O meu primeiro aquario!


Vi-Zik

Recommended Posts

Antes de mais, bom dia a todos!

 

Gostaria de começar por saudar a todos e desde ja agradecer toda a ajuda que me podera ser dada.

Como principiante que sou na aquariofilia, ha uma serie de questoes que surgem, e nem sempre os vendedores especializados sabem responder bem como as revistas ou livros da especialidade o conseguem fazer de forma clara para iniciantes. Como tal, e antes de iniciar algumas das minhas questoes, vou falar um pouco do aquario que adquiri bem como as suas condiçoes para que dessa forma seja mais facil obter informaçao mais exata um vez que pretendo dar as melhores condiçoes aos meus peixes e futuros peixes para que possam ter uma vida longa e boa.

 

Aquario

Caixa - Aquatlantis de 55x30x35

Filtro - Biobox2 (Easybox Fiber, Easybox Carbon (que substitui por turfa para tornar a agua mais acida), Easybox Coarse e Easybox Aquaclay)

Termoestato - 150W

Bomba - Easyflux600

Luz - 230V 50HZ

 

Plantas (o numero refere-se ao vaso em que eu comprei)

2x Engeria Densa (que planeio aparar sempre que cresça demasiado)

1x Vallisneria Gigantea

1x Cabomba Caroliniana

 

Condiçoes (e o que infelizmente disponho menos informaçao)

PH - Estavel em 6.5

Temperatura - Estavel em 26º

 

Vou agora fazer uma breve descriçao da forma como preparei o aquario.

Apos limpar o aquario em agua corrente da rede (Matosinhos) montei o fundo com areao, rocha volcanica e um acessorio para que os peixes mais timidos tivessem um sitio onde se esconder no futuro. De seguida enchi o aquario e liguei o filtro (que tambem foi lavado com agua corrente apenas) plantei as plantas e usei nas raises das mesmas umas pastilhas Sera Florenette A, apliquei o acondicionador de agua Sera Aquatan e mais ou menos meia hora depois apliquei Sera Bio Nitrivec, apos 48h (ainda que as instruçoes apenas pedissem 24h) introduzi os primeiros peixes Tetra Neon (cardume de 10) e parei por aqui com medo de tomar alguma atitude precepitada.

 

De momento nao sei se deva aplicar algum tipo de fertilizante liquido, nao sei se fiz a opçao correcta de introduzir ja os neons ou se foi correcto o numero que introduzi. Gostaria de saber tambem a vossa opiniao sobre as especies que pretendo juntar para que nao haja stress nem ataques entre peixes, uma vez que nao quero de forma alguma introduzir no mesmo local presa e predador.

Relativamente as especies que pretendo misturar quero desde ja dizer que pretendo que o cardume de tetra neons seja de 20 individuos na fase final. Quanto as especies que pretendo juntar (consoante compatibilidade ou nao) sao as seguintes: Danio Leopardo/Zebra (ou um tipo ou o outro), Nariz de Bebado Verdadeiro (uns 6 exemplares) e Tetra Bloodfin (6 exemplares tambem). Sao especies compativeis ao ponto de nao se irritarem ou atacarem? E quanto ao numero 6 e o indicado?

Sobre a limpeza do aquario nao sei se use peixes ou ivertebrados.

 

Agradecendo desde ja me despeço,

Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vitor,

 

Bem vindo ao forum.

 

Tenho te a dizer que começaste a fazer tudo ao contrário! Compraste tudo e só depois é que vieste perguntar... já não és o primeiro infelizmente.

 

Ciclo do azoto, devias ter esperado uns 30 dias antes de pôr os peixes. http://www.fishlore.com/NitrogenCycle.htm

 

Tens a certeza das medidas para esse aquário? É que se tens, ainda vais levar mais na cabeça... Nunca na vida podes pôr 32 peixes em 57 L de água!!

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paul,

Obrigado pela resposta rapida!

Pois, o tempo nao fazia mesmo ideia, disseram-me que o ciclo de azoto se iria iniciar 24h apos usar o bio nitrivec.. pelos vistos nao. O que e que posso fazer para salvar a situaçao?

Relativamente ao numero de peixes, nao, nao pretendo colocar 32, quero 20 neons (que poderei reduzir caso nao seja necessario um cardume tao grande) mas nunca pensei ir alem dos 26 no total, tendo que abdicar de ter uma ou outra especie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eles vendem esses produtos "milagrosos", dizendo que lá dentro estão as bactérias já prontinhas para fazerem o seu trabalho, o que é mentira. É dificil manter estas bactérias vivas durante muito tempo num frasco...

 

Mas numa coisa tens razão, o ciclo do azoto começa 24 horas depois de montares o aquario. Só que termina 1 ou 2 meses depois!!!

