Limpa vidros morto - ajuda


Ana Carvalho

Recommended Posts

Boa Tarde

Para além de ter já há mais de dois meses 2 platys, 1 molly e 2 corydoras no meu aquário, coloquei, ainda não fez um mês plantas de baixa manutenção e um limpa vidros no entanto na semana passada fui uma semana de férias e quando regressei o limpa vidros tinha morrido.

Antes de ir de férias fiz uma ligeira TPA de 20% (limpei filtro e fiz um leve sinfonagem não limpei os vidros para que o limpa vidros tivesse que comer) e coloquei (como me tinham dito na loja) 2 ou 3 pastilhas (com medo que morressem todos e como era a primeira vez que os deixava sozinhos coloquei 3 pastilhas).

Contudo, quando regressei a aquário estava com mais algas, o limpa vidros estava morto e os restantes habitantes todos saudáveis e activos.

Será que o limpa vidros morreu de fome?? Mas tinha algas e pastilhas!! Deveria ter lhe dado alguma comida especial (na loja não me disseram nada)?

 

Fico à espera da vossa ajuda! Obrigada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive agora a ver o recibo da loja e o peixe vem com o nome de ancistrus dolichopterus (ao certo não sei se é mas era parecido com este http://en.wikipedia.org/wiki/File:Ancistrus_dolichopterus_(aka).jpg )

 

Pretendo comprar outro mas primeiro queria saber a causa da morte deste. Alguém me ajuda???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana,

 

Por apenas o que referiste acima, não consigo encontrar nenhuma solução para esse mistério. Tenho 5 ancystrus (nariz farfalhudo) em casa, e posso garantir que são bichos bastante resistentes e prestáveis.

 

Concerteza não foi alimentação a menos... Será que foi alimentação a mais? Os as pastilhas estavam estragadas/passaram a validade?

 

Meteste agum fertilizante antes de saires de casa?

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As partilhas estavam dentro da validade e segundo as instruções tendo em conta o número de peixes que tenho seriam 2 pastilhas e meia e eu por precaução coloquei três. Fiz mal? Por acaso fiz uma TPA antes de ir e coloquei fertelizante. Eles não se dão com fertelizante? Já tinha colocado antes e não aconteceu nada! Morreu envenenado? E os outros peixes porquê não sofreram nada? Agora fiquei preocupada! Quero comprar outro mas não quero que ele morra porque eu ponho fertelizante todas as semanas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm, o problema não é das pastilhas.

 

Quais são os parâmetros da água da torneira de sua casa? O TPA que fez, foi com água directamente da torneira?

 

E quanto ao fertilizante está dentro da validade? Ou por acaso meteu muito fertilizante?

 

É que se esteve uma semana de férias e colocou fertilizante a mais, a água fica turva com a reacção ao fertilizante, e os peixes vêm todos ao cimo respirar. Eu sei isto, porque quando comecei este hobby, aconteceu-me exactamente a mesma coisa, só que eu estava por casa, e consegui resolver a situação com uns TPAs de 30% todos os dias até a água ficar clarinha novamente.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Parâmetros da água ao certo não sei mas não acredito que seja disso pois tenho há mais de dois meses todos os outros peixes esão bem de saúde coloco água directamente da torneira mas condicionador).

 

Quanto aos fertilizantes também estavam na validade comprei-os ao mesmo tempo que as pastilhas e coloquei a proporção que lá indicava. A única diferença é que na semana antes em vez de colocar só uma vez por semana coloquei 2 mas eles andavam bem um pouco parado mas como havia muitas algas acho que andava entretido a comê-las.

 

O que eu continuo a achar estranho é que todos os outros estão bem!!! Quando cheguei voltei a fazer TPA e a colocar fertilizante e mais nenhum morreu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais