Iluminação - Várias dúvidas


Recommended Posts

Bom dia,

 

Não percebo nada de iluminação de aquários (bom, de iluminação em geral), por isso aqui vão umas perguntas:

 

-36W para 150 lts é pouco?

 

-Quanto devia ter (aquário plantado)?

 

-Tenho 2x18W, existem lampadas com o mesmo tamanho e mais potência ou tenho de aumentar o número de lampadas (tenho uma gro-lux e uma daylight)?

 

-Que combinação de lampadas devo fazer (marca e modelo please)?

 

-Onde posso comprar uma calha de iluminação nova (para pôr por cima do aquário)?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A melhor relação litragem/watts é um 1 para 1

 

Isto não é bem assim. Depende do tipo de plantas que se querem manter. Pode-se até querer fazer um aquario sem plantas. Para quê 1 watt por litro? Para plantas não muito exigentes 0,5 w/l já é suficiente. Claro que 36w em 150 litros é muito curto. Não conseguer manter assim plantas de jeito. Quanto ao tipo de luz, há muitas marcas no mercado. As lâmpadas daylight são as mais baratas e têm um bom desempenho. se queres manter plantas com tons vermelhos já tens de ter mais atenção aos espectros porque senão elas ficam apenas verdes. Quanto ao tamanho das lâmpadas/potencia, penso que te refeiras a T8. Neste caso a potencia é fixa para cada comprimento. Para melhorares a luz podes fazer uma equisa aqui no forum pois há membros que explicaram como fizeram umas DIY baratas. Há no entanto umas calhas há venda muito boas (mas caras) que se colocam por cima deixando o aqua sem tmpa e que resolve de vez o problema da iluminação.

Realmente os aquarios que se vendem por aí são uma tristeza ao nivel da iluminação que trazem.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A verdade é k a tua iluminação é muito pouco....devias ter pelo menos 75W para o teu aqua de 150L, mas como em tudo, depende das plantas que queiras por...certo será, k com 150W de luz (1L/W), pode alujar a maior parte das plantas existentes, desde que as qualidade das lampadas o permitam....

Em relação aos modelos, eu dou-me bem com 1 Gro-lux de 15W, 1 Daylight de 15w e 2 lampadas compactas de 15 W cada uma com 6500Kelvins.... co que perfaz 60Watts de luz (que é o ideal para o meu aquário de 60L)

Em relação a comprares uma calha para isso já é mais dificil de responder....pois a maior parte das calhas a venda não tem suporte para tantas lampadas....a melhor solução que encontrei foi fazer eu próprio uma, á minha maneira, mas tb tens a outra alternativa que é pedir a um electricista que te faça isso á medida, mas é capaz de te sair uns bons €€€.... eu fiz aminha e olha que to bastante satisfeito com ela, e nem foi assim tão dificil, deu-me foi algum trabalho... :lol:

 

Espero ter ajudo, fika bem 8)

Fábio Martins

Faro - Algarve

 

www.fabiomartins.org/blog

A minha galeria fotográfica

 

"Never Never Never Give Up" - Winston Churchill

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.