 

Se não tiveres outro aquário para pôres os peixes ( a tua loja não te faz o favor de os guardar durante uns tempos?) vais ter que remediar a situação.

 

Primeiro que tudo é imperativo que leias o artigo que te mandei. Está em ingles, mas se procurares encontras em facilmente em Portugues.

 

Agora tens que ir controlando as concentrações de amónia e Nitritos dentro do aquário. Como vês, já te estás a meter em mais despesas!

 

Compras Testes de Amónia, Nitritos e Nitratos e vais controlando os valores (amónia e nitritos são tóxicos e o teu objectivo é teres Nitratos). Quando as concentrações dos 2 primeiros aumentarem muito, tens que mudar cerca de 20/25% da água. É algo que terás que fazer se calhar a cada 2 ou 3 dias!!!

 

Mas prepara te para perderes Neons provavelmente.

 

Mais importante que tudo é saberes o que é o ciclo!

 

Relativamente ao número de peixes, mesmo esses 26 é muita coisa. Para esse aquário não meteria mais do que 10 neons e 6 dos outros (ou narizes de bebado ou os bloodfin, tens que escolher)

 

Lembra te que esses peixes não tem escolha, o minimo que podemos fazer é dar lhes as melhores condições para eles. A não ser que penses num aquário como decoração, e aí estarás provavelmente no forum errado!

 

Se precisares de ajuda apita!

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao link que forneceste ja estive a ler.. vou comprar esses testes e começar a ter atençao aos niveis de Amonia e Nitritos bem como mudar a agua sempre que necessario. Só uma questao quanto a água nova, suponho que seja aconselhavel usar acondicionador novamente, a duvida que tenho é se devo introduzir antes de misturar com a agua nova ou depois quando estiver ja no aquario?

Quanto ao numero de peixes vou entao reduzir para 16 no total.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente, não gasto dinheiro em acondicionadores de água. Basta manteres a água em repouso durante 2 dias num garrafão destapado. O Cloro desaparece todo da água. Se o deixares ao sol ainda melhor!

 

Acho que faz mais sentido usar acondicionadores quando tens aquários muito grandes, onde não é pratico teres 50 ou 60 L de água em repouso.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já estive a fazer os testes de Amonia, Nitritos e Nitrato.

Relativamente aos valores, Amonia estava no 0.05 ou menos (usei o teste JBL NH4 Test), Nitrito estava em 0,0 mg/l e Nitrato 0mg/l (ambos os testes foram da sera). Cada teste ficou em repouso pelo menos 15 minutos.

Penso que este valores sao bons, contudo, uma vez que sou iniciante gostava de saber se de facto esta tudo bem.

Obrigado

Editado por Vi-Zik
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já tens amónia porque é o que os teus peixes estão a excretar. E foi isso que deitaste com o nitrivec (bactérias em decomposição)

 

Essa amónia vai servir para alimentar a primeira fase de bactérias (Nitrosomonas) que irão de seguida transformar essa amónia em Nitritos (tóxico) só depois (entre uma a duas semanas, no teu caso provavelmente demorará mais um bocado) é que se vão fixar as bactérias responsáveis em passar os nitritos para nitratos (Nitrobacter).

 

Num ciclo normal, verias a concentração de amónia a atingir um pico, seguido passado uns dias, de um pico de nitritos. Indicam o fim e o começo de cada uma das fases do ciclo.

 

No teu caso vai demorar mais tempo, com peixes dentro do aquário não podes deixar a amónia aumentar mais do que 0.1 ppm (já estás concerteza por esta altura a imaginar a quantidade de mudas de água que vais ter que fazer! ;)). Quando começares a medir concentrações de nitritos, vais ver que a amónia vai começar a diminuir. A mesma coisa com Nitritos/Nitratos.

 

Quando tiveres amonia e nitritos 0 e Nitratos a +5 ppm, saberás que o ciclo está completo.

 

Atenção com as manutenções do filtro. Se tiveres de limpar a biobox, as matérias filtrantes (esponjas, ceramicas, etc) devem ser limpas com água do próprio aquário para não matares a colónia de bactérias

 

Para perceberes um pouco o que está a acontecer relativamente ao ciclo:

 

Ciclo.gif

 

Os valores são meramente representativos

 

Vais ter que ter paciência e aguentar antes de comprares mais peixes. Eu sei que dá vontade de ir buscares mais, mas o aumento da carga biológica só vai induzir maior produção de amónia que as bactérias em fixação não vão ter tempo de consumir.

 

Faz tudo com calma, espera que o ciclo esteja feito para não teres problemas mais tarde (mortes de peixes, algas, etc)

 

abraço

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.