Aquário 108L , Primeiros passos


jmrocha

Recommended Posts

Boa noite,

 

Desde já aproveito para me apresentar, chamo-me Miguel e estou a viver à quatro anos em Lisboa, tenho 1 aquário na minha terra natal que montei em casa da minha avó (imagem em baixo):

419609_10150771230362575_1172367560_n.jpg

 

é um aquário de 60L, penso eu ehehehe com um filtro básico e uma lâmpada boyu que aparentemente parece-me bastante boa pois as plantas crescem como nunca vi :) este aquário tem bastantes camarões, caracóis (ehehehe) pelo menos um busio, corydoras, neons, ancistrus, um ou dois botia palhaço e mais outro peixe da família dos boita...

 

Update, não tinha ainda apresentado o aquário que tenho no trabalho:

 

574805_10151406238202575_1456643762_n.jpg

 

Aquário simples de 18L comprado no continente com um tronco e uma anubia nana, 1 Corydora, 1 Ansistro, 2 White Cloud, 2 Tetra Prata e 2 Neon Negro se não me engano, habitam à prai 1 anito no aquario.

 

Neste momento adquiri um aquário de 108L (imagem em baixo):

190144_10151366020647575_1707555213_n.jpg

 

deste aquário gostaria de fazer um plantado (com relvado e mais duas ou três plantas, sturogyne rapens, hydrocotyle tripartita e fissidens fontanus) no entanto ainda não decidi que equipamentos comprar, até ao momento tenho o aquário e fiz hoje um teste num aquário de um amigo seguindo os passos de um post aqui do forum elaborando um reactor de CO2 de modo a tentar poupar uns euros, pelo menos no inicio: https://www.youtube....JA&feature=plcp , depois para já estava a pensar nos seguintes equipamentos:

 

Filtro: Eheim 2213 ou Tetratec EX700

Iluminação: Aquabeam 600 Ultra

 

Até ao momento é só isto que tenho em mente não sei o que poderá surgir daqui mas quem sabem com a vossa ajuda não sai daqui uma coisa completamente diferente :)

 

Um Abraço,

 

Miguel

Editado por jmrocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Aproveito para desejar boa sorte,e já agora estou na mesma situação que tu, aquário praticamente igual,e para ja so tenho tambem a iluminação,pois ainda estou com duvidas qual o melhor filtro,quanto a reactor de c02 devo para já usar apenas "green carbon" pois fica bastante mais barato(1ml para cada 100l) da para ai durante um ano por 15 euros +/-.

Também quero fazer tapete,e as espécies seria algo com um casal de ramirez neos e camaroes,coisa que ainda nem sequer li se é possível concilia-los todos juntos :).

Ja agora que peixes é para entrar ai?

 

Boa sorte estarei atento a este topico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vanderveen,

 

Green carbon podes falar-me um pouco sobre isso ou indicar um ou dois sites para eu ler?

 

Este reactor de CO2 Caseiro e retirado aqui de um tópico do forum também foi baratinho o mais caro foi o silicone :)

 

Difusor: 0,90 €

Valvula: 1,25 €

Tubo: 1,5m: 1,60€

Cilicone: 5€

Farinha: 1€ (e qualquer coisa)

Bicarbonato de Soda: 1€ (e qualquer coisa)

 

Açucar tem sempre cá por casa e a garrafa comprei um sumo de 1€, por uns 11€ tenho aquilo que preciso para produzir CO2, como as quantidades não são muito grandes ainda sobraram ingredientes para algumas garrafas, falta agora saber quanto tempo vai durar. Provavelmente é possivel fazer aqui umas afinações neste reactor.

 

Quantos aos filtros estas marcas parecem-me ser boas por isso qualquer um desses dois deve funcionar bem, tenho estado a ver os preços neste site: http://www.zooplus.de retirei daqui de um post do forum, tem preços que me parecem bons comparado ao que vi nas lojas por ai.

 

Peixes para o meu aquario: 1 Cardume de uns 10 a 15 neons, umas Coridora, uns ancistrus, uns camarões e uns busios, em principio será isto mas ainda poderei mudar de ideias :) .

 

Para a decoração estou a pensar colocar só rochas, se alguem souber onde se podem encontrar boas rochas por favor indique.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola e bem vindo.

É sempre bom ter alguém do norte cá :)

 

Do filtro eu tenho o tetra e para já estou bem satisfeito, o da eheim que escolheste é mais fraco. Também tens o da JBL, também será uma boa aposta.

Para o CO2 porque não usares isto? http://www.zooplus.es/shop/tienda_peces/tecnica_acuarios/co2/jbl/186394 sempre te fica mais simples e sem a trabalheira de fazer as ligações. Caso não queiras tens este links que ajuda também http://www.plantasdeaquario.com/difusorco2.htm

 

Para os peixes recomendo te ires a uma loja no porto, Aquoporto, tens aqui nos patrocinadores. Arranja te peixes mais raros e explica te bem quais são os melhores compatíveis.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Vieira,

 

Hoje tive a oportunidade de ver esse kit de CO2 e é engraçado mas é praticamente o mesmo que o caseiro :) fica é mais bonitinho, no entanto vi que podes comprar os ingredientes da JBL e juntar ao teu kit caseiro pelo menos sabes que vem as quantidades certas para a tua produção de CO2, existe é um kit de CO2 da JBL em que já te permite controlar o fluxo de CO2, ou seja durante a noite podes parar de enviar CO2 para o aquario :) não sei quanto poderá custar no zooplus mas ca andava a volta de 50€.

 

Hoje na aquamagia encontrei um representante da tmc e estivemos a falar um pouquinho dos seus leds da aquaray, os tais que eu estou indeciso em comprar e para os quais não há muita informação, ele disse que estavam a tentar que alguns dos seus cliente falassem das suas experiências com estes leds vamos ver o que virá por ai :)

 

João diz-me uma coisa, qual o tamanho em altura do teu filtro tetra?

 

Cumprimentos,

 

José Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora Green carbon é como se fosse carbono liquido praticamente, não e bem a mesma coisa ,para ajuda as plantas a crescer de forma porreira,talvez ainda me meta no c02 caseiro não sei ainda,queria era ter de forma barata testes para analisar os parâmetros da aguá incluído níveis de c02,pois se for caseiro aquilo nunca ir sair sempre ao msm nível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João diz-me uma coisa, qual o tamanho em altura do teu filtro tetra?

 

+\- 50cm já com espaço para as mangueiras.

 

Já pensaste no resto do material que vais ter que comprar?

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

+\- 50cm já com espaço para as mangueiras.

 

Já pensaste no resto do material que vais ter que comprar?

 

50cm é mais do que o que eu queria, é maior do que o eheim 35,5cm que mesmo assim provavelmente não vai dar para o espaço que tenho reservado para ele...

 

Ainda não faço ideia como será do substrato porque não vi nenhum nem li sobre o assunto;

O filtro estou mais inclinado para o ehein da www.zooplus.es vou ver se amanha faço a encomenda;

Termoestado ainda não tenho mas não sei se terei que ter algo em consideração;

O CO2 será caseiro, hoje comprei aqui umas "torneiras" para controlar o fluxo, da para controlar mas não mto :) tb é uma peça de plastico e como está nova dificulta a abertura e fecho da mesma, poderei comprar aqueles kits da JBL já referido aqui no forum, tb comprei um difusor (5€) mas só depois li que este difusor não serve bem para o que quero;

No Sábado vou ver se vejo umas rochas à loja quadro vivo que me pareceu que tinham lá bastantes para o efeito que quero (incrivel termos que pagar por rochas ehehehe);

As plantas é que quando vou as lojas tem apenas um pé de cada, para o que eu quero vou precisar de vários pés de cada tipo, espero que de para encomendar senão vou ter que recorrer a lojas online, é incrivel como são caras.

 

Também amanha o aquario em principio vai para o seu local final :) e depois se tiver novidades vou colocando aqui fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro quanto maior mais matérias leva. O da eheim que indicaste parecia fraco para o aquário.

Eu ia para este apesar de ser caro, é bastente poupado no consumo. http://www.zooplus.e...or/eheim/137190

Pesquisa bem sobre o filtro pk nesse site tens várias marcas, todas elas boas. JBL, Treta e Fluval

 

Ao fazeres a encomenda vê já tudo, por causa dos portes (caso tenhas) para depois não andares a comprar tudo as partes. Se for a 1ª vez nesse site tens 10% de desconto. Faz uma lista e pede tudo de uma vez. Pensa já em tudo antes de compares alguma coisa.

Editado por João Vieira

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje houve possibilidade de ir comprar mais umas coisas:

 

O Solo em principio já está:

 

427134_10151375482782575_504526978_n.jpg

 

O HardScape também já me parece que esta:

 

291430_10151375483147575_1342287325_o.jpg

 

 

Este fim de semana vai ser para pensar no layout.

 

As plantas provavelmente serão do site www.anubias.com que podem ser compradas na loja quadro vivo em frielas se não me engano, agora só falta mais alguma disponibilidade para o projecto avançar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, pois é o projecto já avançou mais um pouquinho, já arranjei um filtro, não era bem o que queria mas por um ano vai ter que servir, o Eheim Classic 250 (2213 se não me engano) o Layout custou um pouquinho a fazer até porque quando se vai a ver o aquario é mais pequeno do que o que parece :) e tem que se mudar um pouco aquilo que estava mais ou menos planeado, no entanto depois de colocar o hardscape no sabado passado lembrei-me que tinha um bonsai morto e que deu um toque especial ao layout do aquario como podem ver na foto em baixo:

 

547216_10151379724377575_1946631688_n.jpg

 

Queria criar uma zona "morta" no aquário, ou seja, sem estar plantada e por isso estou a pensar deixar o bonsai tal como veem na foto, se não gostar no futuro talvez coloque um musgo para completar a arvore :)

 

Estou a aguardar a iluminação (aquabeam 1000 HD x2) que provavelmente só para a próxima semana estará disponivel ou então os aquabeam 600 ultra se não tiver muita paciencia no fim de semana para esperar, entre estes dois tipos de iluminação estou um pouco indeciso e mandei um mail para a TMC para ver se me aconselhariam mails uma ou outra, vamos ver, ate agora n tive resposta.

 

As plantas estou a pensar comprar todas invitro, espero que gostem e espero em breve dar-vos mais novidades.

Editado por jmrocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trataste o tronco do bonsai???Se nao o fizes te vais ter de o tirar o mais rapidamente possivel.....

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trataste o tronco do bonsai???Se nao o fizes te vais ter de o tirar o mais rapidamente possivel.....

 

Não fiz tratamento, nunca mais me lembrei de uma coisa destas apenas lavei a arvore :S.

 

Quais as consequências que isto me pode trazer?

 

Posso usar os passos em baixo para o tratamento?

 

1º Lavá-lo bem em água corrente. Usar uma escova, para retirar a sujidade superficial;

 

2º Colocá-lo dentro de um recipiente adequado ao tamanho do tronco, no qual nunca tenha sido usado qualquer tipo de produto químico. Encher-o com água a ferver, deixar alguns minutos e deite a água fora (repetir este processo num mínimo de três vezes);

 

3º Deixar o tronco, nesse recipiente, com água e sal grosso (2 colheres para cada 5 litros) durante uma semana. Depois lave-o bem em água corrente e deixe-o dentro do recipiente em água sem sal, todo coberto, durante o tempo necessário ao seu afundamento, trocando a água nos primeiros cinco dias e depois de três em três dias;

 

4º Ferver o tronco/raiz durante um período de tempo não inferior a 30 minutos.

Editado por jmrocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, acho que sim.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu queria arranjar um tronco assim para fazer uma árvore com o musgo. Deve ficar bem giro.

 

O layout de agora está bem fixe

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei ao certo.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei ao certo.....

 

Do pouco que consegui pesquisar o objectivo de se tratar as madeiras é para retirar toda a matéria que poderá pigmentar a agua ou ter alguma substancia toxica a agua, não me parece que esta Madeira vá causar esse problema, amanha vou ver o aquario pois já nao estou perto dele a 1 semana, fazer as medições a agua e tal e caso necessário tomar alguma medida, caso alguém tenha mais qualquer coisa a acrescentar agradeço a ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei ao certo.....

 

Do pouco que consegui pesquisar o objectivo de se tratar as madeiras é para retirar toda a matéria que poderá pigmentar a agua ou ter alguma substancia toxica a agua, não me parece que esta Madeira vá causar esse problema, amanha vou ver o aquario pois já nao estou perto dele a 1 semana, fazer as medições a agua e tal e caso necessário tomar alguma medida, caso alguém tenham mais qualquer coisa a acrescentar agradeço a ajuda.

 

405319_10151379721887575_801506987_n.jpg

Editado por jmrocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Estive a pensar no layout de plantas e até ver estou a pensar no seguinte:

 

228559_10151399058472575_1473382547_n.jpg

 

 

1. Relvado: ex Echinodorus tenellus , ou algo do genro, gosto muito de Lilaeopsis brasiliensis;

2. Staurogyne Rapens;

3. Hydrocotyle cf. Tripartita;

4. Pogostemon helferi;

5. Plantas grandes não escolhidas ex: Um planta tipo repolho mais maçuda para ficar onde esta o 5 e quem sabe umas tipo fitas para distribuir até a outra ponta..

Editado por jmrocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito giro, mas se vais ter corydoras não vai durar muito esse branquinho.

O termostato na vertical no canto não ficava melhor?

 

Esperamos por fotos já com as plantas no sítio :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.