nunastro Publicado Setembro 30, 2012 Publicado Setembro 30, 2012 Ora boas, Tenho o aquário há cerca de 2 anos e, por vários motivos, está a anos luz de ter a atenção devida. Está na altura de dar vida ao dito, ainda que a aquisição do material tenha de ser devagarinho e só no fim montar. Aquário de 200L, filtro Eheim 2236, termostato Aquatlantis 200W, iluminação de 2 x 54 W T5 (uma Nature e outra Color). O substrato fértil é o Sera FloraDepot. Neste momento está muito despido de tudo. Em relação a peixes tenho apenas (e com muitas duvidas no que vou escrever, pois não tenho a certeza se vou dizer alguma asneira) 4 escalares, 2 peixe-gato, 1 Baryancistru e 2 Ancistrus. Tenho mais dois, mas não sei mesmo quais são. O objectivo é uma mudança radical no layout, e montar um plantado. Com a ajuda do site da Trópica já tenho algumas ideias em relação ao Layout e plantas a usar, mas continuo a pesquisa. Surgem as duvidas: - Em relação ao CO2, estou em fase de aquisição de um sistema de CO2 pressurizado, as duvidas aqui vêm quando ele chegar. - Vou adquirir um termostato Jagger, a minha duvida é qual. Continuo com 1 de 200W ou compro um de maior capacidade, principalmente por causa da aproximação do frio? Compro 1 de maior capacidade, ou 2 de menor ? - Em relação à iluminação, estarei bem servido ? - Em relação ás matérias filtrantes do filtro, de quanto em quanto tempo são necessárias mudar ? - Quanto ao subtrato fértil, disseram-me numa loja que para o que queria o JBL AquaBasis seria suficiente, mas como era evidente, há melhores. Ainda assim, pelo que tenho lido, será melhor que o da Sera. Disseram-me também que o JBL manado era o que devia usar por cima. Tenho lido que ao plantar, por exemplo, Hemianthus callitrichoides '(Cuba'), o Manado não será o mais indicado. Algum conselho? - Entre os 2, aconselham-me a usar alguma coisa no meio ? - Como já perceberam, planeio um tapete. Tenho algumas duvidas no sucesso inicial do mesmo, quanto mais não seja devido ao temperamento dos peixe gato. Os “jovens” são para o nervoso, e desconfio que vou passar a vida a replantar plantas. Algum procedimento para o evitar ? Bem, isto já vai longo. Por agora chega. Muito obrigado Citar
Recommended Posts