ajuda num novo aquario de ciclideos


kabral

Recommended Posts

este é o meu 2º aquario o primeiro era de 60cm e deste 1º vieram 2 nigrofasciatus gold pequenos com cerca de 2 cm os outros ofereci pois eram muito agressivos estes dois nao.

actualmente tenho estes dois juntos com 2 Labidochromis caeruleus lindos nao sei se sao machos ou femeas ou um casal a minha duvida é a seguinte gostava de adicionar um casal de Melanochromis cyaneorhabdos ou 2 femas, mas tenho medo que nao seja compativel com os labidochromis e que me mate os dois pequenos nigros gold, que até se dao muito bem com os labidochromis apesar da diferença de tamanho estes tem cerca de 6cm .

actualmente tenho um aquario :

 

Juwel rio 180

Iluminaçao - 2 x 45w

Filtro - bioflow 3.0

Bomba - bioflow 600 L/h

Termostato - 200w

Medidas - 101x41x50

litros- 180

 

tem 15 quilos de quartzo azul fino no fundo

pedras variadas

3 plantas de plastico

Editado por kabral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que não vais ter problemas. os melanochromis no geral são um bocado agressivos mas mais com machos da mesma espécie ou com outras espécies com coloração semelhante... se tiveres isto em atenção penso que não haverá problema.

mas atenção que tás a misturar peixes centro americanos com malawi .... são biótopos diferentes ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu sei mas estes dois eram mesmo diferentes dos ourtros listrados e tambem nao sao tao agressivos em relaçao ao biotipo vou tentar ajustar sempre a agua para os africanos pois os nigros sao extramamente resistentes e penso que se vao adaptar á agua mais indicada aos africanos.

mas já agora pensas que irei ter problemas no futuro por misturar?

e outra coisa tenho visto varias opinioes em relaçao ao tamanho e nr de peixes acham que estes 6 peixes depois de adultos serao muito para este aquario ou poderei juntar mais um Labidochromis caeruleus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok obrigado pela opiniao sendo assim talvez opte por tentar comprar já um casal de Melanochromis cyaneorhabdos se conseguir identificar o sexo e depois identificar o sexo dos Labidochromis caeruleus e entao tentar comprar uma femea os nigros se crescerem muito mas nao escalarem no nivel de agressividade ficam se se tornarem muito agressivos penso em lhes arranjar uma nova casa.

e depois escolho mais um casal de africanos para juntar ou mais uma femea de cada especie que terei, logo verei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, pela minha experiencia os nigros ficam mesmo muito agressivos é quando estão na fase de acasalamento, ou seja quase sempre....

se tiveres um casal o substrato vai estar diferente de cada vez que chegares a casa porque eles tão sempre a "mudar a mobilia á casa" ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois ja tinha lido que sim. mas para ja nao sei se sao um casal pois sao muito pequenos.

em relaçao aos valores da agua eu com um mes e meio tinha

nitrato 30 mgl

nitrito 0.5 mgl

gh 16

kh 20

ph 8.0

cloro 0

temperatura 28.5

depois da 1º tpa de 40 %

nitrato 25mgl

nitrito 0.2 mgl

gh 16

kh 20

ph 8.0

cloro 0.8 (usei tetra aqua safe)

temperatura 27

penso que os valores estao bons para os africanos. mas agradeço opinioes

Editado por kabral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Num aqua desses não devias ter esses ciclideos, eu já tive um casal de nigros e um limão que morreu por causa do casal num mas vendi-os, e se os meteres o ph está altissimo para os nigrospois o ideal é até 7 por isso pensa no que fazes. sei agora que quando o fiz isso foi uma estupidez e tu não o devias fazer.

 

Cumprimentos e vai dando novidades,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois de facto sei que tens razao mas os nigros ja ca estao, ja os tenho aceca de 2meses e transitaram do outro aquario e de certa forma apeguei-me a eles

mas realmente o meu objectivo é mesmo continuar com os africanos em especial estas duas especies que referi tenho de encontrar soluçao para os outros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa dizer isto mas o aqua não serve para os ciclideos, por causa da litragem, de decoração e por serem peixes diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok respeito a tua opiniao .

em relaçao á decoraçao lembra-te que é um projeto em construçao ainda ou seja vou juntar muito mais pedras para criar tocas,

em relaçao á litragem como disses-te presumo que te refiras aos litros do aquario tas a falar de 180 litros para 4 peixes no futuro 6 peixes que ficam com um tamanho medio de 10cm ou seja o indicado na grande maioria dos artigos que li é um minimo de 2litros por cm para cada peixe ou seja mesmo com um aquario de 120 litros que nao é o caso estaria no minimo.

filtragem para este 4 peixes é suficiente 600 litros hora quando juntar os outros dois obviamente tenho de pensar em comprar outro tipo de filtro mais potente .em relaçao ás especies posso te dizer (algo que já deves saber) os nigros sao peixes extramamente resistentes estes já os tenho á cerca de 2 meses e meio e posso te dizer que estavam num aquario de 60cm junto com mais 12 nigros muito maiores sem decoraçao sem filtro sem aquecimento com tpa mensais e quase sem comer pois passavam a vida a fujir dos outros viveram assim durante 2 meses até o aquario vir para as minhas maos e no tempo que tive tentei fazer o melhor possivel e inclusive arranjei casa para os outros .

estes agora estao a crescer muito mais já comem e andam livremente pelo aquario com os novos companheiros .

a agua da torneira aqui sai com valores de gh 16 kh 20 ph 8.0 ou seja valores aceitaveis para as especies que pretendo manter e se os nigros viveram assim durante todo este tempo inclusive ja nasceram nesta condiçoes nao vejo grande mal em continuarem.

mas como já disse respeito a tua opiniao e provabelmente tu é que estas certo e eu errado mas nem tudo é 8 ou 80.

comprimentos

Editado por kabral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde... deverias mudar o areão não é o melhor para ciclídios....eles não gostam muito dessas cores :sorry: ... quanto ao tamanho do aquario o minimo que se fala é de 120 cm para ciclídios... mas se estas decidido..força.....

boa sorte..

atenciosamente

jorge teixeira..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Ele um casal de nigros consegue ter nesse aqua com as coisas do devido biotopo e uma equipa de limpeza, pesquisa sobre os nigros e o biotopo da América Central, como deves saber em qualquer rio a que vás não encontras areão azul nem planats artificiais e com cores diferentes, dá lhes os cuidados necessários pois como disses te tiveste os peixes com poucos cuidados o que não é bom....

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao encontro areao azul mas qual é a diferença da cor do areao para os peixes?

pergunto mesmo porque quero saber pensava que nao fazia diferença comprei um areao muito fino mesmo porque é o melhor para estes peixes e agora estudando o comportamento deles compreendo estao sempre a tirar areao de um lado para o outro com a boca mas se realmente a cor nao é o melhor para eles vou ter de estudar a melhor forma de o trocar sem comprometer muito a biologia do aquario.

em relaçao a plantas penso que poucas pessoas com este tipo de peixes consigam ter pois esburacam tudo mas mais uma vez tens razao em relaçao as plantas na naturesa nao há mas tambem nunca tive em nenhum aquarioe tenho de estudar muito bem antes de por pois nao sei mesmo nada sobre o assunto. como deves saber nao há ninguem que consiga fazer tudo mesmo como na natureza contudo estamos aqui sempre a aprender agora está assim, os peixes parecem-me bem crescem nao há sinais de doença apetite é algo que nao falta e dao-se todos bem até ver ainda nao morreu nenhum e espero que continue assim durante mais algum tempo

comprimrntos

Editado por kabral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles não gostam desse tipo de areão e as não precisas de ter planata seu tenho e eles nem lhe pegam.....

 

Estou aser muito repetitivo mas

 

Vai melhorando aos poucos pois vais gostar do que vais ver, metes um areão normal ( exemplo areia de silica ), apanha umas pedras e troncos tratas os troncos e ferves as pedras ( eles na verdade não necessitam de troncos ) e ficas com os nigros, não vais gastar assim tanto.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.