

Eu referia-me aos livros sobre a fauna e flora dos rios, lagos, etc. Em nenhum dos que tenho falam da existência de camarões, apesar de fazerem referência aos crustáceos de água-doce. Daí achar estranho.

 

 

Sei que esta para ser editado, se é que já foi, um livro, português, de autores portugueses, sobre a fauna e flora dos nossos cursos de agua. Vou tentar estar atento a esse assunto, pois gostaria de adquiri um exemplar

 

Um abraço,

Limeias

 



Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

POis mas alguns dos curstaceos que temos nas nossas linhas de água foram introduzidas, por exemplo temos um tipo de ameijoa que foi cá introduzido, Mas isto é como a grande parte dos peixes que temos, não são autoctones. Agora temos duas grandes ameaças para o econssistema (lucio-perca e siluro), este ultimo come tudo o que lhe couber na boca, isso vai fazer com que algumas espécies que temos acabe por desaparecer.

 

Cumprimentos

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Peço desculpa pela minha ignorância e de me estar a "meter na conversa", mas essas espécies de camarões e de ameijoas que apanham nos rios colocam-nos na água quente ou têm aquários de água fria? Porque ja li algures aqui alguma coisa que me deu a entender que metiam os camarões de rio junto de outras espécies que ja tinham em casa...

__________________________________________________________________________________________________________________________

Cumprimentos,

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais