O meu primeiro aquário


mlima

Recommended Posts

Bom dia

 

Antes de mais a minha apresentação, chamo-me Miguel e sou do Porto.

 

Como o nome do post indica vou deitar as mãos a uma ideia antiga e iniciar a minha aventura pela aquariofilia.

Há vários anos que tenho esta secreta vontade de ter um aquário de agua quente, para juntar ao meu aquário de 30l que tem o meu tão estimado Rodolfo já com 3 anos e tamanho de uma sardinha :naughty:

 

Tive a sorte de me oferecerem um aquário de 120*40*50 com todo o material (acho eu)

 

Filtro ehin professionel II (2026)

Um aquecedor 250W

filtro UV dophin 5W

kit Co2 da Azoo (garrava, válvula selenoide e manómetros, nano difusor e Drop Checker)

Luz - Calha da arcádia com 3 lâmpadas T8 da 38W (julgo que uma das lâmpadas é mais azulada que as outras 2)

 

bateria de testes de:

PH

NO3

NH4

Fe

GH

KH

 

Um familiar deixou o maravilhoso mundo da aquariofilia e eu herdei todo isto.

 

Agora e depois de muito ler ainda tenho mais duvidas do que tinha quando iniciei a leitura.

Tenho ainda tudo na garagem la de casa, hoje provavelmente o aquário vai para o local escolhido para que eu possa olhar para ele e escolher o layout que quero montar.

Posso parecer louco mas quero iniciar com aquapaisagismo, só sei que não tenho pressa, quero fazer bem á primeira pois sei que mesmo devagar vou cometer muitos erros e se for tudo de uma vê meu deus seria uma mortandade no aquário.

 

Assim gostaria de ouvir a vossa opinião:

 

Do que andei a ler já vi muitas opiniões em que falam em 2 filtros, será que este que tenho é suficiente?

 

Vi também que falam em escolher primeiro os peixes (essa opção não serve para o que quero) pois tenho o layout na cabeça e prefiro adaptar os peixes á minha realidade. Espero não me enganar mas jugo também ser possível.

Quanto ao ciclo do azoto será que ele se completa sem peixes? Já li que sim, e já li que não por falta de amónia na água na ausência de peixes.

 

Já agora outra coisa que não sei é como funciona o Drop Checker, sei que dá para “medir” o nível de CO2 da agua mas nem sei como trabalha nem o que colocar lá dentro, se aquilo tem contacto com a agua do aquário ou os riscos que existem na sua utilização

 

Como vem as duvidas que tenho são de alguém que não tem experiencia, alias a única coisa que tenho são dúvidas e vontade.

 

Espero poder aproveitar a experiencia de todos para montar um espaço em que tanto peixes, plantas e dono se sintam bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou nenhum expert mas sei o quanto o apoio dos outros nos incentiva para levar a ideia para a frente. Vou tentar arriscar, mas deixa que os mais entendidos na matéria confirmem.

 

De material estas bem equipado, tens tudo para dar certo.

 

Eu no teu caso começava por escolher os substratos, tanto o fértil como o inerte. Podes também já pesquisar as plantas que queres e as suas exigências (CO2, iluminação etc...)

Isto já deve dar para umas boas horas de pesquisa :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande sorte!!!

Planeia bem o que queres fazer do aquário antes de comprares as espécies/plantas

O filtro deve aguentar o aquario que tens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo incentivo.

 

Quanto ao substrato e á camada inerte essa é a minha preocupação neste momento. Andei a tentar ler mas não é fácil.

 

Para começar não quero substrato em todo o aquário pois pretendo ter uma “faixa” com areia branca o que diminui um pouco a quantidade, quanto á camada inerte o que tenho visto é que o areão de rio pode ser uma opção. Vou buscar uns baldes e depois olhar para ele para ver se esteticamente fica bem antes de me deitar a ferver e esterilizar aquilo tudo.

 

Na camada fértil a dúvida é maior devido às diferenças de preço que há por ai. Mas se alguém tiver sugestões torna-se muito mais simples.

 

Quanto as pesquisas acreditem que é o que mais tenho feito, até porque já tenho o aquário á mais de um mês na garagem e este tempo tem sido só para leitura de fóruns para ver se entendo alguma cosia disto mas no meio de tantos posts e tantas opiniões leva muito tempo até termos a ideia do que queremos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procura o substrato fértil aqui nos classificados do forum biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Vou te dar 2 dicas de ouro nos principiantes (como eu)

 

1º Depois de montares tudo, deixa o aquário a fazer o ciclo durante 1 mês (se quiseres podes por 3 semanas, mas tens que por alguns produtos, se bem que eu prefiro deixar 1 mês ou mais, sem químicos)

 

2º Quando comprares os peixes, lembra-te da regra 1 cm de peixe por 1/2 litros de agua!

Editado por AquaMysterio

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para o ciclo do azoto,e pores dia sim,dia não,um pouquito de comer

dos peixes,a sim evitas estár a pores quimicos no aqua,comprires

o tempo do ciclo,ai por as três semanas colocas um peixe,ou dois

para ajudar o ciclo, muita calma,e tudo correrá bem,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2º Quando comprares os peixes, lembra-te da regra 1 cm de peixe por 1/2 litros de agua!

Grande dica :D (já a defendi em tempos)

 

Isso quer então dizer que posso colocar um peixe de 50cm em adulto no meu cubo de 50cm (100l +/-) é isso?

 

 

P.S:. Estou a ser irónico e essa regra é totalmente falsa!

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao, nesse cubo, só podes colocar no maximo um peixe de 35 cm, para o deixares nadar livremente

 

icon_

Fico espantado com estes conselhos, na tua opinião entao um Geophagus altifrons pode ir para esse cubo sem stress nenhum, vai ser muito feliz :D

 

P.S:. Asério nao sigam este conselho se gostam realmente de peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tbm nao sou 100 % a favor disto, mas é uma regra de peixes pequenos

 

Isso não é regra nenhuma, a aquariofilia nao se rege por regras, a fauna tem de ser escolhida de acordo com cada especie e suas necessidades, mais ainda num comunitário onde se tem que ter em atenção todas as espécies que se vao colocar senao vemos comunitários como há por com peixes que nao sao minimamente indicados, por isso o meu conselho é, se a ideia é dar importancia ao layout como o user refere, cria o layout e logo pensas nos peixes se por outro lado queres dar importancia aos peixes entao pensa nos peixes e logo adaptas o layout aos peixes que vais ter, sim é possivel criar um conjunto de plena armonia e agradavel, mas ai o estudo de especies ainda tera de ser maior....e esquece regras!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros obrigado por todas as dicas que foram postando. Quanto aos peixes não quero nada super povoado antes pelo contrario, como o layout será com base em plantas pequenas julgo que um conjunto pequenos de peixes estilo meons ficaram bem, mas como disse os peixes viram depois de tudo montando e vão ser adquiridos depois de fazer todos os testes á agua, para ver que condições tenho e assim escolher as melhores espécies, tendo em consideração a coabitabilidade entre elas.

Mas estou uns paços antes. As minhas horas são gastas a estudar subtractos férteis e inertes.

Que me dizem de humos de minhoca tratado cá em casa?

E areão de rio ali do Douro acima da barragem claro, este também devidamente fervido e tratada?

O maior atractivo que vejo nesta solução é o baixo custo, vou ter CO2 e posso deitar um adubo liquido para ajudar as platinhas claro. Mas tenho sempre medo de ir perguntar á loja porque ja sei a resposta. Compre este que é muito melhor, o humos de minhoca não serve isso so lhe vai dar problemas...

 

Obrigado

Editado por mlima
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas quanto a essa dita ''regra'' julgo que sirva apenas para que não tenhamos o aquário super-povoado, até porque os peixes em cativeiro (aquário) crescem conforme o tamanho que podem. E deveremos evitar que não consigam atingir o tamanho que deveriam.

 

Espero que me tenha feito entender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas quanto a essa dita ''regra'' julgo que sirva apenas para que não tenhamos o aquário super-povoado, até porque os peixes em cativeiro (aquário) crescem conforme o tamanho que podem. E deveremos evitar que não consigam atingir o tamanho que deveriam.

 

Espero que me tenha feito entender.

 

Errado! eles crescem é condicionados uma vida inteira e nao chegam ao seu tamanho no estado natural porque morrem entretanto por falta de condiçoes os que se safam crescem com defeitos no corpo, e sim devemos deixalos atingir o seu tamanho maximo como na natureza, a isso se chama aquariofilia responsavel, imagina os peixes pegarem em humanos metelos numa caixa e condicionar o seu crescimento....

A aquariofilia serve para dentro de nossas casas conseguirmos dar as condiçoes mais proximas do possivel do seu meio natural e assim apreciamos natureza perto de nós, nao serve de decoração, isso deveria ser um segundo ponto o primeiro deveria ser preservação de especies, observação de comportamentos e retrar meios naturais....mas claro cada um ve a aquariofilia como quer, mas o que disseste é totalmente errado :D

 

Sobre as tuas duvidas, nao te posso ajudar muito pois os biotopos que retrato é tudo de ciclideos e nao necessito dessas coisas entao nunca pesquisei muito sobre isso :D

 

P.S:. Não penses que sou contra a quem usa aquarios para decoração ou proprio tento retratar a meu gosto a gosto dos peixes e com estica tambem, ate porque existem layouts de biotopos muito muito bons

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.