Ajuda.... algas e nitratos


Portuga21

Recommended Posts

Boa noite a todos.

 

Como dá para reparar no meu perfil sou novo nisto.

 

Tenho o meu aquário desde dezembro e sempre o tive em boas condiçoes.

 

Mas agora tenho um problema com algas no meu aquário e os nitratos estão a 10mg/l, coisa que sempre tive a 0

 

A amonia está a 0 e os nitritos tambem estão a 0.

 

O ph é de 7,5

 

Tenho um filtro Eheim pickup 160 com carvão, cerámicas, esponja, lã e um caixinha para evitar as algas, mas ao que parece não faz efeito.

 

O meu aquario é de 60 litros.

 

Desde já agradecia ajuda.

 

Obrigado.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, sê bem vindo!

 

Teres os nitratos a 10mg/l após 2 meses, além de ser normal até é um bom sinal, pois indica que o ciclo do azoto está concluido, tens é de ir fazendo TPA (trocas parciais de agua), cuja frequencia depende da quantidade de peixes que tens no aquario, i.e., se tiveres muitos peixes (mais poluição) ou peixes muito exigentes/senciveis (o que não deve ser o caso) terás necessidade de TPA mais frequentes (tipo semanais), senão chega fazeres uma TPA de 15 em 15 dias de 20-30%. Atenção! A agua de reposição sempre com anticloro e a uma temperatura parecida com a do aquario

 

Relativamente ao filtro que tens, deves tirar o carvão porque ao fim de 1 mês está saturado e depois disso, alem de não fazer nada, ainda pode voltar a libertar a porcaria que tem acumulada.

 

Para evitar algas, a "caixinha" não conheço, mas digo-te uma coisa "eles inventam cada uma" para sacar os €€€ ao pessoal, que só visto. Faz as TPA e limpeza do filtro como deve ser (atenção aos procedimentos, i.e, mais uma vez, a agua de reposição com anticloro e a temperatura parecida com a do aquario, as esponjas do filtro só se lavam com água retirada do aquario), ajusta o tempo de iluminação (8 - 10H, por dia) evitando exposição solar directa, com tudo isto, vais ver que as algas no teu aquario serão muito poucas.

 

 

abraço e boa sorte

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas boas vindas.

 

Eu costumo fazer tpa's de 15 em 15 dias mais ou menos de 20% a 30% como disse.

 

Então em relação ao carvão devo de retirar o que lá está e não colocar mais nenhum ou coloco novo??

 

A tal caixinha que disse que tenho é uma "phos-zorb" da api.

 

Os peixes que tenho são :

 

2 neons cardinali

 

3 neons chineses

 

7 neons inessi

 

2 tetra fantasma laranjas

 

1 tetra fantasma negro

 

3 guppy's macho

 

1 corydora

 

1 limpa vidros penso que é um ancistro

 

Tou com ideias de comprar pelo menos mais um corydora.

 

Obrigado.

Editado por Portuga21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!!

Conforme dito anteriormente, a única coisa a fazer é TPA, tenta fazer 2 tpa por semana até estabilizar.

quanto ao carvão neste momento não serva para nada. Normalmente é usado após tratamentos.

abraço

Gilberto Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais