Iluminação aquario Jebo R208


Recommended Posts

Tenho um Jebo R208:

  • Capacidade:142L
  • Iluminação 3 x 20W
  • Dimensões
  • Aquário:805 x 405 x 555 mm

As lampadas são obviamente T8. Para além destas acrescentei 2 lampadas "normais" económicas de 15W cada de 6500K. Coloquei-as numa zona da tampa, com suportes artesanais feitos por mim.

 

Agora, considerando que quero poupar energia, e por isso preciso de maior eficiência, quero colocar lampadas T5. Sei que tenho de modificar toda a tampa, colocar novos suportes estanques e comprar balastros eletrónicos.

O que me aconselham em termos de material? Alguém tem esquemas que possa seguir? Que lampadas comprar, t5HE 14W com 54,9 cm ou T5HO 24w com 54,9 cm?

 

O essencial é que pretendo ter iluminação decente (+- como a que tenho agora ou melhor) e aumentar a eficiência energetica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas tenho o mesmo dilema que tu, conseguiste fazer alguma coisa de jeito?

Tenho um Jebo R208:

 

  • Capacidade:142L
  • Iluminação 3 x 20W
  • Dimensões
  • Aquário:805 x 405 x 555 mm
As lampadas são obviamente T8. Para além destas acrescentei 2 lampadas "normais" económicas de 15W cada de 6500K. Coloquei-as numa zona da tampa, com suportes artesanais feitos por mim.

 

Agora, considerando que quero poupar energia, e por isso preciso de maior eficiência, quero colocar lampadas T5. Sei que tenho de modificar toda a tampa, colocar novos suportes estanques e comprar balastros eletrónicos.

O que me aconselham em termos de material? Alguém tem esquemas que possa seguir? Que lampadas comprar, t5HE 14W com 54,9 cm ou T5HO 24w com 54,9 cm?

 

O essencial é que pretendo ter iluminação decente (+- como a que tenho agora ou melhor) e aumentar a eficiência energetica.

Boas tenho o mesmo dilema que tu, conseguiste fazer alguma coisa de jeito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que fiz foi desmanchar a tampa, comprei na aquaeden 6 suportes T5 estanques, 3 lampadas T5 L8 28W, refletores e 3 balastros eletronicos.

 

Depois foi só trabalho de montagem e adaptação à tampa. Deu algum trabalho, mas mesmo sem conhecimentos de electricidade consegui fazer um bom trabalho.

 

Gasto total de cerca de 95€.

 

A iluminação transformou o aquário completamente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que fiz foi desmanchar a tampa, comprei na aquaeden 6 suportes T5 estanques, 3 lampadas T5 L8 28W, refletores e 3 balastros eletronicos.

 

Depois foi só trabalho de montagem e adaptação à tampa. Deu algum trabalho, mas mesmo sem conhecimentos de electricidade consegui fazer um bom trabalho.

 

Gasto total de cerca de 95€.

 

A iluminação transformou o aquário completamente...

Boas obrigado pela tua resposta, se não for incomodar muito tens as referencias do material que compraste e fotos de como montaste?

O muito jeito para a bricolagem também não e muito.

 

Abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pela demora na resposta. Não tenho estado online.

 

Infelizmente não tenho fotos.

O que comprei na aquaeden foi:

(10)Suporte T5 estanque - 6

(1381) Reflector individual T5 28 - 3

(2241) Lampada T5 L8 28W Daylight

(1331) Lampada T5 L8 28W Aquastar

(2240)Lampada T5 L8 28W Ultra

 

Os balastros não comprei na aquaeden mas foram balastros 1X28W da Vossloh-Schwabe - 3 (encontrei a cerca de 5€ cada)

 

Depois foi "só" desmanchar a tampa, substituir os balastros, fazer adaptações, sempre com a pistola de silicone à mão para tapar o que não é utilizado, tal como os espaços onde os arrancadores estavam. Atenção que os balastros novos são consideravelmente maiores do que os antigos e exige por isso alguma adaptação do espaço disponível. Se arranjar um balastro de 3X28W que caiba, será melhor.

Com paciência e persistência vai ver que consegue.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pela demora na resposta. Não tenho estado online.

 

Infelizmente não tenho fotos.

O que comprei na aquaeden foi:

(10)Suporte T5 estanque - 6

(1381) Reflector individual T5 28 - 3

(2241) Lampada T5 L8 28W Daylight

(1331) Lampada T5 L8 28W Aquastar

(2240)Lampada T5 L8 28W Ultra

 

Os balastros não comprei na aquaeden mas foram balastros 1X28W da Vossloh-Schwabe - 3 (encontrei a cerca de 5€ cada)

 

Depois foi "só" desmanchar a tampa, substituir os balastros, fazer adaptações, sempre com a pistola de silicone à mão para tapar o que não é utilizado, tal como os espaços onde os arrancadores estavam. Atenção que os balastros novos são consideravelmente maiores do que os antigos e exige por isso alguma adaptação do espaço disponível. Se arranjar um balastro de 3X28W que caiba, será melhor.

Com paciência e persistência vai ver que consegue.

 

Boas obrigado pela ajuda, 2 duvidas os arrancadores estao onde? E cablagem foi preciso ser toda nova?

 

Mais uma vez obrigado e um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os arrancadores com os balastros electrónicos não são precisos, são completamente retirados. Só ficam aquelas tampas pretas. Tens é que colar as tampas à chapa branca para não entrar humidade para a zona dos balastros. Quanto aos fios, podes aproveitar a grande maioria dos que lá estão, mas o melhor é substituir tudo com fio novo (melhor será com duas cores diferentes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.