Cianobacterias, ou outra coisa?


k_cete

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Peço desculpa, sei que já existem tópicos sobre cianobactérias, e até já li como são eliminadas.

No entanto nos tópicos que vi, nenhum me apresentava fotos, e esse acabou por ser o problema pois o que eu quero é conhecer os seus vários aspectos e formas para ter a certeza de que efectivamente um problema com essas meninas.

 

Aquario;

- Aqua 78 x 38 x 50 cm (Mais ou menos 120 lt de água)

- Substrato fertil JBL

- Areão JBL Manado

- Rochas de Xisto

- Raizes Red Moor Wood e Mopani

- Filtragem eheim professional pro 3, 950lt/hr (Ceramicas fluval, 150 gr de purigen, nano tubos e lã)

- Termostato 250 watt eheim

- 2 x calhas 46 watt (Ligam de forma independente, com uma hora de desfasamento. estando 8 h ligadas em simultâneo)

 

Fertilização:

- CO2, botija 500gr

- Fertilização liquida (Plano semanal, Aquavitro da seachem)

 

Fauna:

- 2 x ottos

- 2 x ancistrus SP

 

- 2x Coridoras bronze

 

- 7 x Cardinais

- 4 x Tetras negras

- 3 x Apistos (2 fêmeas para 1 macho)

- 1 x Ramirezis

- ? x Red Cherry

 

Flora:

- Anubias hastifolia

- Anubias barteri var nana

- Alternanthera reineckii

- outras ...

 

Problemas;

- Algas negras nas plantas e algumas decorações (estou a usar excel, com bons resultados)

- Gordura na lâmina superficial, criando espuma se não for limpo de um dia para o outro (o meu maior problema)

- Cheiro a lodo, que se propaga pela divisão onde está o aquário. (o segundo maior problema)

 

Até à pouco tempo tinha um filtro Tetra EX600, que por acaso estou a vender neste site, mas estava mesmo á pele para o meu aqua e resolvi trocar.

Tenho as pedras do aquário com um verdete que não sai facilmente, acompanhado de pontinhos verdes nos vidros.

 

(Vejam o Tronco)

gallery_59873_3696_14751.jpg

 

gallery_59873_3696_61904.jpg

Do que já vi na net, não me parece que sejam cianobacterias, mas gostava de ouvir quem já passou pelo problema.

 

 

Gostava ainda de perceber o porquê da lamina de gordura com espuma uma vez que a circulação agora é muito maior, e do mau cheiro.

 

Obrigado

Editado por k_cete

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A pelicula à superficie deve-se ao facto do aquário ser novo e recém-ciclado. Não é prejudicial para os peixes e desaparecerá com o tempo (em poucos dias).

 

As algas filamentosas e cianobactérias que tens, devem-se ao desequilibrio nutritivo do teu sistema (nutrientes/consumo). A flora que tens é de crescimento lento e baixo consumo nutritivo, e com isso os nutrientes que 120 litros de água trouxeram para o sistema não foram/estão a ser consumidos na totalidade. O resultado é o aparecimento de organismos que os aproveitam (algas).

 

Solução: (na minha opinião, espera por outras)

 

- Aumentar a massa vegetal, e consequentemente, o consumo nutritivo do sistema

- Paciência / Esperar que o aquário amadureça e encontre o equilibrio.

 

 

Boa sorte

Abraço

JD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

Entretanto cheguei a casa e lá estavam as ditas bolhas.

O aquário tem mais ou menos 2 meses, a película só não a tinha pois eu tinha um skimmer ligado a uma bomba de circulação.

O filtro, esse sim é novo, passei a utilizar Purigen na vez do carvão tradicional, e parece que com isso o mau cheiro começou a aparecer.

Acabo por pensar se o Purigen foi boa escolha.

 

Já agora JD, o que tenho são algas verdes ou cianobacterias? ou as duas?

 

Obrigado,

 

Ficam mais fotos do meu probrema;

 

gallery_59873_3696_233524.jpg

 

gallery_59873_3696_137319.jpg

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais