Lucky strike Publicado Dezembro 12, 2012 Publicado Dezembro 12, 2012 Olá a todos. Desde que pequenino que sempre quis ter um aquário, mas os meus pais não me davam porque aquilo dava uma trabalheira medonha, diziam eles. Bem... este dias estava eu a fazer compras, quando vi este aqário de 90L, já, "todo" equipado e como estava a um preço razoável... comprei. O áqua tem um filtro interno, um termostato (sem termómetro) e 4 plantas vivas, mas como não tive atenção, n sei as espécies das plantas pois deitei as etiquetas fora após a compra. Terrível erro de principiante, mas voltarei em breve à loja para obter os nomes das mesmas. Deixo aqui as fotos das plantas, para se alguém as conseguir identificar. O áqua está neste momento a ciclar ( 3º dia). Meti-lhe areia preto de quartzo que comprei e mais nada. Começaram aqui os problemas. 1: esqueci-me de meter substrato fértil por baixo da areia (nem sequer pensei nisso, apesar de ser óbvio) e esqueci-me de ferver a areia, pois como vinha embalada, pensei que estaria pronta a meter no áqua directamente. Agora queria meter substrato fértil mas só de pensar que tenho de tirar tudo outra vez (em pleno início de ciclo ainda por cima). E teria de comprar 2 ou 3 baldes para reservatórios. Ou seja, não poderei usar substrato líquido? Tem a mesma eficácia? Ou então é mesmo melhor recomeçar tudo outra vez? 2. O filtro é manifestamente insuficiente na minha opinião. nem sequer tem escritas as especificações técnicas do débito nem nada. É uma esponja, uma bomba de água e já está. PENSO QUE SERÁ VITAL COMPRAR UM FILTRO EXTERNO, até porque é feio ver um filtro interno dentro do áqua... a ocupar quase 10% do seu volume total. Pensei num tetratec ex 700 (5€ mais caro que o ex 600), por ser externo e ter lido boas opiniões. Mas evidentemente, preciso de um móvel para o aquário e filtro. Neste momento o áqua está em cima de um pequena mesa. Antes de comprar o filtro, é essencial ter o móvel para depois ter o filtro lá dentro. 3. A luz do aquário é insuficiente. Quero que as minhas plantas cresçam saudáveis e que proliferem no aquário. A o tubo florescente que tenho é 1x24W. Parece-me manifestamente insuficiente, ainda que as plantas até possam não precisar de muita luz (não sei). Mesmo com a luz ligada, parece-me um pouco escuro. 4.ontem passei aqui no fórum um bom pedaço a pesquisar e sobre algas e fiquei com medo, muito medo. Essa parece ser a grande praga dos aquários. desmotiva muito a malta e são muitas vezes difíceis de superar. Sei que o excesso de luz ajuda à proliferação das algas, assim como a presença de um substrato fértil e a presença de CO2. Desta forma, acho que os meus primeiros peixes (queria começar com uma população de 3-4 peixes) serão comedores de algas. Por isso aceito sugestões. estava a pensar em guppys, mas repensei verdadeiramente e queria primeiro assegurar a total estabilidade e consistência do aquário durante 2-3 meses, para depois meter peixes mais ornamentais. Por agora é tudo. A cada artigo/tópico que se lê, surgem cada vez mais dúvidas. É mesmo assim, mas estou a adorar isto. Aceito sugestões. Cumps. P:S. carreguei umas imagens do aquário na galeria, mas aguardo aceitação por parte da moderação. Não está fácil. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
luizinho069 Publicado: Dezembro 12, 2012 Publicado: Dezembro 12, 2012 Olá a todos. Desde que pequenino que sempre quis ter um aquário, mas os meus pais não me davam porque aquilo dava uma trabalheira medonha, diziam eles. Bem... este dias estava eu a fazer compras, quando vi este aqário de 90L, já, "todo" equipado e como estava a um preço razoável... comprei. O áqua tem um filtro interno, um termostato (sem termómetro) e 4 plantas vivas, mas como não tive atenção, n sei as espécies das plantas pois deitei as etiquetas fora após a compra. Terrível erro de principiante, mas voltarei em breve à loja para obter os nomes das mesmas. Deixo aqui as fotos das plantas, para se alguém as conseguir identificar. O áqua está neste momento a ciclar ( 3º dia). Meti-lhe areia preto de quartzo que comprei e mais nada. Começaram aqui os problemas. 1: esqueci-me de meter substrato fértil por baixo da areia (nem sequer pensei nisso, apesar de ser óbvio) e esqueci-me de ferver a areia, pois como vinha embalada, pensei que estaria pronta a meter no áqua directamente. Agora queria meter substrato fértil mas só de pensar que tenho de tirar tudo outra vez (em pleno início de ciclo ainda por cima). E teria de comprar 2 ou 3 baldes para reservatórios. Ou seja, não poderei usar substrato líquido? Tem a mesma eficácia? Ou então é mesmo melhor recomeçar tudo outra vez? O melhor é mesmo tirares a areia para a lavares bem! Tira a água mas não a voltes a utilizar. Tem paciência... Em relação ao substrato até podes nem pôr. Depende das plantas que queres introduzir no aquário. 2. O filtro é manifestamente insuficiente na minha opinião. nem sequer tem escritas as especificações técnicas do débito nem nada. É uma esponja, uma bomba de água e já está. PENSO QUE SERÁ VITAL COMPRAR UM FILTRO EXTERNO, até porque é feio ver um filtro interno dentro do áqua... a ocupar quase 10% do seu volume total. Pensei num tetratec ex 700 (5€ mais caro que o ex 600), por ser externo e ter lido boas opiniões. Mas evidentemente, preciso de um móvel para o aquário e filtro. Neste momento o áqua está em cima de um pequena mesa. Antes de comprar o filtro, é essencial ter o móvel para depois ter o filtro lá dentro. Acho que devias arranjar mesmo um filtro externo! 3. A luz do aquário é insuficiente. Quero que as minhas plantas cresçam saudáveis e que proliferem no aquário. A o tubo florescente que tenho é 1x24W. Parece-me manifestamente insuficiente, ainda que as plantas até possam não precisar de muita luz (não sei). Mesmo com a luz ligada, parece-me um pouco escuro. Tenta arranjar uma lampada mais forte! 4.ontem passei aqui no fórum um bom pedaço a pesquisar e sobre algas e fiquei com medo, muito medo. Essa parece ser a grande praga dos aquários. desmotiva muito a malta e são muitas vezes difíceis de superar. Sei que o excesso de luz ajuda à proliferação das algas, assim como a presença de um substrato fértil e a presença de CO2. Desta forma, acho que os meus primeiros peixes (queria começar com uma população de 3-4 peixes) serão comedores de algas. Por isso aceito sugestões. estava a pensar em guppys, mas repensei verdadeiramente e queria primeiro assegurar a total estabilidade e consistência do aquário durante 2-3 meses, para depois meter peixes mais ornamentais. Tens vários tipo de comedores de algas (não te consigo ajudar nisso mas pesquisa). Por agora é tudo. A cada artigo/tópico que se lê, surgem cada vez mais dúvidas. É mesmo assim, mas estou a adorar isto. Aceito sugestões. Cumps. P:S. carreguei umas imagens do aquário na galeria, mas aguardo aceitação por parte da moderação. Não está fácil. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972
Recommended Posts