Ancistrus muito inchado!


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Ontem á noite quando alimentei os peixes não vi o meu ancistrus mas como ele se costuma esconder na toca não liguei,

hoje de manha quando cheguei perto do aquário ia caindo para o lado...

 

O meu ancistrus está muito inchado(todo e mesmo muito)e com as guelras avermelhadas, ontem não sei se ja estava assim mas antes não estava de certeza, não sei o que possa causar isto com tal rapidez...

 

Neste momento e até dia 23(infelizmente antes não tenho como),só tenho em casa a seguinte medicação:

Api bacter stop betta

flagyl 250mg,

 

O que e que faço? Não consigo diagnosticar a causa em concreto e estou com medo de agravar a situação ao tratar inadequadamente...

 

O set up e parâmetros do aquário são os seguintes:

 

Aquário 22 litros reais

Fitro interno sera 350 lt/h com ceramicas e lã de vidro

Iluminação 14w 11h/dia

bomba ar pequena

termostato 25w tem 26ª

 

Fauna

12 guppys com 1 mes e meio

1 clea helena

1 ancistrus aprox. 5 cm

 

Flora

bacopa caroliniana

 

Testes

 

ph 6.5/7.0

kh 40 mg/l

gh 100 mg/l

no2 0

no3 20 mg/l

 

O de amónia não tenho mas duvido que seja por isso pois o aquário já está ciclado há muito tempo

 

Só lhe consegui tirar uma foto antes de fugir para a toca e não quis estar a incomoda-lo ainda mais,

 

http://imageshack.us/photo/my-images/515/p1211121200.jpg/

 

O que é que acham que devo fazer?

 

Please help me!

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode ser uma femea..............

dá-lhe uma ervilha descascada

Mesmo sendo uma femea(não me parece pois já tem algums barbilhos) não é norma inchar assim tanto de um dia para o outro, pois não?

 

Sim já tinha pensado na ervilha mas como não tenho como ir comprar hoje estive a pesquisar e vi que a batata faz algo parecido, dei batata hoje e vou tentar dar ervilhas amanhã, mas será o suficiente?

É estranho inchar tanto de um dia para o outro, na foto não se vê mas os olhos estão inchados também...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, pela foto não consigo ver nada de muito anormal. Se calhar morreu um guppy e ele papou-o, da+i ter aparecido assim de um dia para outro.

 

Experimenta a ervilha, e logo se vê como corre.

 

Notas as escamas eriçadas?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, pela foto não consigo ver nada de muito anormal. Se calhar morreu um guppy e ele papou-o, da+i ter aparecido assim de um dia para outro.

 

Experimenta a ervilha, e logo se vê como corre.

 

Notas as escamas eriçadas?

 

Os guppys tive a conta-los e estão todos, por isso não é essa a causa certamente.

Noto algumas escamas eriçadas alem de ter um inchaço maior do lado direito , os olhos estão muito maiores e alguma vermelhidão nas guelras...

Vou ver com a ervilha pode ser que melhores mas gostava de descobrir o que se passou.

A ervilha tem que ser cozida ou pode ser crua?

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem de ser cozida. Depois de cozinhada espremes a parte de dentro e descartas a pele.

 

Mas isso parece me ser parasitico, se é só de uma lado então... Pode ser hidropsia. Mas essa doença é bacteriana

 

Vê lá aqui se encontras algo parecido

 

http://www.sera.de/f...t/page5.html#/8

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem de ser cozida. Depois de cozinhada espremes a parte de dentro e descartas a pele.

 

Mas isso parece me ser parasitico, se é só de uma lado então... Pode ser hidropsia. Mas essa doença é bacteriana

 

Vê lá aqui se encontras algo parecido

 

http://www.sera.de/f...t/page5.html#/8

 

Thanks Paul,

vou dar uma vista de olhos no link, já tive a pesquisar e realmente parece ter sintomas de várias doenças daí a minha duvida em como tratar...

Podem ser parasitas, hidrópsia ou pop eye não consigo descartar nenhuma das hipoteses...

Vou ver como corre com a ervilha e batata(também li que faz bem em alguns foruns) e se não houverem melhoras estava a pensar iniciar o tratamento com flagyl, só no dia 23 e que poderei comprar um antibacteriano de largo espectro, por agora tenho que esperar e ver como corre, tenho o da api mas já tive uma má experiencia com ele(coloquei aqui um tópico com a descrição do desatre) e não queria arriscar...

 

Gosto imenso do meu ancistrus e não queria nada ficar sem ele, já ganhou um cantinho no coração e é dos peixes que mais gosto :(

Só me acontecem desgraças...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu ancistrus morreu :(

Ao j-santos e ao Paul agradeço imenso por me tentarem ajudar, infelizmente já não fui a tempo de o salvar :(

 

P.S- Todos os que se limitaram a ler a não se dignaram a pelo menos tentar ajudar(excepto os que não sabiam como), deviam acordar amanhã com uma praga de algas tão grande que não conseguissem ver os peixes...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tenho pena que nao tenhas conseguido tratar o teu menino,mas sao animais e estao sujeitos a doenças e a inevitavel morte.

o que importa é que fizeste tudo o que podias para o safar.

 

se fosses de perto dizia-te para vires aqui a casa ver os meus meninos e deixava-te escolher um ancistro........

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tenho pena que nao tenhas conseguido tratar o teu menino,mas sao animais e estao sujeitos a doenças e a inevitavel morte.

o que importa é que fizeste tudo o que podias para o safar.

 

se fosses de perto dizia-te para vires aqui a casa ver os meus meninos e deixava-te escolher um ancistro........

 

Obrigado, agradeço imenso mas de qualquer maneira mesmo que fosse tão longe, acho que não vou ter coragem de ter outro por uns tempos...

Tinha este desde muito pequeno e fiquei mesmo muito triste de o perder, quando me esquecer desta desgraça talvez pondere ter outro...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao penses assim,os animais assim como os humanos morrem e temos de encararar isso

o importante num animal de estimaçao é que se lhe possa dar as melhores condiçoes possiveis para eles viverem confortaveis. quando morrem custa mas é o ciclo da vida.....

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao penses assim,os animais assim como os humanos morrem e temos de encararar isso

o importante num animal de estimaçao é que se lhe possa dar as melhores condiçoes possiveis para eles viverem confortaveis. quando morrem custa mas é o ciclo da vida.....

 

Sim eu sei mas custa sempre, perdi um amigo...mas mais tarde ou mais cedo ia acontecer, no entanto não quero já substitui-lo, vou esperar uns tempos...talvez quando conseguir terminar o aqua maior.

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o j-santos. Se estes animais estivessem na natureza (e digo isto com algum egoísmo, mas não se iludam, manter animais em aquários é de certo modo egoísmo) não teriam as chances de sobreviver como num aquário.

 

Partindo do principio que têm bons donos (o que nem sempre acontece infelizmente) peixes doentes ou em dificuldades serão sempre tratados, tentando sempre na medida do possível garantir que sobrevivam, e ainda melhor, que não adoeçam.

 

Quando essas condições são cumpridas, e se dá a morte de um animal, provavelmente pouco haveria a fazer, e essas mortes devem ser vistas como naturais. Por mais que custe, não podemos criar e manter vida só porque que queremos. Isso está reservado a umas quantas entidades de origem e validade duvidosas (mas não entremos por aí :P).

 

O que quero dizer é que lhe deste todas as hipótese, não penses que na natureza se safaria melhor, sabes bem o que acontece aos animais velhos ou doentes.

 

Infelizmente são coisas que acontecem

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o j-santos. Se estes animais estivessem na natureza (e digo isto com algum egoísmo, mas não se iludam, manter animais em aquários é de certo modo egoísmo) não teriam as chances de sobreviver como num aquário.

 

Partindo do principio que têm bons donos (o que nem sempre acontece infelizmente) peixes doentes ou em dificuldades serão sempre tratados, tentando sempre na medida do possível garantir que sobrevivam, e ainda melhor, que não adoeçam.

 

Quando essas condições são cumpridas, e se dá a morte de um animal, provavelmente pouco haveria a fazer, e essas mortes devem ser vistas como naturais. Por mais que custe, não podemos criar e manter vida só porque que queremos. Isso está reservado a umas quantas entidades de origem e validade duvidosas (mas não entremos por aí :P).

 

O que quero dizer é que lhe deste todas as hipótese, não penses que na natureza se safaria melhor, sabes bem o que acontece aos animais velhos ou doentes.

 

Infelizmente são coisas que acontecem

 

Thaks Paul,

 

eu sei mas eu tenho tido cá uma sorte... fogo... :(

Mas dias melhores virão...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Houve um verão em que perdi um cardume inteiro de tetra x-ray! Só sobrou um que está actualmente no meu aquário. Como se juntou aos Serpae, nunca lhe arranjei mais companhia.

 

Foi a minha experiência mais frustante, vivia num terceiro andar no Algarve, e como as casas lá são tão bem construidas (NOT!!) nunca consegui manter a água a menos de 32º. Na altura passei semanas a pôr água fria diariamente no aquário, de nada valeu, foram morrendo um a um.

