Projecto para inicio de 2013


fjcaseiro

Recommended Posts

Boas a todos, eu sou mais um dos que tem bastantes duvidas, mas que lê posts e mais posts para tirar duvidas.

 

Tenho um pequeno aqua de 60l e tenho em mente a construção de um novo agora no inicio do ano.

 

As medidas serão as seguintes:

 

130*40*60 de altura, com vidro de 10mm. 312lts brutos

 

A finalidade será albergar a minha fauna actual

 

1 escalar coy com uns 10 cm

8 escalares zebra/marmore, dourados e 1 branco.

8 neons - para aumentar para uns 15

2 corys albinas, para aumentar para 8 a 8

1 pleco

2 SAE

1 Comedor de algas chinês

 

... mais algumas opções que ainda estão em aberto.

 

 

1ª duvida, será aconselhável a colocação de uma travessa tipo francesa mais ao menos a meio do aquário para lhe dar mais resistência? ou será melhor mandar fazer uma cantoneira em ferro que contorne os vidros, ou não se justifica nenhuma das hipóteses anteriores, basta que fique bem colado.

 

2ª Comprei já um filtro tetratec 1200, usado com 4 meses, factura e garantia, por 70 euros. Este filtro será suficiente? não tenho ideia de para já ter ciclideos. ou ser+a melhor colocar um 2º filtro?

 

3º devido ao custo dos substratos, estou a pensar por como fértil humus de minhoca, bem lavado em várias águas,e fervido em 20 a 30 minutos.

 

como substrato inerte tenho como idealizado o uso de JBL MAnado.

 

Como iluminação pretendo uma de 120cm, com 4x54w. Será suficiente/demasiado? ainda não sei as lâmpadas que devo colocar. isso será quase a ultima coisa. também não sei se será um projecto DIY ou a compra de uma calha. já vi em qualquer lado, online, uma calha de 120 que com os pezinhos de suporte, consegue fazer 132cm.

 

Como flora ainda está mto em aberto, mas a minha ideia será utilizar as sagitária subulata, para fazer um tapete, a sassiflora para plantas de fundo, e como na fauna, ainda tenho mto em aberto. Onde comprar plantas a melhor preço. sou de Braga, posso deslocar ao Porto para tal.

 

Tenho várias pedras que apanhei na zona de Trás-os-montes, Vimioso, de cor avermelhada fogo, acastanhada e cinzentas, em que têm um aspecto rude e com uma palete de cores variadas na mesma pedra, em que perecem camadas. Que tratamento alem de lavar bem, ferver e passar com uma escova para limpar tudo bem limpinho, devo efectuar para ver se as rochas são compatíveis com um aquário. Depois posso colocar fotos das ditas, daqui a uns dias.

 

Em relação ao Co2, de incio vou utilizar o o sistema da nutrafin de co2 diy, que comprei aqui no fórum, usado, com a mistura "caseira", e mal possa monto um sistema de Co2 de extintor com válvula eléctrica e respectivo difusor.

..Já agora, qual a diferença entre um difusor e um reactor?

 

Agradeço criticas ao futuro aquário, orientações, dicas, tudo o que acharem que será benéfico para o melhor desenvolvimento do projecto.

 

Tb tenho idealizado uma raiz (ainda n comprei), de redmore wood.

 

 

Obrigado a todos os que me possam ajudar.

Editado por fjcaseiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olha se gostares das plantas que estou a oferecer ao marcio11 também podes levar umas.

E se te deslocares ao porto indico-te umas lojitas boas e tal.

 

Abraços Tiago Dias

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos, eu sou mais um dos que tem bastantes duvidas, mas que lê posts e mais posts para tirar duvidas.

 

Tenho um pequeno aqua de 60l e tenho em mente a construção de um novo agora no inicio do ano.

 

As medidas serão as seguintes:

 

130*40*60 de altura, com vidro de 10mm. 312lts brutos

 

A finalidade será albergar a minha fauna actual

 

1 escalar coy com uns 10 cm

8 escalares zebra/marmore, dourados e 1 branco.

8 neons - para aumentar para uns 15

2 corys albinas, para aumentar para 8 a 8

1 pleco

2 SAE

1 Comedor de algas chinês

 

... mais algumas opções que ainda estão em aberto.

 

Na minha opinião podes aumentar os comedores de algas.....

 

 

1ª duvida, será aconselhável a colocação de uma travessa tipo francesa mais ao menos a meio do aquário para lhe dar mais resistência? ou será melhor mandar fazer uma cantoneira em ferro que contorne os vidros, ou não se justifica nenhuma das hipóteses anteriores, basta que fique bem colado.

 

 

 

 

Podes colocar travessas francesas em baixo e em cima penso que no vidro da frente e no de traz fica porreiro e não atrapalha depois para colocares o filtro....

 

2ª Comprei já um filtro tetratec 1200, usado com 4 meses, factura e garantia, por 70 euros. Este filtro será suficiente? não tenho ideia de para já ter ciclideos. ou ser+a melhor colocar um 2º filtro?

 

3º devido ao custo dos substratos, estou a pensar por como fértil humus de minhoca, bem lavado em várias águas,e fervido em 20 a 30 minutos.

 

Húmus de minhoca é uma boa opção, eu também utilizei....podes também por JBL aquabasis plus não é muito caro e é bom....

 

como substrato inerte tenho como idealizado o uso de JBL MAnado.

 

Eu gosto do manado da um ar natural....

 

 

Como iluminação pretendo uma de 120cm, com 4x54w. Será suficiente/demasiado? ainda não sei as lâmpadas que devo colocar. isso será quase a ultima coisa. também não sei se será um projecto DIY ou a compra de uma calha. já vi em qualquer lado, online, uma calha de 120 que com os pezinhos de suporte, consegue fazer 132cm.

 

Como flora ainda está mto em aberto, mas a minha ideia será utilizar as sagitária subulata, para fazer um tapete, a sassiflora para plantas de fundo, e como na fauna, ainda tenho mto em aberto. Onde comprar plantas a melhor preço. sou de Braga, posso deslocar ao Porto para tal.

 

Tenho várias pedras que apanhei na zona de Trás-os-montes, Vimioso, de cor avermelhada fogo, acastanhada e cinzentas, em que têm um aspecto rude e com uma palete de cores variadas na mesma pedra, em que perecem camadas. Que tratamento alem de lavar bem, ferver e passar com uma escova para limpar tudo bem limpinho, devo efectuar para ver se as rochas são compatíveis com um aquário. Depois posso colocar fotos das ditas, daqui a uns dias.

 

Em relação ao Co2, de incio vou utilizar o o sistema da nutrafin de co2 diy, que comprei aqui no fórum, usado, com a mistura "caseira", e mal possa monto um sistema de Co2 de extintor com válvula eléctrica e respectivo difusor.

..Já agora, qual a diferença entre um difusor e um reactor?

 

Agradeço criticas ao futuro aquário, orientações, dicas, tudo o que acharem que será benéfico para o melhor desenvolvimento do projecto.

 

Tb tenho idealizado uma raiz (ainda n comprei), de redmore wood.

 

 

Obrigado a todos os que me possam ajudar.

 

O filtro e a iluminação não te posso ajudar visto que não percebo muito....mas vou sem duvida acompanhar

Editado por marcio11
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha se gostares das plantas que estou a oferecer ao marcio11 também podes levar umas.

E se te deslocares ao porto indico-te umas lojitas boas e tal.

 

Abraços Tiago Dias

Boas, desde já obrigado.

 

...mas quais são??? lol

 

Eu aceito tudo de boa vontade.

 

Já estou a criar" plantas para a futura montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.