Ajuda com início de novo aquário


Igor.pascoa

Recommended Posts

Boas malta,

Há muito que andava a desejar e recentemente decidi finalmente montar o meu aquário com discus. Vi que existe um post semelhante de outro utilizador e como também é a minha primeira vez decidi seguir o exemplo e tentar aconselhar-me com o pessoal mais experiente para proporcionar o maior conforto possível aos meus peixes.

 

http://www.flickr.com/photos/93796723@N07/8533369386/


Este é o aquário que comprei com as seguintes características:
Medidas: 120x40x70 - 300 Litros
Filtro: JBL Cristalprofi e1501
Termostato: O de origem 300W marca ICA e tenho outro a chegar pelo correio Eihem Jager 300W
Iluminação: 3 fitas de LED de 1 metro cada (2 brancas e 1 azul)

Areia: Areão claro sílica

Pedras: Sei que não é de louvar mas muito sinceramente não me consigo lembrar qual é o tipo de rocha.

O aquário está montado desde domingo e comecei a adicionar bactérias (SERA bio nutrivet) na segunda feira dai a água estar um pouco turva na foto pois tinha posto as bactérias à relativamente pouco tempo.

A minha ideia para os vivos seria 2 escalares, 2 a 4 gouramis, alguns corydoras (nao sei ao certo quantos seriam adequados) e o máximo de discos possível/saudável.
Relativamente às plantas, a nível de gosto pessoal preferia manter o aquário assim a colocar algumas mas não sei se isso terá alguma influência no bem estar e essa era uma das minhas questões.

Gostaria de saber algumas opiniões relativamente ao meu set up. Se está adequado ou não e se me podiam aconselhar relativamente ao número de peixes possível.

Por último, estava a pensar comprar os discus ainda pequenos porque gostava de os ver crescer e claro ficam mais em conta porque cada vez é mais difícil arranajar os € :S
Li aqui no site que nesse caso seriam necessárias TPA pelo menos de 20% dia sim dia não. É viável todos os dias 10%? e essa água necessita de repousar durante 24 com o deslorificador?

De certeza que ao longo do tempo vão surgir mais questões mas desde já agradeço a vossa ajuda e disponibilidade e peço desculpa pelo testamento smiley.gif

Um abraço,
Igor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como leigo no assunto, julgo que quer os escalares quer as corydoras deveriam ser grupos de pelo menos 5, são peixes de cardume.

 

TPAs diárias ? Isso é muito giro mas inviavel a meu ver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as corydoras, costumo usar a medida de: 1 corydora por cada 20L de água... Agora não deves querer encher já o aquário destes peixes, certo? Podes ir arranjando umas até chegar às 10. Vais vendo se a acumulação de poeira/detritos e comida no chão começar a aparecer em alguns lados do aquário, se aparecer simplesmente põem mais algumas corys. Dão sempre jeito!

 

TPA's diárias, não precisas de o fazer com tanta frequência... não sei se a tua paciência aguenta 1 semana nisso, mas... experimenta. Lembra-te: tpa's curtas

 

Regra geral fazem-se de 1 em 1 semana ou 15 em 15 dias cerca de 20% de água +- (atenção que isto são dados estandardizados, por isso consoante os teus níveis de população e da água é irás fazer uma tpa com a % correcta)

Atenção que demasiada TPA desregula-te os níveis da água muito bruscamente e a fauna/flora ressente-se e não mandes água fria para cima dos peixes.

 

Se estás a ciclar o aquário e já tens bactérias, vai pondo alguma comida como se tivesse 1 ou 2 peixes. Afinal as bactérias também comem ;)

 

Boa sorte nesse projecto, qualquer dúvida, dispõe que o pessoal irá ajudar no que puder!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Obrigado pelas respostas. Pois eu também pensei que era demais mas disseram-me que os discus jovens são bastante sensíveis e para atingirem os melhores tamanhos e cores esse era um fator bastante importante.

 

Já pus um pouco de comida para elas não andarem em sofrimento :)

 

Uma outra questão que tenho é.. será que o pH ainda vai alterar durante o ciclo ou já se pode tirar conclusões definitivas? o meu aquário parece estar com um pH de 7.6.. ora eu queria máximo 6.8 por causa dos discus. Vi um produto da API que é o pH buffer que penso que adicionando à agua enquanto cicla estabiliza o pH em 6.5 e depois é adicionado à agua anteriormente à TPA. Alguém me sabe dizer se isto é o ideal para os discus?

 

Ou talvez alguma recomendação?

 

Mais uma vez obrigado a todos.

 

Cumps,

Igor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Medidas: 120x40x70 - 300 Litros

-parece-me bem pra discus

Filtro: JBL Cristalprofi e1501

-havendo essa possibilidade colocava um outro filtro de menor caudal

Pedras: Sei que não é de louvar mas muito sinceramente não me consigo lembrar qual é o tipo de rocha.
O aquário está montado desde domingo e comecei a adicionar bactérias (SERA bio nutrivet) na segunda feira dai a água estar um pouco turva na foto pois tinha posto as bactérias à relativamente pouco tempo.

-se tiver possibilidade de alguém lhe arranjar algumas cerâmicas e lã já ciclada acelera muito o ciclo
A minha ideia para os vivos seria 2 escalares, 2 a 4 gouramis, alguns corydoras (nao sei ao certo quantos seriam adequados) e o máximo de discos possível/saudável.

-cada um coloca a fauna que gosta, mas...na minha opinião gouramis acho que não será uma boa escolha, iram stressar os discus, quanto aos escalares por gosto pessoal não gosto de ver com discus, corydoras, escolha uma espécie que goste e coloque um bom cardume, eu tenho 10 em 240L, e terá a possibilidade de se reproduzirem como já me aconteceu, escolha para meia água uma espécie de tetras que goste, existem bués :) para escolher
Relativamente às plantas, a nível de gosto pessoal preferia manter o aquário assim a colocar algumas mas não sei se isso terá alguma influência no bem estar e essa era uma das minhas questões.

- existe flora (plantas flutuantes) que poderam ficar bem nessa montagem e ajudará a eliminar nitratos, ainda pode colocar uns apontamentos de anubias ou feto de java
Gostaria de saber algumas opiniões relativamente ao meu set up. Se está adequado ou não e se me podiam aconselhar relativamente ao número de peixes possível

.-na minha opinião:

-10 corydoras;

-alguns ottos;

-+/- 12 tetras;

-1 casal de ansistros;

-6 a 8 discus

Li aqui no site que nesse caso seriam necessárias TPA pelo menos de 20% dia sim dia não. É viável todos os dias 10%? e essa água necessita de repousar durante 24 com o deslorificador?

dependo da sua disponibilidade nas Tpa´s quanto mais melhor, mas tudo depende da sua filtragem por isso aconselhei outro filtro, até a montagem estabilizada tenha atenção aos nitratos não deveram passar os 25, se passar mais tpás (pequenas tipo 40/50L mas menos espaçadas até acertar com a quantidade de água que necessita mudar semanalmente ) eu por ex. em 240L com 2 filtros externos mudo +/- 60/80L semanalmente dividido por 2x com limpeza de filtro de 15 em 15 dias, alternadamente
De certeza que ao longo do tempo vão surgir mais questões mas desde já agradeço a vossa ajuda e disponibilidade e peço desculpa pelo testamento

-espero ter ajudado, não se assuste com a manutenção de um aq. com Discus é viciante e dá imenso prazer.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

 

Muito obrigado pela paciência! Ajudou e bastante :)

 

Já tinha pensado e penso e já me tinha praticamente decidido a fazer isso, só discus para peixe "grande" e alguns tetras para embelezar, depois os peixes que referiu para limpeza :)

 

Não consegui arranjar nada já ciclado mas já está nos nitritos por isso com um pouco mais de paciência já posso por lá qualquer coisa :)

 

O filtro é de 1500 L/h mas vazio, li que com as mangueiras e matérias filtrantes tem um caudal de 900 l/h o que me aconselharam ser correcto pois ´é 3 vezes a capacidade do aquário, mas também existe a opção no próprio filtro de reduzir o caudal se necessário.. será que é demais?

 

Pois em relação às plantas é que estou mesmo muito perdido.. não fazia questão de as por e queria ter o mínimo de trabalho com elas se for obrigado a tê-ças visto que também nem coloquei substrato fértil. Essas flutuantes são de fácil manutenção?

 

Acredito.. estou vada vez mais ansioso pelos discus no meu aquário :) não vejo a hora!

 

Mais uma vez obrigado Sérgio.

 

Cumps.

Igor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Muito obrigado pela paciência! Ajudou e bastante :)Estamos por cá é para ajudar...

Não consegui arranjar nada já ciclado mas já está nos nitritos por isso com um pouco mais de paciência já posso por lá qualquer coisa :)É pena pois acelarava bastante o ciclo, com tanto membro aí em Almada é pena que ninguém tenho oferecido...

 

O filtro é de 1500 L/h mas vazio, li que com as mangueiras e matérias filtrantes tem um caudal de 900 l/h o que me aconselharam ser correcto pois ´é 3 vezes a capacidade do aquário, mas também existe a opção no próprio filtro de reduzir o caudal se necessário.. será que é demais? 3x não é demais, só que quando as esponsas e lã do filtro começarem a ficar sujas vai perder muito caldal, assim que verificar que o filtro está com pouco caldal, limpe o mesmo, tb se verificar os discus com respiração ofegante verifique o caudal do filtro

Pois em relação às plantas é que estou mesmo muito perdido.. não fazia questão de as por e queria ter o mínimo de trabalho com elas se for obrigado a tê-ças visto que também nem coloquei substrato fértil. Essas flutuantes são de fácil manutenção? anubias, feto de java e as flutuantes ( Limnobium laevigatum dou este ex. pois é a que tenho no meu aq.), são plantes que não necessitam de substrato fértil pois ficam amarradas a troncos ou pedras, pesquise ou pouco...

 

Acredito.. estou vada vez mais ansioso pelos discus no meu aquário :) não vejo a hora! com calma, apenas coloque os discus no fim de colocar todas a fauna para evitar ter disabores $$$$$$$$...

 

cumpr.

Sérgio vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois foi mas para ser sincero tambem nao tinha postado nada aqui mó fórum por isso..

 

Vou ter em atenção obrigado :) limpar mesmo as esponjas com agua do aquario certo?

 

Vou visitar uma lha que penso ter bastantes plantas a ver se encontro algo que agrade :)

 

É o que vou fazer :) tudo com muita paciência mas nao posso negar que a espera custa :)

 

Mais uma vez obrigada Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.