A psicologia do peixe dourado...


Recommended Posts

Olá!

Queria saber algumas respostas das perguntas que vou formular:

Quanto tempo demora a memória do peixe dourado?

Será que ele por andar sempre no mesmo aquário não fica stressado? Não fica aborrecido?

Se dizem que ele tem um cérebro pequenino porque é que quando levanto a tampa eles vem logo acima pois sabem que lhes vou dar de comer?

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Linus ! Não posso deixar de dizer que achei uma certa graça as tuas perguntas :? Bom aki fica a minha opinião:

 

Qto ao facto do peixe ficar ou não "stressado" isso depende do aquario onde ele viva. Se fôr colocado num aquario pequeno onde não se respeite o espaço minimo que o peixe deva ter é claro que ele ficará stressado. Tb a maneira como mantemos o aquario ( se temos a agua limpa ou não, a decoração natural,etc) é factor preponderante.

 

Qto ao facto do cerebro pequenino :) é de facto verdade que os peixes tb como outros animais de estimação estabelecem com o dono uma relação de afectividade onde a comida é um estimulante a essa mesma afectividade. O animal associa o dono à comida e sabe por instinto (reflexo de Pavlov) que o desconforto associado à fome é saciado qdo o dono dá comida. Isso acontece em todos os animais quer gatos, cães, passaros onde os peixes não fogem à regra.

 

Qto ao facto de terem memória isso é possivel... Poix a reação dos meus peixes é diferente qdo me vêem a mim ou a outra pessoa qualquer isso quer dizer que não se esquecem facilmente de quem trata deles.

 

É tudo :roll:

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Bem, vi isto em www.portaldascuriosidades.com , na parte dos animais:

 

"3 Segundos é o tempo que dura a memória de um peixinho dourado de aquário."

 

Pronto, aí está a resposta à tua pergunta!! :)

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, o portal das curiosidades parece-me ser exactamente o tipo de sítio onde os mitos prosperam. Estou farto de ouvir essa dos 3s mas ainda ninguém me foi capaz de dizer porquê ou onde se chegou a essa conclusão. Tanto quanto me diz respeito e até prova em contrário é uma afirmação que se auto-sustenta, diz-se porque se diz.

Aliás porque achas que ele vêm logo à tampa quando lhe vais dar de comer? talvêz porque se lembre não? dás-lhe de comer de 3 em 3s? :)

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aliás porque achas que ele vêm logo à tampa quando lhe vais dar de comer? talvêz porque se lembre não? dás-lhe de comer de 3 em 3s?

No site diz os 3 segundos mas também não acredito muito...

Mas também tenho outra dúvida: já reparam que por exemplo um Betta ou um Escalar é um pouco mais inteligente que o peixe dourado? Eu já tive alguns peixes tropicais e reparei que apesar de mais pequenos em tamanho, devem ter um cérebro maior. É que o peixe dourado anda de um lado para o outro feito uma galinha e os tropicais dá-me a sensação que pensam um bocadinho mais.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os escalres parecem-me mais inteligentes porque eu toco com o dedo no aquário e eles vêm logo ter. São curiosos...

Apesar do peixe dourado ser o meu peixe favorito, eles também vêm ter ao dedo quando o encosto no vidro, mas passado um tempo vão-se logo embora.

Deculpa lá a gracinha mas um poecilideo pode ser muita coisa!!!

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, sim claro... :lol: n tinha entendido :oops:

se bem que toda a família partilha de elevados níveis de inteligência.

O ppl costuma dar o Óscar como exemplo maximo. Nunca tive nenhum, mas todos os outros q tive são fantásticos.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D olá

Sou recém-chegada ao fórum de aquariofilia...o motivo que me levou a registar foi o gosto por peixes (comum entre todos nós :? ). O meu peixe favorito tal cm o do linus é o peixe dourado, e a pergunta "qto tempo demora a memória de um peixe dourado?" suscitou alguma curiosidade...Será que são mesmo 3 segundos??? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que os três segundos podem ser aplicados, mas relativamente a factos recentes, ou seja, o peixe dourado apresenta fraca memória de curto prazo, mas deve possuir uma boa memória para factos passados!! Se não se recordava de factos passados ele não se deslocava à superfície da água quando levanto a tampa do aquário!! :sleeping:

Já agora: eles não ficarão mais inteligentes com a idade? :shock:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais