Como colocar a zero os NO3??? Ajuda precisa-se


Recommended Posts

Boas,

A minha quetão é a seguinte:

Tenho um aquario biotopo do malawi há cerca de ano e meio e tenho tido uma batalha com os no3 pois estes encontram-se sempre nos valores de 75g/ml e não consigo baixá-los.

Como posso baixar este nivel sem acrescentar plantas pois basicamente só tenho pedras dentro do aquario e como biotopo do malawi que é não queria introduzir plantas.

Que outra forma existe para baixar este nivel de no3?

 

O aquario tem um volume de agua bruta de 200 ltos

dois filtros a trabalhar em conjunto: Einhem e701 e Sera 250

 

No2 a 0

KG a 8

PH a 7.6

Cloro a 0

 

E outros parâmetros também estão corretos, segundo teste da JBL em fita, o meu unico problema é mesmos com o no3.

Se me puderem ajudar agradecia

Cumps

Sérgio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como informação adicional a minha fauna:

Pseudotropheus Saulosi casal;

Pseudotropheus elongatus usissya casal;

Iodotropheus sprengerae casal;

Labidochromis caeruleus casal;

Labidochromis hongi casal;

Tropheus ikola 1 unico exemplar;

 

Tudo juvenis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pode ser que a água da torneira tenha muitos nitratos... Tenta fazer testes a essa água

Cumprimentos,

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como fazes a limpeza dos filtros e com que regularidade ? Circulação como é feita, o aquário tem muitos pontos mortos sem circulação? Se o problema for de circulação podes resolver com uma wave, a partida poderá ser o teu problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A limpeza dos filtros faço intercalado ( uma vez um e outra vez outro) a regularidade é conforme o caudal de débito (insuficiente).

A circulação é cruzada sendo as saídas na base do aquário e as entradas na parte superior. Por exemplo, no canto esquerdo a entrada de agua é feita pelo filtro da Sera e a saída da agua é feita pelo Einhem e701 e no lado direito é precisamente o contrário.

no meio do aquário encontra-se uma cortina de bolhas de ar de 25 cm para arejar o aquário e cria circulação de agua que se nota.

Em todo caso possuo uma wave maker da sun sun que não está colocada mas posso sempre experimentar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo um malawi penso que deves ter muitas pedras na montagem, estas por vezes criam barreiras a circulação. Se tens a wave experimenta :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens muitos peixes? Alimentas-os muito? Se "sim" a todas as respostas é normal que os NO3 estejam a 75mg/L.

 

O teste de NO3 é de fita? Se sim, leva um pouco de água a uma loja especializada onde te façam o testes (colorimétrico) que os de fita, verdade sejam dita, são um bocado "manhosos", apesar de achar que para "controlar" serve.

 

Tens sempre a possibilidade de colocar nos filtros alguma "media" para baixar os nitratos, sei que a JBL tem pelo menos 2 tipos de media para colocar no filtro.

 

Cmpts,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens muitos peixes? Alimentas-os muito? Se "sim" a todas as respostas é normal que os NO3 estejam a 75mg/L.

 

O teste de NO3 é de fita? Se sim, leva um pouco de água a uma loja especializada onde te façam o testes (colorimétrico) que os de fita, verdade sejam dita, são um bocado "manhosos", apesar de achar que para "controlar" serve.

 

Tens sempre a possibilidade de colocar nos filtros alguma "media" para baixar os nitratos, sei que a JBL tem pelo menos 2 tipos de media para colocar no filtro.

 

Cmpts,

 

É um aquário com ano e meio, tem 11 peixes médios em 200l não acho normal NO3 alto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Restos de comida? Plantas? Para o nitrato aparecer é porque há nitrificação a acontecer, percebes-me? O Nitrato não te aparece já formado dentro do aquário, tem de haver uma fonte de amónia aí a acontecer!! Portanto ou é o teste, os peixes ou outra coisa ainda que desconheço. Com que frequência fazes TPA's? É que os ciclídeos africanos são BEM badalhocos, e quando dizes médios falamos em quantos cm? 15/10cm? é que 11 peixes dentro destas medidas é normal que o teu NO3 dispare! (o que mandam para fora da tripa ainda é proporcional ao que comem, e nestes peixes costuma roçar o abuso ;) ).

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

Já começaram a baixar os nitratos :)

NO3 = 25 mg/l

Coloquei em funcionamento a wave maker e adicionei nos filtros resinas (caras pra ca***) mas estão a resolver o meu problema...

Alterei os testes: troquei o de fitas pelos da Sera colométrico que penso que são bem mais fiáveis..

Obrigado a todos os que de uma forma ou de outra me ajudaram no meu problema

Um bem haja a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que conseguis-te resolver o problema! Os testes de fitas não são muito precisos e servem mais só para ter um balanço dos parâmetros

Cumprimentos,

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.