Criação de discus artificial


marcioinacio

Recommended Posts

Devido á generosa oferta do nosso user Paulo Fernandes, eu e o Sérgio temos em casa alevins de Discus. Esta experi~encia quase impossível é dos desfios mais díficies que vou passar na aquariofilia pelo facto de os pais não estarem presentes e n terem o muco pelo qual eles se alimentam nos primeiros dias. Devido a esse facto tenho de arranjar alternativas. Precisarei de toda a vossa ajuda.

 

Neste momento tenho cerca de 20 alevins a começar a nadar e uns quantos paraditos. Dou Mikropan da Sera e também ovo cozido, embora eles não liga nada ao ovo cozido o mesmo n se passa com o Mikropan.

 

Se alguém tiver sugestões agradeço que nos ajude.

 

As probabilidades de eles se safarem é muito pouca, mas com ajuda de todos pode ser que consigamos safar(ouve quem conseguisse segundo o Paulo). Esta experiência pode ser enriquecedora para todos nós, por isso por favor colaborem.

 

Sérgio conto contigo

 

Um abraço

 

Márcio Inácio

 

Amanhã fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha ultima postura houve uma ganda zanga no casal e então saquei os dois do aqua e consegui safar mts devido a um produto que substitui o muco. chama-se FOOD U e é da aqualine Germany. comprei-o em Coimbra na Fitónia. se precisarem de ajuda digam. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente morreram todos hoje á noite. Não sei o que se passou mas quando me deitei estavam todos impecáveis, quando acordei, já tinham morrido todos. Mas estou disposto a tentar outra vez com esse produto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Fala com o Fernando Soares da Marinha Grande que ele ja' fez isso varias vezes!!

O Nick dele é fsoares.

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que não deverias tercomeçado a alimentá-los porque eles ainda estão a absorver o saco vitelino.

A comida em excesso, ou inapropriada é letal, como imaginam.

Os que ainda tenho em casa ainda não os alimento, já morreram 4 ou 5 mas a grande maioria estão ainda vivos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tambem tenho novidades

Das 2 caixas que tinha numa delas morreram todos

Na outra tenho 7 bem vivos

Mas o segredo tá guardado numa caixa a 7 chaves.

Vamos a ver amanha se ainda estão vivos.

 

Na caixa que morreram era o seguinte esquema

 

Agua -> Da torneira a temperatura normal (27 28 graus)

Tirava-os para outra caixa para comerem e renovava a agua da caixa onde 'moravam'

Resultado: Morreram todos de ontem para hoje.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comecei agora a "alimentar" os meus.

Digo alimentar, mas coloquei uma porção bastante pequena de gema de ovo num dos bordos da caixa de plástico que se encontra dentro do aquário. ainda há alevins que não nadam livremente.

 

Quando nasceram??? podes considerar que nasceram no Domingo e que tu és o pai :D :D :D .

 

Agora a sério penso que têm 5 e 6 dias após as posturas.

 

Paulo Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Sérgio, quero saber depois o segredo, eu devia ter feito como tu e separalos em duas ou mesmo mais caixas. Depois não te esqueças de revelar o segredo. Já tenho mais informação disponivel e se o Paulo me quiser arranjar quando tiver mais uns. Estou disposto a tentar outra vez, mas desta vez mais cuidadoso ainda e separadinhos.

 

Vamos esperar para ver, e muito boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal.

 

Regal:

 

Obrigado, quando precisar passo por lá.

 

Novidades:

 

Continuam vivos os meus 7 alevins :?

Vou começar a desvendar a minha tecnica (ainda não sei se é boa ou má) aos poucos para o pessoal continuar a ver o topico.

 

Tenho uma caixa em banho maria dentro de uma maior.

Essa caixa contem uma pedra difusora e a agua está tratada com Sera Aquatan e com JBL Denitrol.Os alevins só saiem dela para outra para comer.

 

Amanha há mais....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tb tenho um casal que todas as semanas faz posturas e todas as cemanas deito centenas de alevins para o lixo, pois os pais quando eles eclodem comem-os.

 

Espero que apareça aqui boas dicas quero tentar fazer arteficialmente

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mais um dia

 

Um pouco triste, pois pela 1ª vez tive 2 baixas

Vamos a ver se os outros se aguentam.

 

Continuando a minha tecnica (se assim se pode chamar)

 

Dou lhes comer 4 a 5 vezes ao dia e a comida é composta por gema de ovo e JBL Baby (01).

Se amanha tiverem vivos vou tentar dar lhes comer vivo( lá vou eu chatear o Regal)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu ainda não disse nada, mas as perspectivas não são muito animadoras.

 

Todos os dias morrem alguns e neste momento devo ter aí uns dez a nadar. Os outros estão com falta de vitalidade e não lhes auguro um bom futuro bowdown

 

O que me faz estar mais apreensivo é que aqueles que vão sobrevivendo, não cresceram o que indicia que não se alimentam, pois se isso acontecesse eles cresceriam de dia para dia.

 

Dou-lhes gema de ovo três ou 4 vezes por dia com frequentes mudas de água, mas mesmo assim penso que não será desta que obtemos sucesso.

 

fica para a próxima.

 

Vou colocar fotos quando tiver tempo.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Regal, mas penso que não vamos a tempo, porque já me restam poucos.

 

O facto dos escalares recém nascidos comerem microvermes não quer dizer que os discus comam, porque eles também não comem artémia recém eclodida. Isto deve-se ao facto de eles não terem boca mas sim um "bico" para retirarem o muco dos pais (lembra-te que eles debicam nos pais). Enquanto não crescem um pouco é muito dificil fazê-los comer e se eles não comem também não crescem...

 

temos que apurar a técnica nitidamente.

 

Paulo Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já te dei conhecimento, para a próxima, gostava de partilhar a tentativa, uma coisa é certa, a gema de ovo faz com que eles se alimentem durante uns dias.

 

Mas porque é que não vão mais além? São estas as questões que teremos que começar a colocar.

 

Outra ideia que tive foi tentar explorar o seu extinto animal, ou seja, criar uma réplica do muco dos pais, e aí teria que se começar por criar uma réplica dos próprios pais, tipo em PVC colorido, criar a forma de um Disco e mantê-lo dentro do aquário ao sabor da corrente.

 

Nesse mesmo PVC, criar um tipo de massa que se fixe onde contenha os ingredientes para substituir o muco. Talvez a gelatina sirva para a fixação temporária.

 

Que elementos proteicos tem o muco? Há alguma informação nesse sentido?

 

Quais os alimentos que podemos juntar na massa para alimento?

R: Gema de Ovo e .......... talvez gelatina, talvez spirulina em pó, artémia moída, Microvermes (1-3 mm).

 

Era bom comerçarmos a colocar estas questões e tentar saber as respostas, para que, de fututro, possamos ter sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vocês sabem eu sou um pouco doido.

 

Pois eu via os meus alevins todos a morrer e como um casal Blue Diamond resolveu fazer uma postura num aquário liso, eu resolvi soltar os pequenos no aquário com os BD e.... eles fixara-se aos pais e não foram comidos, parecendo os Pais adoptivos querer tratar deles uma vez que os colocam na boca e junto aos ovos que ainda não eclodiram.

 

Se der (mesmo assim ponho as minhas dúvidas) era uma sorte tremenda.

 

Uma foto do casal com a postura ontem.

 

Pic_238_19.jpg[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é as esperanças rapidamente passam a frustrações....

 

Um dos pais para além de comer os filhotes comeu também os ovos.

E assim terminou mais esta tentativa da minha parte.

Para aqueles que querem tentar irei contactá-los quando tiver novamente alevins.

 

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais