Como salvei um Barbo Cereja- Hidrópsia


Recommended Posts

Boas tardes

 

Há cerca de 1 semana uma fêmea de barbo cereja começou a apresentar hidrópsia.

 

Sabendo que a hidrópsia é o sintoma de falência de órgãos, nomeadamente rins, que pode ser provocada por vários factores (qualidade da água, infecções, entre outras) e tendo os valores de análise da água nominais, suspeitei que seria provocada por uma infecção.

 

Como em grande parte estas infecções são provocadas por Pseudomonas puntacta, estas são sensíveis a Amoxicilina + Ácido clavulânico, vulgarmente conhecido por Clavamox DT.

 

Atenção que tem que conter ácido clavulânico, pois estas «senhoras» costumam produzir beta-lactamases quando atacadas por um antibiótico beta-lactâmico. O ácido clavulânico vai inibir estas enzimas.

 

O Clavamox DT já inclui ácido clavulânico.

 

Tratei logo de retirar o barbo do aqua principal e colocá-lo num aquário hospital, onde durante 4 dias realizei um tratamento com a amoxicilina (1 comprimido, desfeito em 10cc de água). Diariamente fazia uma troca total da água à qual acrescentava 2.5cc de antibiótico. Ao fim do 2 dia, começou a apresentar melhorias, pelo que continuei até perfazer os 4 dias.

 

Nos 4 dias seguintes parei a administração do ATB e passei a utilizar Tropical Healthosan + sal. (Atenção que este produto da Tropical é fotosensível e degrada-se com a iluminação)

 

Ou seja, 4 dias te ATB mais 4 dias de Tropical Healthosan + Sal

 

Neste momento recuperou totalmente, já está no aqua principal desde ontem. Já se alimenta normalmente e anda «todo contente com o rabo a abanar»

 

Venho assim partilhar esta experiência

 

Qualquer dúvida é só perguntarem!

 

Obrigado

 

Arlindo Ferreira

Editado por AstralMolecule
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não conhecer metade dos termos que usaste... ;) Acho que este teu post foi extremamente útil para a comunidade!

 

 

O clavamox DT já contem Amoxicilina + Ácido clavulânico? Ou tiveste que pôr o Ácido clavulânico à parte? Desculpa, mas fiquei sem perceber ao ler o tópico.

 

Já agora, é possível arranjar este medicamente sem receita médica, sendo um antibiótico deve ser complicado não?

Depois dos 4 primeiros dias, quanto mais tempo prosseguiste o tratamento com Tropical Healthosan + sal?

Por fim, qual era o volume do aquário hospital? É util saber para podermos calcular as concentrações necessárias.

 

Desculpa as perguntas, mas é para poder ficar claro para toda a gente! ;)

 

Voto para fixo!!!

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como sou da área de saúde, por vezes é me difícil falar em Português :lol: Apontem as palavras que eu edito para algo mais compreensível XD

 

Ora bem, utilizei um cubo da vodafone com cerca de 3 litros de água.

 

Sim só com receita médica, mas se pedirem com jeitinho na farmácia e como não é um ATB fora do comum é provável que vos vendam.

 

Sim já inclui o ácido. Salvo erro, actualmente quase toda a amoxicilina inclui, pois devido à nossa toma exagerada de antibiótico os bicharocos desenvolveram resistências brutais.

 

Foram 4 dias de ATB mais 4 dias de Tropical Healthosan + sal.

 

Qualquer dúvida disponham!!

Editado por AstralMolecule
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

uma coisa eu percebi ... o clavamox DT já contem Amoxicilina + Ácido clavulânico

Gostava era de saber para quantos litros equivalem os 2,5cc de antibiótico.

 

Obrigado por partilhares essa experiência.

 

Cumps,

Bruno Pires

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como sou da área de saúde, por vezes é me difícil falar em Português :lol: Apontem as palavras que eu edito para algo mais compreensível XD

 

 

Pois, logo vi! ;) A minha namorada também tem essa "doença"! ;)

 

Esclarecidissimo!! Obrigado

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

uma coisa eu percebi ... o clavamox DT já contem Amoxicilina + Ácido clavulânico

Gostava era de saber para quantos litros equivalem os 2,5cc de antibiótico.

 

Obrigado por partilhares essa experiência.

 

Cumps,

Bruno Pires

 

Eu usei os 2.5cc para cerca de 3 litros de água.

Pode parecer uma concentração elevada, mas o peixe nunca irá absorver todo o ATB da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheh!! Fixe!

 

Era fixe (mais ou menos :o) se alguém conseguisse replicar estes resultados! Sinal que se poderia ter descoberto uma cura para uma doença que toda a gente diz que é incurável! :)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em ciência, um resultado só é aceite se o método aplicado possa ser replicado com os mesmo resultados!

 

Vamos lá malta!! Toca a arranjar hidropsia aos vossos peixes!! :P

 

Que coisa horrível de se dizer! :s

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais