Dúvida em Leilões


Recommended Posts

A/c da Equipa de Administração do fórum:

 

Olá,

houve algumas dúvidas legitimamente levantadas por um licitador quanto à hora limite para recepção de licitações num leilão que coloquei anteriormente.

Com bom senso e boa vontade, tudo se resolveu da melhor maneira mas pergunto se podem esclarecer o seguinte:

num caso de um leilão em que o limite para as licitações são as 23h59 de um determinado dia, as licitações podem ser submetidas até às 23h58m59s ou até às 23h59m59s?

 

Gostava de saber qual a vossa interpretação das regras a este respeito para depois a aplicar.

Obrigado pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por normas, os leilões com prazo terminam na data anunciada... neste caso terminaria às 23h59m00s... ou seja, só as licitações anteriores terão validade... sendo assim a última pessoa que postou dentro das 23h58m é que ganhará o artigo, tendo em conta que às 23h59 o leilão já está fechado.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também penso dessa forma mas gostava de saber se é esse o entendimento dos Admins :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Concordo com a explicação do pedrolena e aparentemente com a tua opinião também.

 

Qual o problema? O sistema do fórum não funciona dessa forma?

 

Abraço,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

obrigado pelo feed-back.
Não houve problema. Havia era diferentes interpretações pois havia quem achasse que licitações com hora 23:59 deveriam ser aceites.
Pela minha parte, fazia sentido ser eleita vencedora a maior licitação colocada até às 23:58:59, pois considerava terminado o leilão às 23:59:00.

 

Ab!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto. Se a hora de fim é às 23:59m, isso pressupõe que é até às 23:59:00

 

O que pode acontecer é o sistema do fórum, no caso em que o fecho do leilão é activado de forma automática pelo próprio software do fórum, fazer uma interpretação diferente, mas não creio... no entanto, só testando...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... parece-me que há aqui qualquer coisa que me escapa.
Quando falas do sistema do forum, a que te referes?
E a que te referes quando falas em fecho do leilão de forma automática pelo próprio software?

Eu coloquei o leilão usando somente o formulário.
Há outra forma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se o facto de os membros não conseguirem escolher a data de fecho do próprio anúncio se é uma limitação do fórum ou não... deixa-me indagar... fazer uns testes e ver umas configurações...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou-me intrometer neste tópico! xD

 

No meu caso, nos leilões acontece que o sistema fecha só umas valentes horas após o término do leilão.

 

Agora a minha opinião é diferente, embora possa estar errada. Quando se põe 23:59, creio que se pode fazer licitações até ao último segundo dos 59 minutos, ou seja, no limite das 00:00 do dia seguinte, senão não fazia muito sentido andar a colocar essa hora tão 'quadrada' quando se pode por simplesmente as 00:00 do dia seguinte (meia-noite em ponto).

 

Mas isto sou eu, e é verdade que isso havia de ficar bem definido e ir até para as regras, que pode dar muita confusão aquando dum 'bid-war' entre utilizadores :)

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dúvida esclarecida. Apenas moderadores conseguem definir a hora de fecho dos tópicos. O que podem fazer é pedir a um dos moderadores dos classificados para definir a hora de fecho automática....

 

Olá David! Neste caso não concordo contigo. A ausência de indicação dos segundos na hora de fecho, deixa subentendido que é zero e não 59. Se a pessoa quer que seja até aos 59 segundos, então deve acrescentar mais 1 minuto pois o fórum não controla/regista os segundos no horário de colocação das mensagens:

 

 

Posted 05 January 2013 - 08:41 PM

 

O automatismo de fecho do tópico poderia resolver esses conflitos pois assim é a máquina a definir quem foi o último a conseguir colocar a mensagem dentro do horário limite do leilão... claro que, e volto a dizer, teríamos que testar o que é que o fórum entende por 23:59.... se 23:59:00 ou 23:59:59.

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela parte que me toca, tudo esclarecido.

Ainda assim, gostaria de deixar uma sugestão para tornar as bidwars verdadeiramente eficazes.

Actualmente as bidwars são uma 'não realidade'.
Na prática, a licitação mais alta à hora de fecho do leilão ganha.

O que venho propor não necessita de desenvolvimento a nível de programação (penso eu...) e proporcionará que os artigos sejam vendidos efectivamente pela proposta mais alta.
Na verdade trata-se da solução utilizada num jogo online de gestão de futebol que joguei durante muitos anos e onde se compram e vendem jogadores ficticios.

 

Resume-se ao seguinte:

Continua a haver uma data/hora limite para cada leilão.
Contudo, este não termina desde que haja uma licitação nos três minutos seguintes à última licitação.

 

Por exemplo, o leilão tem hora de fim às 17h.
Há única uma licitação às 16h59, que seria a vencedora.
Se se adoptasse este sistema, seria possível ser colocada nova licitação nos três minutos imediatos, ou seja, até às 17h03. E, depois, continuava a ser possível licitar até às 17h06 e assim sucessivamente, desde que hajam novas licitações.


Em suma, o prazo limite para as licitações seria 'automaticamente' prolongado desde que a licitação seguinte ocorresse até 3 minutos após a última.
(só aplicável após a hora limite do leilão)

 

Não sei se me consegui explicar bem, nem se será viável.

 

Mas fica a sugestão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm, entendo o vosso ponto de vista... Então a partir de agora mudarei nesse aspecto.

 

Mas isso havia de ficar acordado entre os moderadores para definir isso nas regras dos leilões. Senão pode dar rumo a desentendimentos :/

 

Até agora penso que não têm existido problemas nesse aspecto, mas... Nunca se sabe :)

 

Mas isso de permitir ao criador do leilão 'bloquear' o leilão naquele momento crítico era mesmo útil... Por exemplo, caso o mesmo quisesse depois por exemploe meter um post a confirmar os vencedores ou tirar umas dúvidas, bastava 'desbloquear', colocar o post e depois 're-bloquear'...

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S.:

 

Paulo, a tua ideia até parece ser engraçada, mas ia contra o básico das regras dos leilões... E teria que se mudar isso. Talvez não seja muito viável :/

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, qual é esse princípio básico das regras dos leilões?
Confesso que não o conheço... e deveria! Pois tenho feito alguns nos últimos dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que aparece nas regras dos classificados, na zona dos leilões. Para implementares essa medida, terias que mudar as regras todas... Enquanto que o problema inicial proposto, basta adicionar ;)

 

Só isso...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ler mas não percebi a que te referes. Se li bem, não seria preciso alterar grande coisa nas regras,
Continua a ser necessário um formulário base, uma data de fim, descrição dos artigos em leilão, fotos, etc, etc.


De qualquer forma, aguardemos para ver o que pensam os Admins a este respeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um formato diferente do actual e que iria implicar várias coisas:

 

1) ignorar os segundos do horário e contar apenas e só as mensagens colocadas dentro do minuto limite do leilão

2) auto-gestão da parte dos membros relativamente aos vencedores

3) impossibilidade de implementar qualquer automatismo através do fórum (podemos colocar horas de limite e fechar o tópico automaticamente e não o podemos voltar a abrir ou a fechar devido ao trabalho manual que isso implica)

 

Há algumas coisas neste formato que me incomodam face a situações que aconteceram no passado.... passo a explicar:

 

1) criação de membros clones para artificialmente aumentar as licitações

2) cada leilão apenas deveria conter um único produto, já que seria impensável ter 10 produtos por exemplo e licitações para uns prolongando o prazo e para outros não... mais fácil seria um tópico, um produto.

 

Comentários?

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optei por comentar inline :)

 

É um formato diferente do actual e que iria implicar várias coisas:

 

1) ignorar os segundos do horário e contar apenas e só as mensagens colocadas dentro do minuto limite do leilão
Mas é isso que acontece actualmente. Ou não? A ideia era permitir que o leilão se prolongasse se houvesse quem estivesse disposto a dar mais, dentro do prazo máximo de 3min relativamente à ultima licitação colocada após a hora limite do leilão.

 

2) auto-gestão da parte dos membros relativamente aos vencedores

Mas é isso que acontece actualmente. Ou não?

 

 

3) impossibilidade de implementar qualquer automatismo através do fórum (podemos colocar horas de limite e fechar o tópico automaticamente e não o podemos voltar a abrir ou a fechar devido ao trabalho manual que isso implica)

Confesso que nem tinha conhecimento de que podia fazer isso actualmente :)

 

Há algumas coisas neste formato que me incomodam face a situações que aconteceram no passado.... passo a explicar:

 

1) criação de membros clones para artificialmente aumentar as licitações

Mas isso hoje tal também é possível...

 

2) cada leilão apenas deveria conter um único produto, já que seria impensável ter 10 produtos por exemplo e licitações para uns prolongando o prazo e para outros não... mais fácil seria um tópico, um produto.

Concordo. Aliás, penso que tal deveria ser regra independentemente de se alterar qualquer outra coisa.
Fica confuso acompanhar o leilão quando há mais que um produto a ser licitado...

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu agora concordo com pontos de ambos vocês... Mas Paulo, penso que essa ideia do leilão que tiveste não será nada fácil implementar e podia gerar alguma confusão, mesmo que se conseguisse definir bem isso nas regras e explicações de funcionamento...

