Em aquário com Escalares... Oxigenador sim ou não?


Isa Domingos

Recommended Posts

Boa noite a todos os Users, venho por este meio, solicitar a V/ ajuda.

Tenho um aquário de 1 metro, com 4 escalares (2 adultos e 2 pequenos)... a minha dúvida é se o oxigenador é aconselhado ou não.

Acho que eles estão um pouco apreensivos...

 

Obrigada,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A não ser que haja um sério problema de oxigenio no aquario, sinceramente não vejo necessidade de colocares um oxigenador...por norma quando existe falta de oxigenio na agua os peixes tendem todos eles a andar à superficie...de qualquer das formas, seria interessante dares mais informações sobre o teu aqua...se tem plantas...tipo de filtragem...co2 etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão que devia ser colocada é que tipo de filtro tem o aqua.

Se o filtro movimenta a água, e se há plantas/iluminação no aqua.

 

Se o filtro movimentar a superficie da água as trocas gasosas efectuam-se.

Caso contrário, bomba de ar e difusor são aconselhados.

Se houver plantas, durante o periodo escuro, os peixes podem ter mais dificuldades, principalmente se o periodo de não iluminação for grande.

 

Eu gosto de "oxiegenar" a água, mas não é obrigatório, contudo acho que os peixes ficam mais contentes com a difusão de ar.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais, quero agradecer a V/ disponibilidade.
Alguma coisa, aconteceu no meu aqua, durante os últimos dias...pois morreram os 4 escalares que eu tinha.
Tenho um aquário de 80cm
O motor é interno
Oxigenador da marca RENA;
Carbono Fluval;
Biomax Fluval;
2 termostatos (cada 150w)

As plantas, foram conselho da loja :)

Peixes:

Neons(6x), Escalares(4x), um casal de viúvas negras e um casal (dos peixes com bigodes...que não sei a espécie)


Acham que está tudo bem ou estou a cometer alguma negligência? essa...que resultou com as morte dos Escalares?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Deixas.te fazer o ciclo correctamente?

Se não tiveres podes comprar testes para medir os parâmetros da agua,uma serie de coisas podem ter levado a morte dos escalares....

 

Coloca um setup e umas fotos

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À quanto tempo tens esses peixes? quanto tempo de montagem tem o aquario? TPA's?

 

Os neons tenho à uns 4 meses, e o resto adquiri à cerca de 1 mês. .O aquário também tem cerca de 1 mês. TPA`S só fiz ao PH da agua ( dá 7)

E meti um produto da Sera bio nitrivec em que me disseram que era essencial para os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Deixas.te fazer o ciclo correctamente?

Se não tiveres podes comprar testes para medir os parâmetros da agua,uma serie de coisas podem ter levado a morte dos escalares....

 

Coloca um setup e umas fotos

 

 

 

Como faço para meter fotos? Já tentei mas não consigo .

Editado por Isa Domingos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

 

2 x 150w para um aqua de 80cm ????

 

deixa ver ... conselho da loja ... ?

 

tens a agua a que temperatura ?

 

se tens um filtro interno nao deve ter sido falta de oxigenio. digo eu ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Como faço para meter fotos? Já tentei mas não consigo .

deixo.te aqui um link que te explica passo a passo.....tem cuidado é depois no formato que colocas para não ficarem muitas pesadas.....

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184122

Editado por marcio11
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

 

2 x 150w para um aqua de 80cm ????

 

deixa ver ... conselho da loja ... ?

 

tens a agua a que temperatura ?

 

se tens um filtro interno nao deve ter sido falta de oxigenio. digo eu ...

 

 

Sim, foi conselho da loja... vejo que é errado :/

 

A água varia entre os 25 e os 27,5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

nao é errado , mas é exagerado.

 

infelizmente há muitos lojistas menos honestos que só se interessam em vender ... ou que percebem tanto do assunto, como eu percebo de viajens á lua.

 

nao sei se a temperatura a oscilar 2,5 é muito bom. na minha opiniao, deixava so um termoestato nos 25º/26º.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

na minha opiniao ...

 

esses buzios ... fora.

 

essas pedras ... nao sei o que sao, mas ... fora.

 

esse areao ... menos.

 

nao ciclaste o aquario. acho que esta por ai, a base do teu problema.

 

eu apostava em mais troncos ( nao implica barrotes, algo ramificado e estreito) e umas plantas de facil manutençao, tipo fetos de java e anubias. talvez um pouco de musgo de java a um canto.

 

para dar um aspecto mais natural. os peixes vao agradecer ...

 

pesquisa aquarios na net e tira ideias.

 

nao tenhas pressa de fazer tudo ja amanha, uma coisa de cada vez. com calma e bem pensado.

 

ps: nao acrescentes mais peixes durante um mes ou dois. deixa o aquario estabilizar.

 

ps 2: os escalares quando crescem, têm tendencia de comer tudo o que lhes passe pela goela, isto inclui neons e outros peixes do mesmo tamanho.

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

na minha opiniao ...

 

esses buzios ... fora.

 

essas pedras ... nao sei o que sao, mas ... fora.

 

esse areao ... menos.

 

nao ciclaste o aquario. acho que esta por ai, a base do teu problema.

 

eu apostava em mais troncos ( nao implica barrotes, algo ramificado e estreito) e umas plantas de facil manutençao, tipo fetos de java e anubias. talvez um pouco de musgo de java a um canto.

 

para dar um aspecto mais natural. os peixes vao agradecer ...

 

pesquisa aquarios na net e tira ideias.

 

nao tenhas pressa de fazer tudo ja amanha, uma coisa de cada vez. com calma e bem pensado.

 

ps: nao acrescentes mais peixes durante um mes ou dois. deixa o aquario estabilizar.

 

ps 2: os escalares quando crescem, têm tendencia de comer tudo o que lhes passe pela goela, isto inclui neons e outros peixes do mesmo tamanho.

 

cumps.

 

Obrigada, pelos conselhos...

 

Vou segui los... iniciei me neste hobbie à sensivelmente pouco tempo. E como qualquer pessoa (acho) aconselhei me na loja.

 

E agora....vejo que não foi a melhor opção. Pois vejo, a cada dia que passa, que os erros recomendados...estão a prejudicar e matar os meus peixes.

 

Já agora....o que significa "ciclar" a água? e como faço?

 

Mais uma vez... muito Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pesquisa aqui no forum por ciclo do azoto. Tens muitos topicos a explicar. Basicamente é por o aqua a trabalhar com o filtro, termo e agua durante 3 a 4 semanas e ir pondo um pouco de comida dia sim dia não. Depois entao pode se por peixinhos 1 ou 2 de cada vez.

Cumps,

Luis Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Isa. Antes de mais bem vinda ao hobbie e ao forum.

 

O aconselhar na loja nem sempre é mau, porque adquires um lugar de confiança. Lê os vários tópicos existentes cá no forum, para iniciantes, ciclo de azoto, informa-te sobre os peixes que gostas e as condições que necessitam para um desenvolvimento correcto.

 

Não faças já as mudanças no aquário, lê bem primeiro e depois decide-te sobre o que precisas e pretendes.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.