 

Agora que sei mais um pouco, talvez os tivesse conseguido safar... Resumindo, esse X-Ray tem um lugar muito especial lá no aquário mas sei que se está a aproximar do limite dele (já tem mais de 3 anos, por isso não sei se dura muito mais). É a vida dentro de 5 vidros, não há nada a fazer! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tinha lido o tópico, mas vi o teu estado de espirito e calculei que alguma coisa tinha corrido mal.

Quando comecei no hobby, á relativamente pouco tempo, tinha ideia que os peixes duravam bastante se lhes dermos boas condições dentro do aquário.

Tenho familiares com peixes em globos (infelizmente) e duram bastante tempo sem condições nenhumas, e parti do príncipio que um aquário como o meu poderia proporcionar uma boa e longa vida aos peixes e que mortes seriam raras, pois enganei-me, durante algum tempo morriam peixes sem eu sequer dar conta de algo estranho ou adoeciam sem eu saber o que fazer, mas com o tempo vamos ganhando um certo calo que nos torna mais frios em relação ás mortes, ou pelo menos sem nos afectar tanto.

Tenta ultrapassar isso, arranja outro por exemplo, de outra espécie ou a mesma, mas não te culpes pelo sucedido, são coisas que acontecem.

Tambem gosto muito de ancistrus, já tentei ter um, mas infelizmente apenas durou uma semana, de um dia para o outro apareceu morto, e mais uma vez sem que eu percebesse o que se passou.

Agora que o aquário está mais estabilizado, sem mortes á muito tempo provavelmente vou arranjar outro para ver se é desta.

 

Boas sorte e ânimo, provavelmente alguém aqui no forum ou numa loja encontras outro que está desejoso por viver num aquário onde será bem tratado a acarinhado, é só procurares ;)

 

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos...

Duvido que alguma vez leve alguma morte de animo leve mas eu sei que faz parte do ciclo, não disse que ia desistir dos ancistrus, apenas vou aguardar um pouco antes de ter outro.

 

O que me chateia mesmo é não fazer a mínima ideia do que aconteceu... ele estava mesmo a ficar grande e com os barbilhos a crescer e de um dia para o outro morreu...

 

Estas coisas acontecem mas eu tenho tido cá uma sina... de qualquer maneira o importante é que fiz o que podia...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho pena de não ter visto este tópico mais cedo. Os meus pêsames. É uma pena :( Os sintomas dele correspondiam todos a uma condição renal grave, seguida de acumulação de liquidos: hidropisia. Só irias conseguir tratá-lo com antibiotico. Por norma, é causada por má qualidade da água (nitratos elevados, excesso de detritos ou excesso de alimento), mas não é regra. Pode ter sido infectado através de um alimento contaminado ou algum quimico que ingeriu. A hidropisia é causada por várias doenças juntas, o que leva o sistema imunitário do peixe a agir ao máximo, os rins não aguentam a infecção, o sistema linfatico falha e os liquidos acumulam-se. Contudo, poderá também ser causada por doenças degenerativas do fígado. Aí é dificil tratar.

Tem cuidado agora com os outros peixitos: vê se eles comem bem, se não apresentam inchaços ou lesões, guelras muito vermelhas, letargia. Por vezes, a hidropisia pode ser contagiosa, caso o problema seja causado por um agente patogénico (bactéria, virus, fungo) Se vieres a adquirir outro ancistrus, alimenta-o com flocos, pastilhas ou outros alimentos, à base de vegetais. É a dieta base deles e eles adoram! As comidas para ciclideos africanos costumam ser optimas, desde que tenham como principais ingredientes os vegetais. Adicionar um pouco de spirulina também lhes faz bem. Penso que comidas com muita proteína animal possam prejudicar o fígado dos ancistrus.

Costuma vir a Lisboa? Eu podia arranjar-lhe um pouco de flocos com antibiotico, caso venha a necessitar no futuro. Ou então posso enviar por ctt, se quiser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

name='budgie' timestamp='1352842715' post='1191541'][/b]

 

Boas, tenho pena de não ter visto este tópico mais cedo. Os meus pêsames. É uma pena :( Os sintomas dele correspondiam todos a uma condição renal grave, seguida de acumulação de liquidos: hidropisia. Só irias conseguir tratá-lo com antibiotico. Por norma, é causada por má qualidade da água (nitratos elevados, excesso de detritos ou excesso de alimento), mas não é regra. Pode ter sido infectado através de um alimento contaminado ou algum quimico que ingeriu. A hidropisia é causada por várias doenças juntas, o que leva o sistema imunitário do peixe a agir ao máximo, os rins não aguentam a infecção, o sistema linfatico falha e os liquidos acumulam-se. Contudo, poderá também ser causada por doenças degenerativas do fígado. Aí é dificil tratar.