 

E quanto a isso de criar um membro clone, pode ou não ser benéfico para quem usa... Até pode ter sorte e um utilizador que quer mesmo o artigo a ser leiloado aumentar a licitação. Mas se este clone for o último a licitar, chapéu! E há programação disponível gratuitamente concerteza que permitiria que o fórum detectasse contas criadas e abertas no mesmo IP a postar no mesmo tópico de leilão não? MACs e tudo... ;)

 

Agora quanto à criação do leilão, deveria existir algum tipo de programação no fórum capaz de permitir que o utilizador introduza a hora de 'bloqueio' do leilão, para garantir que a última licitação válida seja a considerada e evitar chatices.

 

isto é uma opinião minha claro...

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E há programação disponível gratuitamente concerteza que permitiria que o fórum detectasse contas criadas e abertas no mesmo IP a postar no mesmo tópico de leilão não? MACs e tudo... ;)

 

O problema relativamente a esta parte é o volume de trabalho que gera andar a verificar se isso acontece ou não... e é uma preocupação que existe com qualquer sistema de leilões.

 

Quanto ao resto, teria de ser, como dizes, muito bem explicado, para não deixar dúvidas.

 

Mas, sinceramente, simplificando, parece-me que não se precisa de mexer em nada.

Bastaria ter nas regras algo como.

 

O leilão termina à hora definida pelo criador do mesmo, excepto se surgir alguma licitação nos três minutos imediatamente seguintes.

Ou seja, um leilão que tenha hora de fim marcada para as 00h00, só será dado como concluído se até às 00h04 não surgir mais nenhuma licitação.

Caso surja, o prazo é automaticamente prolongado por mais três minutos, sendo o leilão dado como concluído quando tiverem decorrido quatro minutos relativamente à última licitação.

 

Note-se que não pretendo fazer disto nenhum 'cavalo de guerra'.

Se entenderem que está bem assim e que assim deve continuar, por mim tudo bem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo!

Optei por comentar inline :)

E fazes bem, no entanto devias era ter comentado debaixo da caixa com o texto e não dentro da mesma, pois agora não consigo citar as tuas perguntas :D Vou fazer copy&paste para baixo...

 

 

É um formato diferente do actual e que iria implicar várias coisas:

 

1) ignorar os segundos do horário e contar apenas e só as mensagens colocadas dentro do minuto limite do leilão
Mas é isso que acontece actualmente. Ou não? A ideia era permitir que o leilão se prolongasse se houvesse quem estivesse disposto a dar mais, dentro do prazo máximo de 3min relativamente à ultima licitação colocada após a hora limite do leilão.

Não sei se é o que acontece actualmente ou não... mas se o leilão acaba às 09:00 então a última licitação aceite deveria ser a que foi colocada o mais tardar até ao limite das 08:59:59... não creio que isto esteja a acontecer... mas lá está, não sou utilizador dos leilões nos últimos meses, por isso o meu interesse a saber as vossas opiniões e ideias sobre o assunto.

 

 

2) auto-gestão da parte dos membros relativamente aos vencedores

Mas é isso que acontece actualmente. Ou não?

Continuamos a receber solicitações para mediar algumas situações... ou até mesmo para punir membros incumpridores... a mexer nas regras, o ideal é que as coisas fiquem de tal forma claras e sem procedimentos manuais, que o sistema decida quem é que foi o último a licitar e como tal a vencer o leilão...

 

 

3) impossibilidade de implementar qualquer automatismo através do fórum (podemos colocar horas de limite e fechar o tópico automaticamente e não o podemos voltar a abrir ou a fechar devido ao trabalho manual que isso implica)

Confesso que nem tinha conhecimento de que podia fazer isso actualmente :)

Esta é uma funcionalidade que está limitada aos moderadores. Mas estou com umas ideias... (tenham muito MEDO!!! :D)... preciso de algum tempo para investigar se o que estou a pensar é possível ou não.

 

 

Há algumas coisas neste formato que me incomodam face a situações que aconteceram no passado.... passo a explicar:

 

1) criação de membros clones para artificialmente aumentar as licitações

Mas isso hoje tal também é possível...

Se o leilão tem um prazo final fixo, o clone tem uma capacidade limitada para influenciar o mesmo. Se o prazo avançar no tempo, então pode haver a tentação de recorrer com mais frequência a este tipo de situações... e depois lá vem o membro dizer que afinal o pseudo vencedor voltou atrás com a palavra e coloca novamente o produto em leilão ;) deja vu! :D

 

 

2) cada leilão apenas deveria conter um único produto, já que seria impensável ter 10 produtos por exemplo e licitações para uns prolongando o prazo e para outros não... mais fácil seria um tópico, um produto.

Concordo. Aliás, penso que tal deveria ser regra independentemente de se alterar qualquer outra coisa.
Fica confuso acompanhar o leilão quando há mais que um produto a ser licitado...

