Telescopio!!! e o sal????


Recommended Posts

Comprei ontem um telescopio preto!!! Estive quase meia hora para escolher um pois queria me certificar que era o melhor que ali estava e que não traria problemas!!!

Pois o que aconteceu foi que quando o introduzi no aquario em casa ele começou a andar de cabeça para baixo e a nadar de lado!

Já sei que é o tal problema na bexiga natatória. Porque seria que isto aconteceu se ele na loja nadava perfeitamente bem e era o mais saudavel que eu vi?

Disseram-me que é bom adicionar sal à água para ele recuperar e n alimentar com alimentos secos. A minha pergunta é: o sal pode ser sal caseiro ou tem de ser sal natural? Eu vivo numa zona de salinas e tenho acesso a sal virgem natural sem ser dos pacotes de compra. Que acham?

Tem de ser sal especial comprado em loja de animais?

Este é tão lindo!!! Gostaria tanto que ele sobrevivesse... :lol:

 

Abraço a todos e espero que me possam dar umas dicas em como salvar o meu telescopio negro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo,

 

Não deve ser utilizado Sal refinado de cozinha no aquário, sobretudo com espécies mais sensíveis ( o que não é o caso ).

O sal de salina colhido no local e sem tratamento pode trazer outros problemas se não estiver limpo de certas substâncias poluentes. O mais seguro é o produto usado na aquariofilia para “ fabricar “ a água do mar artificial.

Uma vez que é para tratamento e porque o Carassius auratus é relativamente tolerante à salinidade e não precisa de todos os elementos da água do mar, o sal grosso para cozinhar dos estabelecimentos comerciais macrobióticos é muito mais barato do que o que usamos nos aquários marinhos e faz o mesmo efeito.

As perturbações da bexiga natatória são comuns nas variedades cultivadas de peixes Vermelhos, podendo resultar de uma alimentação à base de comida “ seca “, de descida súbita de temperaturas ( nas variedades mais exóticas ), ou problemas de digestão, entre outros.

O tratamento requer tempo, esperança e muita paciência e mesmo após a “ cura “ os sintomas podem voltar quando menos estamos à espera.

Para evitar sacrificar o peixe, deve colocar-se o animal afectado em água pouco profunda ( o suficiente para cobrir as sua barbatanas adicionando-lhe sal com cuidado e muito progressivamente. Há quem adicione ainda uma porção ( não sei quanto ) de permanganato de potássio.

Uma ligeira subida de temperatura e um aumento considerável do oxigénio dissolvido, assim como uma renovação periódica do banho são essenciais para o sucesso.

O peixe deve permanecer sem alimentação durante pelo menos 4 dias após os quais devemos começar por lhe dar comida viva de pequenas dimensões como as Dáfnias ( Daphnia spp ).

Mesmo depois de voltar à normalidade deve ser assim mantido por mais alguns dias ( pelo menos 48 horas ).

Este era um bom tópico para o fórum das doenças pois lá há colegas experientes nesta matéria.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá miggim

 

Segundo o que estás a descrever o peixe parece estar a sofrer de envenenamento, causado por um conjunto de substâncias dissolvidas (ou ausentes) na água do teu aquário!

Eu gostaria de adicionar que se tu vives perto de salinas no Algarve, muito provavelmente a água que tiras da torneira deve ser muito dura (carbonatos e bicarbonatos de calcio e magnésio) e até um pouco salgada (cloreto de sódio ou em português comum, sal), ou estarei enganado? Eu penso que por enquanto não necessitas de fazer nada ao teu peixe, ou adicionar o que quer que seja à agua, excepto esperar e não alimentá-lo. Aliás, os kuinguios preferem águas duras e toleram um pouco de salinidade. Já agora, para te podermos ajudar melhor, qual as características da água do teu aquário? qual a origem da água no teu aquário? qual a característica da água dos aquários da loja onde compraste o peixe? Como fizeste a transferencia? Há quanto tempo tinhas a água do teu aquário em circulação antes de introduzires o peixe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais