Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Vou montar o meu primeiro aquário em setembro quando voltar para Lisboa e como amante de animais quero ter a certeza de que faço tudo o melhor possivel para ter a condições ideais para os peixes e plantas. Ando à cerca de 2 meses a fazer pesquisa e penso que já percebi o básico mas gostava de ter uma opinião de quem percebe mais disto antes de começar a montagem propriamente dita para detectar possiveis erros da minha parte.

As medidas exteriores do aquário são 80x40x55 (como isso inclui a tampa, o nivel de água ficará talvez em 45cm)

O filtro (esta é a parte complicada para mim, não percebo muito da coisa) é imbutido no aquário e diz que é de 480 L/h portanto pelo que li parece suficiente. Quando enchi o aquário para ver se estava tudo a funcionar bem achei que o filtro vibrava um bocado, não sei se isto será normal. Isto não é stresante para os peixes? Estou a considerar comprar um externo por causa disso.

Termostato de 125w

Iluminação: duas lâmpadas de 24w

Gostava de ter plantas do aquário, algo que não necessitasse de ter que meter CO2. Mesmo para plantas de baixa manutenção é necessário um substracto fertil por baixo do areão ou é melhor outro tipo de fertilização?

Em relação aos peixes, achei melhor começar com uns mais simples e resistentes, estou a pensar ter 1 betta splendens, cerca de 5 ou 6 ottocinclus e uma dúzia de tetra néons.

Obrigada :)

Publicado: (editado)

Boas!

O meu primeiro aqua tb foi de 80cm, prenda da esposa :) E como tudo na vida evolui-se! :) A esposa ainda é a mesma, lol!!

Com 80cm apesar de pequeno já é um verdadeiro "aqua"

Quanto ao filtro esqueçe os internos! Esqueçe mesmo! Não te dês ao trabalho sequer! Isso só para Micro ou Nanos de 20litros!

Compra sempre da melhor marca do mercado! Não poupes despesas nisso, pk é essencial e é a peça mecanica vital do aqua que vai ser o "burro" de carga 24horas 7 dias semana 365dias ano sempre ligado.... compra dos chineses, compra!! Se tiveres sorte dura-te a garantia (QUAL) e depois no fim chegas ao aqua e tens o chão todo mijado!

E escolhe SEMPRE o maior que te couber no armario de baixo! Porque?

-Mais materias para limpar a água (vital para aqua limpa e cristalina)

-Mais movimentação de água do bocal saida (oxigenação) desde que não seja um tornado! Nunca o é! O material é para aquas, por isso sabem o que fazem

-Maior intervalo de limpeza.... cada um trabalha/estuda/sua e qd chega a casa quer é dormir e dar uma na mulher!! Não á pachorra para as coisas do dia a dia qt mais arranjar "merdices" para andar sempre a limpar....

-Com o filtro interno estarias a limpar isso de 15 em 15dias com sorte! Com o externo grande, limpas de 3 em 3 meses se andar sujo, senão tiver sujo deixa andar!

Acho que por ai estamos conversados... e não vás na cantiga dos lojistas que x's de litros tem de ser x's de movimento do filtro! É sempre o maior que existir e couber no tal sitio! :)

Pessoalmente tenho um Fluval 305, e tive-o nesse de 80cm e agora tenho no de 1,5m e limpava mais vezes no de 80cm. Porque? Porque o tamanho do aqua tb é igual á historia do filtro... capiche?

Termoestato, serve!

No de 80cm sempre tive uma lampada t8 de 60cm.. não me lembra os watts. Era pouco! Comprei uma T8 de leds e voilá, mais luz e menos consumo.....

Se isso forem as t8 de 60cm eu comprava uma este ano de leds e outra para o ano! (Por causa do preço, mas hj em dia devem tar mais baratas) Foi á +-6anos! As t8 de leds pelo menos a minha foi só tirar o arrancador e "bingo"= luz. Mai nada!

Plantas informa-te numa boa loja de aqua, recomendo a Aquaeden na Venda do Pinheiro, já que és de Lx, sabes onde fica. Tens ai uma ao pé de ti perto do "ovo", mas é careira que "lava", ardem bem os gajos! Fdx!

Substrato fertil o que fica em baixo... ou compras placas de turfa... já não se usa, mas eu uso! lol Ou compras um qualquer relativamente barato ou caro como queiras... ou compras Humus da agricultura e fazes tu o substrato fertil... a tua esposa,gaja,namorada é que não deve gostar da ideia da sujeira nas panelas! Muito mais barato, e muito fertil para as plantas! Depende da habilidade para a convençer ou do DIY que saibas!

Depois em cima do fertil.... metes o substrato que queiras, areão, areia, whatever.... convem mesmo é o de baixo não vir para cima... pode arranjar umas redes xadrez em plastico entre os substratos para o de baixo não ir para cima. É sempre melhor, pk depois na limpeza e nas TPA's vais sempre puxar o de baixo....

E muito mais poderá ser dito! quero fotos!

Isto é a minha opinião, outros terão outra, mas vai dar todo em aqua!! lol

Olá a todos.

Vou montar o meu primeiro aquário em setembro quando voltar para Lisboa e como amante de animais quero ter a certeza de que faço tudo o melhor possivel para ter a condições ideais para os peixes e plantas. Ando à cerca de 2 meses a fazer pesquisa e penso que já percebi o básico mas gostava de ter uma opinião de quem percebe mais disto antes de começar a montagem propriamente dita para detectar possiveis erros da minha parte.

As medidas exteriores do aquário são 80x40x55 (como isso inclui a tampa, o nivel de água ficará talvez em 45cm)

O filtro (esta é a parte complicada para mim, não percebo muito da coisa) é imbutido no aquário e diz que é de 480 L/h portanto pelo que li parece suficiente. Quando enchi o aquário para ver se estava tudo a funcionar bem achei que o filtro vibrava um bocado, não sei se isto será normal. Isto não é stresante para os peixes? Estou a considerar comprar um externo por causa disso.

Termostato de 125w

Iluminação: duas lâmpadas de 24w

Gostava de ter plantas do aquário, algo que não necessitasse de ter que meter CO2. Mesmo para plantas de baixa manutenção é necessário um substracto fertil por baixo do areão ou é melhor outro tipo de fertilização?

Em relação aos peixes, achei melhor começar com uns mais simples e resistentes, estou a pensar ter 1 betta splendens, cerca de 5 ou 6 ottocinclus e uma dúzia de tetra néons.

Obrigada :)

Editado por targeting

It's all coming to an END...

Publicado:

Obrigada pelo feedback.

Eu desde o inicio que já estava inclinada para um filtro externo, mas aquele aquário foi o que consegui arranjar que não custasse os olhos da cara, mesmo adicionando o preço dum filtro externo compensava. Realmente isso de não ter que limpar tanta vez é optimo, com um cão e varias gaiolas de hamsters em casa quanto menos trabalho melhor :D

A questão de sujar as panelas não é problema (visto que eu é que sou a gaja lá de casa :P) mas sou péssima em DIY provavelmente comprarei um feito. Não tinha visto essa ideia da rede em lado nenhum, realmente parece boa ideia. è possivel linkares uma foto do que tas a falar para ter uma referencia quando for comprar sff?

Para ser sincera não percebi grande coisa do que disseste acerca das lâmpadas, mas hei-de mostrar isto ao meu gajo e "manda-lo" arranjar o que disseste xD

Publicado: (editado)

Se não tens jeito para DIY compra feito! Simples e eficaz! :)

A rede dá uma olhadela neste video de um colega e amigo de longa data...

[media=]

[/media]

aos 0.50segundos vez a rede que falo, não em fundo mas é dessa rede mais ou menos.... mas isso não se vende em lojas de aquariofilia, penso eu... vende-se em qualquer drogaria,supermercado, ou de algo que tenhas em casa parecido... pode ser mesmo as tampas dos ar condicionados velhas (mais grossas, tipo grelha tb) :)

Lampada T8, não sei se é igual á tua...mas não deve ser... pk falas em 24w... estas tubulares são de 18w para 60cm.

http://www.mauser.pt...oducts_id=50569

-A minha original no aqua 80cm

http://www.mauser.pt...oducts_id=60120

-A minha segunda lampada em leds, mais luz e metade do consumo! Que mais se pode querer? Preços baixo e durabilidade made in germany, lol!!

Penso que já dá para ver?

Podes ver este post:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=189852

que no inicio tem lá uma saca de batatas a fazer de divisão :) Serve!

Obrigada pelo feedback.

Eu desde o inicio que já estava inclinada para um filtro externo, mas aquele aquário foi o que consegui arranjar que não custasse os olhos da cara, mesmo adicionando o preço dum filtro externo compensava. Realmente isso de não ter que limpar tanta vez é optimo, com um cão e varias gaiolas de hamsters em casa quanto menos trabalho melhor :D

A questão de sujar as panelas não é problema (visto que eu é que sou a gaja lá de casa :P) mas sou péssima em DIY provavelmente comprarei um feito. Não tinha visto essa ideia da rede em lado nenhum, realmente parece boa ideia. è possivel linkares uma foto do que tas a falar para ter uma referencia quando for comprar sff?

Para ser sincera não percebi grande coisa do que disseste acerca das lâmpadas, mas hei-de mostrar isto ao meu gajo e "manda-lo" arranjar o que disseste xD

Editado por targeting

It's all coming to an END...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!