Nano 36L c/ filtro tipo bio-box


nuno_couto

Recommended Posts

Boas.

Montei um aquário Nano, partindo de um kit já preparado, com filtro interno tipo bio-box.

Sei que as opções que fiz foram para criar um aquário bonito, não me preocupando até este ponto com a parte mais técnica.

As dimensões são 60*24.5*24.5 (36 litros), não tem tampa e traz um candeeiro LED que faz parte do kit.

 

Coloquei uma areia muito fina branca, e uma decoração básica com pedras e umas plantas artificiais de que gostei.

 

Ficam as imagens:

 

https://www.box.com/s/gytu8eqxyepz7a40uhf4

 

https://www.box.com/s/y996ihr1pk66k5cq2ns0

 

Neste momento tenho apenas 7 Néons Rosa (ou pelo menos é o que lhe chamaram na loja).

 

Pedia ajuda em relação ao filtro.

Ele tem 3 compartimentos, e no 1º a água circula de baixo para cima, e é onde está o aquecedor. Aproveitei esse espaço e perfurei à medida uma esponja de carvão activado para colocar o aquecedor no meio, de forma a ter maior filtragem. Em relação a isto, não sei se poderá ser um erro por ter o aquecedor em contacto com a esponja. Alguem tem ideia?

 

No compartimento do meio (por ordem de circulação da água) tem lã filtrante, carvão activado e uma embalagem de cerâmica siporax mini. No último compartimento tem apenas uma esponja, que já vinha montada e que apenas segura o motor na altura certa. Em relação à filtragem, parece-vos bem?

 

A ideia é ter apenas um cardume de peixes muito pequenos, e um ou dois peixes de fundo tambem muito pequenos.

Quando fui à loja onde iria comprar os peixes, estava com a ideia de comprar Néons (ou Cardinais), mas desisti porque esses peixes estavam (na loja) a uma temperatura de 30ºC e segundo a pessoa que me atendeu, era suposto estarem assim para conseguirem sobreviver facilmente em aquário.

Achei isso estranho, e optei por comprar estes para povoar o aquário, eles estavam a 26ºC.

Tenho o aquário a 25 / 26ºC - depois de pesquisar minimamente na net, vejo que é a temperatura indicada para os cardinais. Gosto deles pela cor viva... Estava a pensar em trocar estes para outro aquário e colocar aqui um cardume de 10 Neons ou Cardinais, alguem me pode dar a opinião se é adequado? Alguem tem a ideia se eles sujam muito?

Em relação a peixes que ajudem com a limpeza da areia, aconselham alguma espécie de peixe de fundo que cresça muito pouco?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corydora é um excelente limpa-fundos, mas também existem os ottos que tanto limpam o fundo com os vidros, mas as corydoras são mais pacificas!

 

Gostei bastante do layout do teu aquário tem um ar sereno!

 

Se não for pedir muito poderias me dizer onde compraste esse Kit? E quanto custou?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Miguel Silva

Obrigado pela dica, desconhecia as corydoras assim desse tamanho tão pequeno, penso que vou tomar essa opção.

Qd houver novidades coloco novas fotos :D


LuanaP.

Obrigado, o aquário é da marca Leo, modelo A-600, comprei numa nova loja na cidade da Maia, no centro comercial do Jumbo Maia e custou 150 eur, com filtro e aquecedor e com candeeiro LED com luz branca e/ou azul.

Não sei se foi muito barato, mas foi uma daquelas compras por impulso, porque achei que era mesmo bonito.


Alguem me consegue ajudar em relação ao termostato/aquecedor? Há algum problema por estar com esponja em volta?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao termóstato aconselhava te um de 50W, os termóstatos têm de seguir a regra 1W - 1L, mas como não há termóstatos de 36W os de 50W são os mais próximos.

 

Quanto à esponja espero por outro membro do forum não percebo lá muito dessas "técnicas"!

 

Espero ter ajudado!

 

Cumps

Editado por LuanaP.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao termóstato aconselhava te um de 50W, os termóstatos têm de seguir a regra 1W - 1L, mas como não há aquários de 36W os de 50W são os mais próximos.

 

Quanto à esponja espero por outro membro do forum não percebo lá muito desse "técnicas"!

 

Espero ter ajudado!

 

Cumps

 

Eu tenho um aqua de 40 litros (52x26x29), e para esse aqua uso um termostato de 100 W, alguns vão perguntar-se porque?

 

Porque se um dia quiser evoluir para um aqua maior 70 /80 litros, já tenho termostato para ele.

 

Usa a luz azul, dá uma cor mais bonita ao aquario e aos peixes, e é melhor para eles.

 

Tambem tenho a dizer que isso foi uma excelente compra

 

Sim coridoras, mas ottos ai, ainda não, percisa de bastante mais verde.

 

cumprimentos

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Primeiro parabéns, tens um aquário muito bonito.

 

Segundo, segundo o que sei o carvão activado só te está a complicar a criação de uma colónia de bactérias estável e não te traz mais valias significativas, mas esta questão é muito discutida por isso deixo só a minha opinião aqui. O carvão tanto quanto sei ajuda-te a tirar os metais pesados e substancias tóxicas da agua mas no processo também te limpa alguns minerais, certo é que a agua fica mais límpida.

 

Quanto ao termostato eu retirava o que tens lá à volta por um motivo, dificultas a transmissão de calor à água porque o calor é transmitido à esponja e só depois à agua, ou sejas dissipas calor desnecessária mente para a esponja, e acho que em termos de filtragem não te traz uma mais vaia tão grande, digo-te isto não por conhecimentos práticos mas por conhecimentos teóricos de transferências de calor, hehe.

 

Cumprimentos e continua o bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.