Novo mundo em minha casa...(Preciso de conselho experiente)


Recommended Posts

Boas

 

No final do proximo mês irei comprar um novo aquario.

 

Dimensões: Comp: 180cm ; Alt: 60cm ; Larg: 40cm Total:400lts +/-

 

 

O aquario é lindissimo...acabamento em madeira clarinha!!

 

o meu post vem ao encontro do meu fascinio por habitantes do lago malawi. Gostava que me podessem ajudar a povoar e a montar este novo "monstro" que esta a chegar a casa.

 

 

N tenho experiencia em malawi's mas gostaria de me iniciar nesta nova aventura.

 

Sugiram especies, plantas, tipo de rocha, iluminaçao, material de filtragem e manutenção atendendo que o aquario ja é caro e os €€€ começam a faltar :D.

 

Digam-me o que fariam com este aquario...

 

Obrigado

Eiiiiiii Fishy Fishy Fishy !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Embora seja um belo aquário, para 180 de comprimento a largura parece-me desporcionada(40 cm)...na minha opinião pelo menos 50 de largo, quanto á altura(60) parece-me bem.

Quanto a Ciclideos do Malawi, não faças a mesma asneira que eu:

Misturar Mbunas com utakas e haplos...Andar sempre com a preocupação

de cortar nas proteinas animais por causa dos mbunas, e andar a alimentar haplos á base de spirulina não dá...

Consoante escolhas mbunas ou utakas, a decoração varia um pouco:

Mbunas-bastante rochoso.

Utakas-Poucas rochas porque preferem espaço para nadar.

A rocha tem de ser calcaria de modo a manter o ph alcalino, como substrato eu tenho misturado areia da praia com areaõ de coral(pois a água da minha zona é acida(6.:lol: e mole ....Muita força de bicarbonato de sódio lá para dentro, que esta água é boa para as so....enganei-me discus.

Plantas:poupa esse dinheiro para comprares peixes:os mbunas comem-nas e os utakas desenraizam e trincam até as fazerem em fanicos.Se quizeres experimentar, as anubias são as que mais resistem.

Filtragem:Aí vais ter de abrir bem os cordões á bolsa...para ciclideos do Malawi , um bom filtro exterior que faça no minimo 8x o volume de água do aqua, assim 8x400=3200 litros /hora, como não há(que eu saiba) no mercado 1 filtro com esse débito , vais ter de pensar ou em colocar o mais potente que ouver( o meu 2260 eheim faz 2300 L/H) e colocar + 1 ou 2 interiores, ou se tiveres euros que cheguem comprar 2 exteriores, cada um +- com a potencia de 1600 litros/hora , se forem 2 de 2000l/h, ainda melhor, a filtragem com estes bixos nunca é demais...As carteiras é que não gostam :D

Iluminação:mais uma coisa em que podes poupar , para teres a filtragem o melhor possivel, desde que vejas os peixes tá bom, a não ser que tenhas uma grande preocupação com o aspecto estético...Uma calha de cozinha com 2 daylight, chega bem.

Quanto á população, se o aquário fosse meu optava pelos Utakas, embora aprecie os mbunas, a minha preferencia vai para os Copadichromis,Protomelas, Lethrinops e as espectaculares Cyrtocara Moorii. Quanto a especies já tens nestes nomes muito que pesquisar... :D

Cumps

António Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva tozelayout, .......é um belo aquário, e é mesmo uma pena não ter no minimo 50 cm de largura.

Tal como o António já te aconselhou, não caias no erro de querer misturar, mbunas com utakas (malawi Haps). Asua alimentação é na maior parte das vezes totalmente diferente, embora haja alguns Haps herbivoros como algumas especies de protomelas, mas o comportamento de ambos é muito diferente, e por isso não se aconselha, a montar aquarios mistos.

 

Aconselho-te a utilizares areia, como substrato, a qual pode ser perfeitamente da praia desde que bem lavada.

Quanto á rocha, aconselho-te a dares uma olhadela no tópico, Biotopos,http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=161, onde podes tirar umas ideias de como deves colocar a rocha, no teu aquário.

 

Se a rocha tem de ser calcaria, ou não, ....eu respondo-te assim, se gostas dela mete, se não gostas, como é o meu caso, não te preocupes, nunca conseguirias elevar o ph acima de 7, 7 ou 7,8 com a rocha calcaria, se tiveres a sorte de a água da torneira rondar esses valores , o uso de bicabornato de sódio e TPA´s regulares, são mais que suficientes para manter o ph a rondar os 8.

Quanto ás plantas, tens a meu ver dois generos á escolha, Vallisnerias, e Ceratophyllum demersum. A primeira não resiste muito tempo, ao apetite dos peixes, a segunda é simplesmente um tanque de guerra, nem mbunas nem utakas, simplesmente ninguem se interessa por ela.

 

 

 

um bom filtro exterior que faça no minimo 8x o volume de água do aqua, assim 8x400=3200 litros /hora

 

António vou só fazer uma pequena correcção, quando se fala em 5x....., 10x...... o volume do aquário, não tem nada a ver com a filtragem, mas sim com a circulção da água no aquário. Para 1 aquário de 400 litros, o minimo deve ser 5x, as 8x são ainda melhores, obtendo assim 3200 l/h, mas que podem ser atingidos, da seguinte forma, ex: filtro externo de 1200 l/h + 2 Powerheads de 1000 l/h. As Powerheads devem estar colocadas uma em cada canto do aquário e viradas para a superficie, devem tambem ter os copos de pre filtragem, com lã , e esta deve ser limpa por água corrente semanalmente.

 

A chave da qualidade da água, está na correcta manutenção do aquário, as TPA´s não podem ser esquecidas, e não exagerar na alimentação é fundamental.

 

Planeia bem tudo antes de começares, incluindo a escolha das especies, pois este erro é a principal razão para maior parte dos aquariofilistas manterem durante pouco tempo malawi´s, classificando-os logo de inssociáveis, super agressivos, etc., quando na verdade o erro foi deles.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais