Evolução do Projecto 550L Discus


jacjac

Recommended Posts

Olá a todos. Estou a tentar criar um biotopo amazonas para discus. Vou tentar fazer um resumo do que vou fazendo assim podem fazer críticas.

 

Até agora tenho o aquário, uma sump, maternidades e aquário hospital e a estrutura para todo isto. Amanha coloco fotos.

O aquário tem 135(comp)*65(larg)*60(alt). 525 litros. A sump tem 200L, o aquário hospital tem 80L e a maternidade 50L.

 

Neste momento estou a tratar dos vidros do aquário, têm algumas manchas das quais ja tirei a maior parte mas ainda se notam algumas caso o aquário esteja seco (com agua nao se vêm) e a construir um móvel para a armação de ferro que tenho para o aquário. O móvel vai ser a armação coberta com madeira e isolado acustica e termicamente com entradas para electricidade e água.

 

Até aqui tudo bem. Primeiro problema: Filtragem.

 

Estou a pensar uma bomba de 2000L/h e um conjunto de matérias filtrante na sump (esponjas, sera siporax, biobolas, purigen, fibras de turfa). Acho que em termo de materias filtrantes fico bem servido, em termos de litragem não sei, mas quero ter atenção ao gasto energético da bomba e ao fluxo de água (parece que os discus não gostam de água movimentada).

 

A par da sump quero utilizar um filtro externo, tenho algumas alternativas: eheim 2217, eheim professional 3 2073, eheim ecco pro 300 ou eheim 2213(1 ou 2). Algo me inclina para o 2073, Supostamente tem o limite de 350L, mas como já tenho a sump acho que chega.

 

Termoestatos vou usar dois, 300W e 150W (só no caso de o primeiro falhar). Na sump vou ter uma parte em que vou ter um aquário plantado, que esta com luz ligada no período da noite para reduzir as diferenças de ph e oxigenção. Também ajuda com as plantas a consumir alguns nitritos. Vai ser praticamente só musgo de java.

 

A iluminação será leds, não muita intensidade. Quero um ambiente mas escuro no aquário.

 

Hardscape será maioritariamente red moor, areia (ainda estou a escolher) e algumas plantas de fácil manutenção. Talvez junta umas folhas.

 

A flora será discus. Provavelmente 20 com 5cm inicialmente e depois vou escolher cerca de 11 para se materem no aquário.

 

Isto é o projecto na minha cabeça. Amanha coloco fotos do aquário, da estrutura e da sump. A sump falta fazer mais uma divisão.

 

Se puderem ajudar na filtragem, agradeço. É o meu problema actual.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mega Problema: Peso do aquario. Acho que vai andar á volta dos 650-700kg. Vidro são 100Kg, 500L de Agua. Armação, etc. O chão aguenta? Eu sei que isto já foi discutido mas a falar com um engenheiro civil disse-me que o m^2 leva no máximo 200kg. Alguém confirma?

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um de 650l o que da uns 1000kg com móvel mais pedras e areia, etc!

 

Na altura da montagem um colega meu eng civil aconselhou me a colocar encostado a uma parede que tivesse uma viga de baixo por vias das duvidas, sempre ficava mais seguro e até Já nao se passou nada, mas tens que ver o tipo de construcao que tens em casa! É melhor confirmar antes de montares para nao ter surpresas!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vives num apartamento? A mim também me recomendaram isso, mas ainda assim não era 100% seguro, nem perto disso. Não queria nada desistir do projecto, mas isto está mesmo a chatear. Ele assegurou-me que a casa nao caía, mas era muito provavel aparecerem fissuras.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.