Tem cuidado agora com os outros peixitos: vê se eles comem bem, se não apresentam inchaços ou lesões, guelras muito vermelhas, letargia. Por vezes, a hidropisia pode ser contagiosa, caso o problema seja causado por um agente patogénico (bactéria, virus, fungo) Se vieres a adquirir outro ancistrus, alimenta-o com flocos, pastilhas ou outros alimentos, à base de vegetais. É a dieta base deles e eles adoram! As comidas para ciclideos africanos costumam ser optimas, desde que tenham como principais ingredientes os vegetais. Adicionar um pouco de spirulina também lhes faz bem. Penso que comidas com muita proteína animal possam prejudicar o fígado dos ancistrus.

Costuma vir a Lisboa? Eu podia arranjar-lhe um pouco de flocos com antibiotico, caso venha a necessitar no futuro. Ou então posso enviar por ctt, se quiser.

 

Agradeço imenso,

Eu já tinha visto que a comida com muita proteína animal prejudica os ancistrus visto o organismo deles estar programado para uma alimentação maioritariamente vegetal e já por isso só lhe dava pastilhas de fundo(as que tenho contem camarão) 2x por semana e nos outros dias dava vegetais, o que achei mesmo muito estranho foi a rapidez com que aconteceu ele num dia estava ok e no outro extremamente inchado, eu tenho flagyl em casa mas como não tinha um diagnóstico não iniciei logo o tratamento talvez o devesse ter feito...

 

Tenho ido a Lisboa a entrevistas, quando for envio-lhe mp.

Obrigado :)

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

Lamento a perda do peixito.

 

Se quiser posso arranjar um pequenino com +- 3cms, que me foi oferecido pelo colega do forum(QUEIMADO), dado que tenho 3.

Atenção o Flagyl é um anti-bactériano(resulta no caso de parasitoses e tricomonas), tenho muitas dúvidas que resultasse na hidropísia do ancistrus.

A alimentação, não exclusiva mas complementar, à base de vegetais e spirulina é ideal para estes peixes, pelo menos 2 refeições por semana.

Se pretender substituir as suas AMENDOAS tenho um areão preto de 2/3mm que lhe arranjo a preço simbólico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente isto ocorreu muito rápido, e o peixe apresentava sintomas um bocado díspares, mas hoje lembrei me de um membro que conseguiu curar hidropsia num barbo. Aqui está o tópico

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202461

 

Bem interessante e para relembrar em caso de necessidade

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

Lamento a perda do peixito.

 

Se quiser posso arranjar um pequenino com +- 3cms, que me foi oferecido pelo colega do forum(QUEIMADO), dado que tenho 3.

Atenção o Flagyl é um anti-bactériano(resulta no caso de parasitoses e tricomonas), tenho muitas dúvidas que resultasse na hidropísia do ancistrus.

A alimentação, não exclusiva mas complementar, à base de vegetais e spirulina é ideal para estes peixes, pelo menos 2 refeições por semana.

Se pretender substituir as suas AMENDOAS tenho um areão preto de 2/3mm que lhe arranjo a preço simbólico

 

Obrigado cmogsantos, mas por emquanto vou me deixar de ancistrus, daqui a algum tempo quando tiver um aqua maior é que vou arranjar uns para tentar reproduzir, por enquanto como o aqua é pequeno estava a pensar em colocar umas corydoras pigmeus, pois crescem pouco estou é a ter alguma dificuldade em encontra-las em lojas. Em relação ás amêndoas estava a pensar em tentar colocar musgo de maneira que fosse tapando o fundo, não sei ser será viavel mas estou ainda a ponderar opções, se optar por trocar o areão entro em contacto consigo.

 

Como estão os seu pequeninos?

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente isto ocorreu muito rápido, e o peixe apresentava sintomas um bocado díspares, mas hoje lembrei me de um membro que conseguiu curar hidropsia num barbo. Aqui está o tópico

 

http://www.aquariofi...howtopic=202461

 

Bem interessante e para relembrar em caso de necessidade

Esse tópico certamente ainda virá a ser útil a muitos de nós, infelizmente são ossos do oficio.

Não foi possível fazer nada, mas agradeço imenso a ajuda Paul, ao contrario de muitos ao menos tentou ajudar, com aliás sempre o vi fazer neste fórum, deviam haver mais users como o Paul...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estiver interessada em comprar corydoras, informo que comprei HOJE umas corydoras julii (muito lindas) na loja univers... que fica no E.Lecrec do Montijo. Tem mais 2 tipos de corys.

 

Sim, eu costumo lá ir a questão é que eu queria mesmo corydoras pygmaeus e essas está um pouco difícil...já perguntei lá e não costumam ter, em alcochete pedi a rapariga da loja para trazer e não havia no revendedor... a crystalred vende online mas queria ver se conseguia encontrar numa loja fisica...

  • Votar - 1

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais