AJUDA - Peixe com corpo esbranquiçado


Recommended Posts

Olá a todos,


Um dos meus Rasboras está com um ar esbranquiçado:


20130203_214740.jpg


Os parâmetros da água estão normais:


pH: 7.15

kH: 4

NH4: 0

No2: 0.02

No3: 10

Temperatura: 25ºC


Tanto quanto li, parece ser Costiose Nome comum: Costia.


Pode ser causada pelos protozoários Ichthyobodo sp. (Costia sp.), Chilodonella sp., Cylochaeta sp. e Brooklynella sp. entre outros. Os peixes apresentam o corpo com aspecto esbranquiçado ou nebuloso, falta de apetite e presença de ramificações vermelhas nas nadadeiras. Deve-se associar Labcon Ictio e Labcon Aqualife no tratamento.


Alguém pode dar uma ajuda de qual o método de tratamento? (devo isolá-lo dos outros?)


Obrigado

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas ou hora má

 

O melhor será sempre isolar o peixe doente(Aquário Hospital).

E efectuar o tratamento ao mesmo separadamente.

Se por um acaso a bactéria ou vírus já estiver em todo o aquário ai sim, fazer o tratamento no aquário principal.

Por vezes o problema, é que temos os aquários com troncos e plantas, o que dificulta a captura do peixe ou peixes doentes.E opta-se por tratar todo o aquário. Com esta opção teremos mais gastos(Mais medicamento, mais agua a trocar, alterações no filtro se tivermos carvão activado etc.etc.etc.)

Em relação á doença, não me vou pronunciar, porque não sou grande 'medico'.

Tens de aguardar por uma opinião a esse respeito.

 

Boa sorte

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Susana,

 

Eram consistentes, pareciam interiores...

 

Ainda tentei fazer o tratamento com o sera baktopur, mas não resultou...

 

Tinham-me recomendado o Waterlife protozin, mas não havia na loja..

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum, penso que tiveste um infeliz ataque bacteriano Henrique. se puderes (não tendo corys ou ancistrus ou outros peixes sensíveis ao sal) coloca uma colher de sopa de sal grosso por cada 50 L do aquário para evitar mais peixes contaminados. faz isto nesta vez e na proxima tpa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... E o Sera Baktour? não servirá? coloquei-o há 2 dias, ia fazer amanhã a TPA...

Posso é fazer já hj a TPA e colocar o sal ainda hoje..

 

(antes que me esqueça, desejo-te boa sorte para amanhã! :) infelizmente amanhã não consigo passar por lá, mas suspeito que seja interessante o que tens para dizer.)

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai ser virado para os pikenos mas os dados que trago para o segundo workshop vão supreender toda a gente (temos verdadeiros mundos dentro dos aquários :) ) obrigado

 

o sal ajuda a acabar com os vestigios que possam haver no aqua da infecção que o assolou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais