sonicazulao Publicado Março 13, 2005 Publicado Março 13, 2005 Boas, pessoal, Goastava de ter as vossas opinioes sobre o seguinte assunto: Estou a projectar um novo reef (mini), e no que toca a circulaçao, nao queria encher o aqua de bombas, pelo que pensei no seguinte : Usar tubo VD ( daquele utilizado para os cabos electricos ), de 16 mm para a bomba do retorno ( 1250 L/h ) e para apenas uma powerhead ,( 900 L/h ). Os tubos seriam furados em varias direcçoes e a varias alturas para nao deixar espaços mortos. O aquario tem as medidas : 80x35x40 , 112 L, (98 reais). Opinioes ?? PS: desculpem a falta de acentuaçao, mas tenho o teclado com problemas, foi o jeitoso do meu sogro . Abraço, Paulo vida longa aos meus inimigos para que possam assistir a minha vitoria
Allaphor Publicado: Março 13, 2005 Publicado: Março 13, 2005 Se não ficar com muito maus aspecto, o melhor seria tubo de 32. NO tudo de 16 os furos causam uma quebra de pressão significativa ao longo do tudo, o que quereria dizer que, no ultimo furo não sairia quase água nenhuma. O ideal seria depois usar mais uns tubos e uns Ts e, deixando a PH atrás da rocha viva, dividir o fluxo pelas zonas mais problemáticas Só acho que a bomba de retorno, descontando a perda de caudal por causa da elevação, não fará grande movimentação da água... O melhor seria qqr coisa mais potente. Cumps DIY or die trying SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP
sonicazulao Publicado: Março 13, 2005 Autor Publicado: Março 13, 2005 Boas, Allaphor, Obrigado pelo comentario. Nao sera que com um tubo de secçao mais fina a pressao sera maior ? Quanto a bomba do retorno, acho que vou optar por 2500 L/h. Abraço, Paulo vida longa aos meus inimigos para que possam assistir a minha vitoria
AJF Publicado: Março 13, 2005 Publicado: Março 13, 2005 boas... tenho um aqua desse tamanho já montado , e alem da bomba de retorno da Eheim 1200l hora ( mais que suficiente ) , tenho duas powerheads 402 ( 1100l./h ) se não estou em erro... tá com uma circulação bastante fixe . abraço
Recommended Posts