No sistema actual não é fácil mas consegue-se. No sistema que sugeres, então aí seria mesmo impossível e uma autêntica dor de cabeça.... estamos ambos de acordo!

 

E quanto a isso de criar um membro clone, pode ou não ser benéfico para quem usa... Até pode ter sorte e um utilizador que quer mesmo o artigo a ser leiloado aumentar a licitação. Mas se este clone for o último a licitar, chapéu! E há programação disponível gratuitamente concerteza que permitiria que o fórum detectasse contas criadas e abertas no mesmo IP a postar no mesmo tópico de leilão não? MACs e tudo... ;)

 

Agora quanto à criação do leilão, deveria existir algum tipo de programação no fórum capaz de permitir que o utilizador introduza a hora de 'bloqueio' do leilão, para garantir que a última licitação válida seja a considerada e evitar chatices.

Olá David! O IP em Portugal é dinâmico e como tal não é possível identificar clones desta forma. Não é tão fácil quanto possa parecer ;)

 

Relativamente à questão do horário de bloqueio, tal como comentei em cima isso está limitado aos moderadores. Por defeito, os membros não podem activar essa opção.

 

Bastaria ter nas regras algo como.


O leilão termina à hora definida pelo criador do mesmo, excepto se surgir alguma licitação nos três minutos imediatamente seguintes.
Ou seja, um leilão que tenha hora de fim marcada para as 00h00, só será dado como concluído se até às 00h04 não surgir mais nenhuma licitação.
Caso surja, o prazo é automaticamente prolongado por mais três minutos, sendo o leilão dado como concluído quando tiverem decorrido quatro minutos relativamente à última licitação.

 

Note-se que não pretendo fazer disto nenhum 'cavalo de guerra'.
Se entenderem que está bem assim e que assim deve continuar, por mim tudo bem :)

Paulo, como sabes gostamos de sugestões que se destinem a melhorar a experiência de utilização do fórum. Uma boa conversa com troca de pontos a favor e contra sobre qualquer nova funcionalidade é sempre salutar e ajuda a comunidade a tirar maior proveito.

 

O que estou a tentar fazer nesta conversa é precisamente a explorar o que existe actualmente, o que propões, o que poderá ser colocado em prática, o que poderá acontecer de problemático... para todas as novas ideias relativas ao fórum fazemos esta análise dentro da equipa de moderação, e como neste caso a ideia surgiu aqui nesta área estou a conduzir o mesmo tipo de análise e peço para tal a tua ajuda, a do David e a de todos os que queiram participar.

 

Obrigado!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É a 1ª vez que uso isto das citações múltiplas... Não gozem ;)

 

Olá David! O IP em Portugal é dinâmico e como tal não é possível identificar clones desta forma. Não é tão fácil quanto possa parecer ;)

 

Eu sei que o IP em portugal é dinâmico, e que basta desligar e ligar novamente o nosso router de casa para voltarmos a ter um IP diferente. Só sei essa sugestão pois sei que muitos sites (e não estou só a falar em empresas grandes como google e assim) têm métodos de determinar se há contas em funcionamento pertencentes à mesma casa, e ainda mais facilmente, se há contas a serem abertas no mesmo portátil (através das Mac-adress). Como? Não faço ideia pois não sou engenheiro informático nem de redes... :D

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isto até que havia de receber mais opiniões de outros utilizadores, especialmente moderadores.. Não dará para arrastar alguns para dentro deste tópico? xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os moderadores estão a ler não te preocupes. Estes temas já foram falados várias vezes e por isso nesta fase é mais importante ouvir o que os membros que usam de facto os leilões, como o Paulo, têm para dizer ;)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ João Branquinho:

"Não sei se é o que acontece actualmente ou não... mas se o leilão acaba às 09:00 então a última licitação aceite deveria ser a que foi colocada o mais tardar até ao limite das 08:59:59... não creio que isto esteja a acontecer... mas lá está, não sou utilizador dos leilões nos últimos meses, por isso o meu interesse a saber as vossas opiniões e ideias sobre o assunto."

Eu acho mesmo que é isto que está a acontecer e foi por isso que tomei a liberdade de sugerir as alterações.
Olho para esta realidade e sinto que é quase como um concurso público em que ganha a melhor oferta e não a licitação mais alta :)

 

"Se o leilão tem um prazo final fixo, o clone tem uma capacidade limitada para influenciar o mesmo. Se o prazo avançar no tempo, então pode haver a tentação de recorrer com mais frequência a este tipo de situações... e depois lá vem o membro dizer que afinal o pseudo vencedor voltou atrás com a palavra e coloca novamente o produto em leilão ;) deja vu! :D"
Faz todo o sentido o que dizes... infelizmente não duvido nem por um segundo que tal aconteça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.