warlock Publicado Março 13, 2005 Publicado Março 13, 2005 é assim ao fim de uns meses estou-me a começar a fartar de aquecer agua e andar 1 hora ou mais a vazar aquarios temperar agua e voltar a encher etc... por isso depois de ler aqui no forum e noutros sobre sistemas de mudança de agua que requeriam um bomba de baixo debito e a fluxo constante (bomba peristaltica) para que o termostato conseguisse manter a temperatura e como a ideia me agradou resolvi inventar um pouco visto que tou sem muito diñero para gastar numa bomba dessas resolvi gastar 72 centimos num sistema de gota a gota daqueles de regular o soro no hospital e como tenho um deposito exterior de agua(sem cloro ja alcalina e com bastante dureza) acima do nivel do telhado resolvi exprimentar o seguinte liguei uma mangueira a torneira desse deposito fechei a extremidade da torneira e perfurei a mangueira com o regulador de soro o que para meu agrado funcionou bem visto que ficou estanque sem deixar fugir uma gota! pus a agua a entrar(a velocidade regulada) acima do nivel da agua do aquario e fiz um sistema manhoso de overflow com uma simples mangueira so para exprimentar no entanto pelo que vi vou ter de aumentar o diametro da mangueira (ou secalhar ainda o que faço é um overflow bem feito que de rendimento a agua que entra e depois essa mangueira pequena a escoar a agua que passa o overflow e agora ja com um bom desnivel pois posso por a saida da mangueira a altura que quiser para a rua) visto que se o volume de entrada for muito ela não consegue escoar toda a agua que entra sobre pressão isto porque para manter o nivel de agua tive de deixar a saida da mangueira ao mesmo nivel do nivel do aquario e assim sem desnivel a agua sai muito lentamente ficou assim sendo que esta tudo do lado da rua da parede só os tubos é que entram pela janela para o aquario! HÁ ALGUMAS criticas a algo que me tenha escapado? tinha tambem umas duvidas!! para alguem que use algum sistema de mudanças parciais automaticas! para o sistema entrar em funcionamento so tenho de abrir a torneira para a mangueira! o aquario é de 120x40x50 e tem +- 200 litros reais termostato 250 watt 2 auratus 3 yellow lab. 4 demasoni 2 pundamulia nyererei 1 pleco e tambem muita "arraia" miuda que é para despachar Qual a quantidade de agua que se deve de mudar diariamente? uma estimativa (tipo X litros durante Y horas ) ou sera melhor dixar sempre ligado com um fluxo constante ? tenho essa hipotese pois posso recolher a agua na rua sem desperdiçar para depois regar etc.. neste caso era X litros por dia provavelmente os mesmos que a resposta a pergunta anterior mas provavelmente assim ate poderia no futuro manter mais peixes apesar de ainda não considerar o aquario ao maximo deve de se recolher a agua do fundo certo ? so ainda não o apliquei pois o sistema ainda esta provisorio(e vai ser desactivado mal eu me va deitar) é que a mangueira ainda pode cair com o risco de fazer sifao e vazar o aqua mas vou corrigir isso. qual será a melhor zona para fazer a reposição e recolha? conforme o desenho termostato a esquerda ; spray bar centro esquerdo ; e retorno para o filtro a direita. obrigado e abraços Citar os meus Canito/as
Recommended Posts