Recommended Posts

Publicado

é assim ao fim de uns meses estou-me a começar a fartar de aquecer agua e andar 1 hora ou mais a vazar aquarios temperar agua e voltar a encher etc...

por isso depois de ler aqui no forum e noutros sobre sistemas de mudança de agua que requeriam um bomba de baixo debito e a fluxo constante (bomba peristaltica) para que o termostato conseguisse manter a temperatura e como a ideia me agradou resolvi inventar um pouco visto que tou sem muito diñero para gastar numa bomba dessas resolvi gastar 72 centimos :lol: num sistema de gota a gota daqueles de regular o soro no hospital e como tenho um deposito exterior de agua(sem cloro ja alcalina e com bastante dureza) acima do nivel do telhado resolvi exprimentar o seguinte

liguei uma mangueira a torneira desse deposito fechei a extremidade da torneira e perfurei a mangueira com o regulador de soro o que para meu agrado funcionou bem visto que ficou estanque sem deixar fugir uma gota!

pus a agua a entrar(a velocidade regulada) acima do nivel da agua do aquario e fiz um sistema manhoso de overflow com uma simples mangueira so para exprimentar no entanto pelo que vi vou ter de aumentar o diametro da mangueira (ou secalhar ainda o que faço é um overflow bem feito que de rendimento a agua que entra e depois essa mangueira pequena a escoar a agua que passa o overflow e agora ja com um bom desnivel pois posso por a saida da mangueira a altura que quiser para a rua) visto que se o volume de entrada for muito ela não consegue escoar toda a agua que entra sobre pressão isto porque para manter o nivel de agua tive de deixar a saida da mangueira ao mesmo nivel do nivel do aquario e assim sem desnivel a agua sai muito lentamente

ficou assim sendo que esta tudo do lado da rua da parede só os tubos é que entram pela janela para o aquario!

waterchange.jpg

HÁ ALGUMAS criticas a algo que me tenha escapado?

tinha tambem umas duvidas!! para alguem que use algum sistema de mudanças parciais automaticas!

para o sistema entrar em funcionamento so tenho de abrir a torneira para a mangueira!

o aquario é de 120x40x50 e tem +- 200 litros reais

termostato 250 watt

2 auratus

3 yellow lab.

4 demasoni

2 pundamulia nyererei

1 pleco

e tambem muita "arraia" miuda que é para despachar

Qual a quantidade de agua que se deve de mudar diariamente?

uma estimativa (tipo X litros durante Y horas )

ou sera melhor dixar sempre ligado com um fluxo constante ?

tenho essa hipotese pois posso recolher a agua na rua sem desperdiçar para depois regar etc.. neste caso era X litros por dia provavelmente os mesmos que a resposta a pergunta anterior mas provavelmente assim ate poderia no futuro manter mais peixes apesar de ainda não considerar o aquario ao maximo

deve de se recolher a agua do fundo certo ?

so ainda não o apliquei pois o sistema ainda esta provisorio(e vai ser desactivado mal eu me va deitar) é que a mangueira ainda pode cair com o risco de fazer sifao e vazar o aqua mas vou corrigir isso.

qual será a melhor zona para fazer a reposição e recolha?

conforme o desenho termostato a esquerda ; spray bar centro esquerdo ; e retorno para o filtro a direita.

obrigado e abraços

os meus Canito/as

assin5.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!