Alevins e material filtrante


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Antes de mais não sei bem se estou a colocar o tópico no separador certo...

 

Não é bem um lago que estou a construir mas é como se fosse e estou com algumas dificuldades em encontrar algumas coisas e outras a preços praticáveis.

1- Já alguém ouviu falar em K1 Kaldness? Onde posso comprar disto e a preços viáveis?

2- Em vez de K1 ou bioballs alguém sabe de algum material que possa ser usado para fixação de bactérias e que seja um material que esta previsto estar em contacto com água potável e alimentos?

3- Onde posso adquirir esponjas e/ou aquelas placas de "esparguete" filtrante de grandes dimensões ou em grandes quantidades?

4- Alguém conhece algum criador , loja que venda alevins de carpas, ou outros peixes granditos e em grandes quantidades e que tolerem temperaturas de a roda de 20 graus?

5- Aconselham alguma loja em especial para adquirir bombas à roda de 170 mil litros/hora e bombas de ar?

 

Desculpem este bombardeamento de perguntas mas preciso de ajuda e tenho pressa.

Cumprimentos,

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Bernardo,

K1 Kaldness é um material fabuloso que, creio (tal como o "esparguete" - tapete japonês), só se consegue comprar no estrangeiro. Uso na filtração do meu lago ambos os materiais e mandei-os vir da Bélgica. O transporte até foi bem em conta.

Quanto às bombas com capacidade para 170 mil/hora, acredito que exista aí um lapso. Encontram-se, para lagos, bombas para mover 20 a 40 mil litros/hora. Mais que isso, podem existir, mas não conheço. E ordenado de ministro não chegaria para pagar a conta da EDP.

Quanto às bomas de ar, o mesmo comentário que deixei em relação ao material filtrante...

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bernardo,

 

Lagos e afins são realidades que (infelizmente para os portugueses aficcionados) não fazem parte da nossa cultura. Ingleses, alemães, franceses... esses sim, deliram com lagos e carpas Koi e têm uma indústria e um conjunto de serviços voltados para essa actividade. Como tal, existe concorrência e consegue-se encontrar material a preços convidativos.

Só para dar um pequeno exemplo, adquiri por 90 libras (qualquer coisa como 120 euros) uma bomba de ar, que debita 3000 litros/hora. Em Portugal, uma bomba equivalente (de outra marca) costava-me a "pechincha" de 540 euros. Isto há dois anos.

 

Abraço

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Carlos,

 

Pode informar-me dessa Loja?

A questão é que a litragem é mesmo muita daí necessitar de uma bomba com tanto débito e de tanta matéria filtrante.

Quanto a peixes, alevins, estou a pensar ou fazer uma importação através de alguma loja talvez de uns ciclideos resistentes ou então de umas carpas ou kinguios. Ou tentar adquirir a algum criador ou alguém que tenha em excesso.

Cumprimentos

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bernardo,

 

Indico-lhe duas lojas (online) onde pode procurar o que precisa e com as quais costumo negociar:

 

Bélgica - http://www.bassin-baignade.eu/fr/

Inglaterra - http://www.dankoi.com/

 

Se puder ajudar em mais alguma coisa, disponha.

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Carlos,

 

Mais uma vez muito obrigado. Sim gostei muito do que vi em ambas as lojas.

Gostou do processamento, etc? Por pura curiosidade, mandou vir alguma coisa em quantidade?pergunto isto por causa dos portes.

Relativamente a peixes, sabe de alguma coisa?

Cumprimentos,

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Bernardo.

 

Eu diria que gostei mais de trabalhar com os belgas. O Processamento é muito eficaz. Na primeira encomenda que fiz, entre Kaldness, matala, ração, bombas de água e ar e outros acessórios para a construção do lago, gastei perto de 2000 euros e paguei 40 pelo transporte (em várias caixas de cartão). Relativamente a peixes pouco posso adiantar. Tenho apenas carpas Koi e Kinguios que nasceram cá em casa (com excepção das primeiras, claro, que comprei nas vulgares lojas de animais).

 

Cumprimentos

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Carlos,

 

Mais uma vez obrigado.

Tem ideia de quanto tempo demoraram a processar e a enviar a sua encomenda?

Teve de a ir levantar a algum lado ou foram a casa?

Relativamente ao K1 Kaldness tenho pesquisado para saber a quantidade certa a comprar mas não consigo encontrar uma relação diria eu fidedigna.

Serão 6 tanques, cada um de 24,5 m3 cada, ou seja, 147m3, e terão bastantes peixes, serão o equivalente a tanques de engorda, por assim dizer, que quantidade de K1 aconselharia?

Ah já agora, as bombas do seu lago funcionam em continuo ou é por periodos de tempo?

Cumprimentos,

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Bernardo,

 

Acho que você está a projectar qlq coisa em grande. Muito grande. Parece-me atinado que comece a pensar em apoio profissional.

Entretanto, posso passar-lhe alguma informação que fui recolhendo e compillando, fruto do meu interesse e necessidade para a construção do meu laguito...

 

Quanto ao envio das encomendas, salvo falhas de stock, entregam passados 2 a 3 dias após receberem o pagamento (eu costumo fazê-lo por trans ferência bancária). E entregam em casa.

 

Relativamente ao Kaldness,como já deve saber, trata-se de um material desenvolvido para providenciar alojamento para as bactérias anaeróbias que promovem a filtração biológica, isto é, que degradam a amónia produzida pelos peixinhos.

Assim sendo, não vai calcular a quantidade de kaldness tendo por base o volume de água. Porque, se não tiver lá peixes, não há produção de amónia... não precisa de filtração biológica.

Tem que ter como base de cálculo a quantidade de ração administrada e a amónia produzida. Em termos práticos, o fabricante do kaldness afirma que 50 litros deste material, bem areados, conseguem degradar, diariamente, 250 gr de comida. E penso que deve estar correcto. Agora, só que tem que pensar em quantidade de peixes, quanto comem, quantidade total ração diária, quantidade de kaldness necessário...

Vai, por certo, dar uma quantidade astronómica. E tanques enormes para o alojar e arear. E bombas enormes. E tal...

Daí a necessidade de ajuda profissional...

 

Quanto às minhas bombas, funcionam em contínuo. Têm que funcionar desse modo, caso contrário, temos bronca!!

 

Bernardo, não sei até que ponto esta nossa conversa pode estar a interessar a outros usuários do forum. Se considerar mais oportuno, podemos continuar a conversar sobre o tema através de email

 

carlos.coq@netcabo.pt

 

 

Cumprimentos

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais