Sump - debito da(s) bombas(s) retorno


Recommended Posts

Dados os diversos e variados contributos, assim como as dispares opinioes, decidi compilar aqui os principais resultados da pesquisa online.

Pode ser que sejam uteis a outros iniciados nesta materia como eu.

O debito da bomba esta relacionado com o consumo eletrico e com o tempo de contacto com as materias filtrantes. Portanto o 'quanto mais melhor' nao funciona neste caso, como noutros.

O debito total e indicado em litros por hora a multiplicar pelo volume do aqua (real).

 

Reef central: consenso anda pelos 3 a 5x

 

The Reef Tank: 3 a 5x

 

eHow DIY / sump flow: 4 a 10x

 

Reefkeeping: 3 a 5x

 

Marine Aquariums SA: 3 a 4x

 

The Salty Box: 4 a 6x

 

 

Nota 1: em especial no que diz respeito aos marinhos, nao se deve confundir o debito na sump com debito total recomendado para o aqua, por exemplo com bombas de circulacao.

 

Nota 2: nos salgados muita gente agora parece pensar que o debito na sump deve ter em consideracao sobretudo capacidade do skimmer; as antigas recomendacoes de debitos grandes parecem estar a evoluir para menores debitos.

 

Nota 3: ainda estou para encontrar recomendacoes claras para agua doce, mas nao deve ser muito diferente dos 3 a 5x.

 

Nota 4: o volume da sump parece que deve ser 1/4 a 1/2 do aqua; aqui as diferencas entre litragem real e capacidade total dao muita margem de manobra.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor! leva cerca de 20 litros a sump! tinha apenas 2 divisões, mas aqui o je desmanchou aquela cenaita toda e acrescentou mais 2, ficando assim 6 compartimentos para filtragem! :) fica-me mais barato que comprar um filtro externo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor! leva cerca de 20 litros a sump! tinha apenas 2 divisões, mas aqui o je desmanchou aquela cenaita toda e acrescentou mais 2, ficando assim 6 compartimentos para filtragem! :) fica-me mais barato que comprar um filtro externo!

 

Fica mais barato e e mais eficaz. Nao ha filtro com 20L de capacidade, que eu saiba. A sump leva o aquecedor e outros elementos menos esteticos.

Mas atencao, muitos compartimento podem dificultar a manutencao, sem ganhos apreciaveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste caso acho que vai fazer diferença mais uns quantos compartimentos, porque estava bastante limitado, bastava colocar as cerêmicas e a esponja que ficava lotado, assim consigo colocar mais um ou dois elementos de filtragem.

 

Agora, preciso mesmo de fazer uma luminária barata!!!! Não acho calhas de aluminio em lado nenhum!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor! leva cerca de 20 litros a sump! tinha apenas 2 divisões, mas aqui o je desmanchou aquela cenaita toda e acrescentou mais 2, ficando assim 6 compartimentos para filtragem! fica-me mais barato que comprar um filtro externo!

Boas podes meter fotos para eu ter uma idéia, é que ando para fazer o mesmo.

Obrigado

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.