Ajudem-me 1° Aquário de verdade! Provável TCC!


tmagarao

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

 

 

Primeiramente gostaria de agradecer a todos as informações contidas no forum, são de grande ajuda! Já tive aquário mas nunca imaginei que havia tanta ciência para manter um aquário harmônico e saudável. Pois bem, sou estudante de medicina veterinária e comecei a cursar uma matéria chamada Produção e Patologia de Animais Aquáticos, além de pretender apresentar meu TCC na área. Então resolvi montar um aquário e estou precisando da ajuda de vocês.

 

 

Dados importantes:

 

Comprei um aquário de 60 x 40 x 30 ( por caber em meu quarto e ter um preço acessível).

Gostaria de um aquário plantado e gosto mais de plantas rasteiras, como a musgo de java e gramineas.

Recebi a missão da minha professora, valendo nota parcial na matéria citada, de criar Guppys (Lebistes) e fazê-los procriar.

Moro em Salvador/BA - Brasil clima de ±23°C ~ 30°CInverno / 28°C ~ 36°C no verão.

 

Pergunto-vos:

 

60 x 40 x 30 = 72 l maximo / 60 l nominal Correto?

1 Lampada de 40 W Seria o suficiente?

Preciso de Aquecedor???

Como forma de experimento eu gostaria de estar fazendo o filtro. Há alguma proporção de cerâmica x litros?

O filtro seria composto de perlon, cerâmica e carvão, ou tem outra composição melhor?

Qual o melhor material para procriar as bactérias necessária?

Para uma boa filtração preciso movimentar 300 l/h???

Quais plantas o guppy se adapta bem?

Qual o tipo de substrato?

Uso algum fertilizante?

Quais outros peixes convivem bem com Guppy? Neon se dá bem?

É necessário o uso de CO2?

 

 

 

Sei que são muitas perguntas mas espero que possam sanar minhas dúvidas.

 

 

Grato,

 

 

Thiago

Editado por tmagarao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

# 60 x 40 x 30 = 72 l maximo / 60 l nominal Correto?

Sim 72l Brutos, frota substratos, plantas e peixes e pedras/tronos deve andar nos 60l e poucos.

 

# 1 Lampada de 40 W Seria o suficiente?

Se não tiveres plantas de alta exigência, sim chega-te, ficas com cerca de 0.6W/L, muito perto da "regra" 1W/L

 

# Preciso de Aquecedor???

Sempre ouvi dizer que os guppies dão para fria e quente, mas fria não têm cores tão vivas, logo quente seria o ideal, penso eu.

 

# Como forma de experimento eu gostaria de estar fazendo o filtro. Há alguma proporção de cerâmica x litros?

Penso que para fazeres filtro DIY, irás fazer um externo? Se sim, vai depender da litragem que o filtro tiver, mas acho que não há uma regra para isso da cerâmica/L

 

#O filtro seria comporto de perlon, cerâmica e carvão, ou tem outra composição melhor?

Pelo que leio, carvão activado serve para retirar químicos da aqua, como por exemplo quando fazemos medicação, pk vejo sempre o pessoal a dizer para retirar.

 

# Qual o melhor material para procriar as bactérias necessária?

Todos falam do ciclo de azoto, se souberes como fazer, basta fazeres bem, senão e aconselhável leres soube, e essas são as bactérias mais importantes, para isso basta ciclares, para acelerar o ciclo, podes usar aceleradores biológico, como o nutrafin cycle da sera, nunca usei, só li por ai algures.

 

# Para uma boa filtração preciso movimentar 300 l/h???

Pessoal, defende a regra litros reais x 5, ora para 60L, 300L/h, mais coisa menos coisa, mas o pessoal, dá mais margem para mais que para menos litragem/H

 

# Quais plantas o guppy se adapta bem?

Ora aqui e que não me pronuncio, até pk nao tenho experiência, e muito menos memorizo nomes de plantas...mas talvez umas valisnerias, musgo,por ai...mas o pessoal mais expert ajuda-te nisso....

 

# Qual o tipo de substrato?

Aqui vai depender do que queres, e gostos também, e quanto queres gastar...podes usar inerte(camada superior)+fértil, aqui vai te ajudar nas plantas o fértil, mas com plantas de baixa exigência, talvez não precises de um fértil, e basta um inerte, e ter em atenção, que há substrato que pode alterar o ph...

 

# Uso algum fertilizante?

Pelo que ja percebi, com plantas de mais exigência, mais introdução de co2(caseiro ou pressurizado) irás ter de fazer fertilização de macros e micros...

 

# Quais outros peixes convivem bem com Guppy? Neon se dá bem?

Se é para fazeres criação, então melhor mesmo, era só teres guppys, porque aquilo parecem coelhos, e convém ter 1 macho para 3 fêmeas...nunca só um casal.

 

# É necessário o uso de CO2?

Mais uma vez aqui depende do que queres, que plantas, e isso...

 

Espero que tenha ajudado, e não induzido mais em erro, até pk de experiência tenho pouca, e o que sei e pk vou lendo por aqui, e não se assimila tudo num dia, e sempre se cria confusões com muita informação. Mas com certeza que o pessoal PRO irá dizer as coisas mais certas...Bom projecto.

Editado por DiogoAlexandre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com aquários no quarto, vais fazer barulho de fundo toda a noite e pode te não ajudar a dormir, eu apostava na sala ou assim.

Aquecedor/termostato, eu não ponha, já que no brasil as temperaturas são sempre altas, mas senão, se vires que baixa muito, compra um.

 

As plantas e substrato penso que todas se dão com guppys.

Eu começava com plantas de fácil manutenção e com substrato fértil com inerte e o CO2 só depois.

 

Depois de comprares todo o material, lê bem sobre o ciclo de azoto e depois começa com 1 macho e 3 fêmeas e vais ver que passado um mês vais ter muitos mais.

 

Já tens algum aquário em vista?

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com aquários no quarto, vais fazer barulho de fundo toda a noite e pode te não ajudar a dormir, eu apostava na sala ou assim.

Aquecedor/termostato, eu não ponha, já que no brasil as temperaturas são sempre altas, mas senão, se vires que baixa muito, compra um.

 

As plantas e substrato penso que todas se dão com guppys.

Eu começava com plantas de fácil manutenção e com substrato fértil com inerte e o CO2 só depois.

 

Depois de comprares todo o material, lê bem sobre o ciclo de azoto e depois começa com 1 macho e 3 fêmeas e vais ver que passado um mês vais ter muitos mais.

 

Já tens algum aquário em vista?

 

 

Por incrível que pareça, eu gosto do barulho da água sendo movimentada no aquário!!! Estou com medo não de temperaturas altas, mas da variação constante de temperaturas aqui em Salvador/BA, estou muito próximo a linha do equador variando de 22°C ~ 36°C entre dia e noite. Não sei como chamam ai, mas penso em começar com o musgo de java, pois vi que é bem fácil de cuidar...

 

547293_376920349044648_1494218233_n.jpg

 

Queria fazer algo como esse ai do colega. Se for usar apenas o musgo, realmente não precisa usar substrato fértil? Basta fertilizar a água com fertilizantes líquidos? Pensei em tratar húmus, colocar fazendo a base e colocar o substrato blackblue por cima... pois estou com contenção de despesa!!!

 

Quanto ao equipamento, já comprei um aquário de 60 x 30 x 40 e uma bomba submersa de 520 l/h

 

Penso em comprar agora um tubo PVC e fabricar o filtro mecânico/biológico com Perlon e Siporax.

 

Iluminação estou pensando em utilizar lampada fluorescente 1 x 60 W ou 2 x 40 W...

 

Vi que com planta não precisa de Carvão Ativado, procede???

 

Estou entre por Guppy (pH básico) , ou neon (pH ácido)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se varia assim tanto, é melhor teres, nem que seja mais fraco só para não deixar arrefecer tanto, porque pode surgir doenças pela variação.

 

Se só queres musgo não precisas de substrato fértil porque o musgo não é de enterrar :) podes sempre ter anubias que dão graça há coisa.

 

O carvão só serve para tirar medicamentos da água, não precisas para já.

Iluminação, usa 2 x 40w porque podes usar cores diferentes(kelvin) e poder ligar uma de cada vez para não haver tanto choque aos peixes.

 

Os neons não sei como é a sua reprodução caso queiras.

Editado por João Vieira

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o termômetro que devo comprar???? Fita, Submerso, digital?

 

De preferência submerso e digital para ser mais correto. Mas senão submerso.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Galera,

 

Então, mudei os planos por força maior... meu aqua ficou assim:

 

 

Aquario de aproximadamente 65 l

Bomba submersa de 300 l/h SB

Filtro com 2 camadas de perlon, 1 de carvão e 2 sachês de Siporax mini

4 x 20 W Lampada Fluorescente Extra Luz do Dia

2 Kg de Humos (fervido e lavado) + 2 Kg de areia de rio como substrato fértil

4 Kg de Areia de rio como substrato inerte

2 mudas de Eleocharis minima (encomendei 2 riccia, 4 Eleocharis parvulas e 2 musgos de java)

1 Tronco de Arueira

CO2 caseiro, estou colocando agora

 

 

pH da água da torneira é acima de 7.5

Amônia da água da torneira é 0 ppm

 

 

pH do Aqua 7.2

Amônia do aqua 1,0 ppm (1 semana de montado o aquario!)

26°C ao dia e 25°C a noite, constante, sem termostato! (em dias muito frio faz 24°C, muito raro!)

 

Coloquei 10 camarões no aquario hoje, vamos às perguntas:

 

 

A Amônia baixará em quanto tempo? Há como eu acelerar o processo??? O que faço para baixar o pH da água da torneira? Os camarões sobreviverão a uma amônia tão alta??? Estava 1,0 ppm, fiz uma TPA de aproximadamente 40% do volume do aquario e continuou em 1,0 ppm.

Editado por tmagarao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.