Montagem de 1º Aquário Plantado - 30L


Dogma-Central

Recommended Posts

Olá,

 

Decidi voltar a montar um aquário que tenho arrumado há uma série de anos e quero fazer algo minimamente decente pelo que venho pedir a vossa ajuda. Gostava de começar com um aquário um pouco maior, mas neste momento a ideia é fazer funcionar o material que já tenho, gastando o mínimo possível e, depois, pensar em expandir.

 

Quero um aquário plantado, alguns peixes para decorar as plantas e alguns camarões. O foco serão sempre as plantas.

 

Neste momento as minhas dúvidas estão centradas no substrato, assim que resolver essa questão passo à seguinte até ter tudo planeado.

 

Material

 

Aquário: 50 x 25 x 25 - 30L (Acho que era um kit aquapor ou similiar)

Filtro: Interno, já não consigo ver a marca nem a litragem

Termostato: 100W

Iluminação: 15W - Osram Fluora T8 (a fazer upgrade brevemente)

CO2 - Caseiro

 

Fauna

Por decidir, mas só peixes pequenos que façam cardume e em pouco número e alguns camarões. Como disse, os peixes são só para enfeitar as plantas :).

 

Flora

Também por decidir, mas principalmente musgos, plantas de tapete (Utricularia graminifolia em particular) e de plano médio. Estou indeciso entre fazer algo mais despido tipo iwagumi ou completamente plantado de forma a nem se verem os peixes. Vou decidir depois de ter o hardscape completo.

 

Hardscape

 

Neste momento tenho dúvidas nos substratos e volumes de substrato a utilizar, estou a considerar 3 hipóteses:

 

Opção 1 -

Substrato Fértil - Tropica Plant Growth 1,5L

Substrato Inerte - Amazonia 3L

* Total - 4,5L +/- 4cm de altura.

Parece-me a solução com melhor qualidade mas parece-me pouco volume e não tenho orçamento para 9L de Amazonia

Opção 2

Substrato Fértil - Tropica Plant Growth 1,5L

Substrato "Inerte" - Aquatic Nature Pro-Soil 8L

* Total 9,5L +/- 9 cm de altura

Parece a escolha mais equilibrada e gosto do aspecto do Pro-Soil, mas não vejo muitas referências à sua utilização.

Opção 2.5

Apenas 8L Aquatic Nature Pro Soil uma vez que é um solo que supostamente não requer camada fértil.

Opção 3

Substrato Fértil - Trópica Plant Growh 1.5L

Substrato Inerte - JBL Manado 10L

* Total 11,5L - Opção mais económica mas não gosto muito do aspecto do Manado e nem todas as reviews que vejo são positivas.

 

Qual acham que será a melhor opção em termos de substrato e quantidade de substrato? A ideia é fazer um declive mas tenho pouca noção das alturas ideais. Pela pesquisa que fiz não vejo mais opções para o meu bolso.

 

Obrigado

Editado por Dogma-Central
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Como dizes querer ter um plantado, suponho que queiras plantas com vários graus de dificuldade... sendo assim terás de fertilizar bem e colocar co2

por consequente sugiro que nem utilizes substrato fértil, usa uma linha de aqua soil da ADA com a coluna de agua bem fertilizada não precisas de mais nada...

 

assim não terás problemas com misturas etc...

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao, e ao longo do tempo o fértil esgota-se... com o ADA aquasoil ou TMC nutrasoil são substratos argilosos que já veem com nutrientes e tem a capacidade de absorver os fertilizantes/nutrientes que colocas na coluna de aqua disponibilizando-os para as raízes. é mais que suficiente... numa montagem de 300l para cima talvez se justifique... assim não.

fiz essa experiencia num aqua de 30l, dimensões diferentes das tuas e tenho estado com ótimos resultados com a vantagem desse nunca se misturar a replantar alguma planta.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar a minha ajuda peço desculpa se algo estiver mal.

A altura do substrato é a altura que nós quisermos, para calcular a quantidade de litros que é preciso para ... altura faz-se o comprimento do aquario x a largura do mesmo x a altura que queremos depois dividimos por 1000.

Ex: 70(comprimento) x 40( largura) x 4 ( altura do substrato que eu quero) =11200 / 1000 = 11,2 ( litros necessários).

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo correcto, mas a minha dúvida não é como calcular a altura, é como saber a altura desejável. Eu sei que há absorção dos nutrientes em toda a planta, mas estou a assumir que ainda assim a altura do substrato vai condicionar o desenvolvimento da raiz das plantas e consequentemente das plantas em si.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso depende um pouco daquilo que queres fazer com o layout... e das plantas que queres utilizar.

a frente penso que entre 3cm é aceitável para alguns tapetes, 5 cm é ótimo... agora é preciso saber se queres fazer um declive ou não...

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a ideia é ter declive, o aquário só tem 25 cm de profundidade e o declive deverá favorecer a sensação de espaço.

 

Pelas contas que estou a fazer, se quiser fazer 3cm à frente e 7cm atrás necessito de um total de cerca de 6,5 Litros de Substrato.

 

Das minhas opções a que me parece encaixar melhor neste momento é utilizar o Pro Soil 8L sem camada fértil, mais cara que a opção do manado, mas o manado é completamente inerte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

da aquatic nature, ok parece-me bem, nunca usei esse, depois diz o que achas do mesmo ;)

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.