Rafael Reis Publicado Janeiro 1, 2013 Publicado Janeiro 1, 2013 (editado) Boas. Apesar de ja andar a ler o forum e a retirar informações, estou num impasse. Recentemente adquiri um aquario com capacidade de 360L (120com,50larg,60 alt), com a coluna seca e os furos que tem para os tubos que o antigo dono usava para a Sump deve ficar perto dos 330/340L. Para este aquario um Filtro de 1200L/H seria o ideal,mas iria gastar algum dinheiro,usando a sump so teria de gastar em tubagens novas. A minha duvida reside em qual dos métodos é mais eficaz na filtragem,qual dos métodos é menos dispendioso a nível energético e qual o mais viavel? O aquario estou a pensar em colocar peixes de pequeno porte e alguns camarões,de fauna ainda não sei se coloco plantas vivas ou falsas. Cumprimentos Rafael Reis Editado Janeiro 1, 2013 por Rafael Reis Citar
vale Publicado: Janeiro 1, 2013 Publicado: Janeiro 1, 2013 (editado) Boas, Por acaso aqui há uns 2 meses tb estive nesse dilema. No seu caso ficará muito mais barato optar pela sump e pelo que percebi já a tem certo? "...Para este aquario um Filtro de 1200L/H seria o ideal?..." errado o filtro deve fazer 5x a capacidade do aq. deveria colocar um filtro que faça 1500L/H e um outro mais fraco. Com uma bomba na sump de 3000L/H resolve a questão, só tem um senão em termos energéticos consomem mais um pouco. Eu tinha os 2 filtro e mesmo assim optei pelo aq. com sump, porquê? Simples toda a montagem fica com um aspeto limpo, ou seja não se vêm tubos nem fios...etc...pois podem ficar na sump. e a capacidade de filtragem não tem comparação e ainda pode ficar com um um tanque de reposição para as TPA´s o que acho bastante interessante. A sump tb tem a vantagem de ser bastante fácil de limpar. Além do mais é um investimento a longo prazo pois agora pensa colocar uns peixes de facíl manutenção mas pode evoluir e assim já fica preparado. Espero ter respondido ás suas dúvidas. cumpr. Sérgio Vale Editado Janeiro 1, 2013 por vale Citar Plantado VS Discus
Rafael Reis Publicado: Janeiro 1, 2013 Autor Publicado: Janeiro 1, 2013 Obrigado pela resposta Sérgio,assim ja fico mais esclarecido! Para a sump vou ter de comprar tubagens novas,porque as que oantigo dono usavam têem um diametro largo e segundo ele fazem muito ruído com a agua a escoar. Ainda vai demorar um tempinho mas assim que estiver pronto vou colocando fotos. Obrigado e bom ano a todos! Citar
Recommended Posts