Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas. Apesar de ja andar a ler o forum e a retirar informações, estou num impasse. Recentemente adquiri um aquario com capacidade de 360L (120com,50larg,60 alt), com a coluna seca e os furos que tem para os tubos que o antigo dono usava para a Sump deve ficar perto dos 330/340L.

Para este aquario um Filtro de 1200L/H seria o ideal,mas iria gastar algum dinheiro,usando a sump so teria de gastar em tubagens novas. A minha duvida reside em qual dos métodos é mais eficaz na filtragem,qual dos métodos é menos dispendioso a nível energético e qual o mais viavel?

O aquario estou a pensar em colocar peixes de pequeno porte e alguns camarões,de fauna ainda não sei se coloco plantas vivas ou falsas.

Cumprimentos Rafael Reis

Editado por Rafael Reis
Publicado: (editado)

Boas,

Por acaso aqui há uns 2 meses tb estive nesse dilema.

No seu caso ficará muito mais barato optar pela sump e pelo que percebi já a tem certo?

"...Para este aquario um Filtro de 1200L/H seria o ideal?..." errado o filtro deve fazer 5x a capacidade do aq. deveria colocar um filtro que faça 1500L/H e um outro mais fraco.

Com uma bomba na sump de 3000L/H resolve a questão, só tem um senão em termos energéticos consomem mais um pouco.

Eu tinha os 2 filtro e mesmo assim optei pelo aq. com sump, porquê? Simples toda a montagem fica com um aspeto limpo, ou seja não se vêm tubos nem fios...etc...pois podem ficar na sump. e a capacidade de filtragem não tem comparação e ainda pode ficar com um um tanque de reposição para as TPA´s o que acho bastante interessante. A sump tb tem a vantagem de ser bastante fácil de limpar.

Além do mais é um investimento a longo prazo pois agora pensa colocar uns peixes de facíl manutenção mas pode evoluir e assim já fica preparado.

Espero ter respondido ás suas dúvidas.

cumpr.

Sérgio Vale

Editado por vale
Publicado:

Obrigado pela resposta Sérgio,assim ja fico mais esclarecido! Para a sump vou ter de comprar tubagens novas,porque as que oantigo dono usavam têem um diametro largo e segundo ele fazem muito ruído com a agua a escoar.

Ainda vai demorar um tempinho mas assim que estiver pronto vou colocando fotos.

Obrigado e bom ano a todos!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!