Novo Setup


M. Costa

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

À uns tempos tive o infortúnio de me aparecer uma fuga de água no meu antigo aqua de 36 lt. Mas este infortúnio foi uma bela desculpa para comprar um aqua novo :naughty:

 

Aqui fica o setup do aqua montado a 21 Julho 2012:

 

Aqua 70x37x42 (109 lt brutos)

Filtro: Eheim 2213 - ainda estou a ponderar se não passo para o Eccopro 2034 (200)

Iluminação: 4xT5 24W 10 horas diárias. De trás para a frente - 8000K, grolux, 10000K, 6500K)

Substrato: ADA Malasya a cobrir Tropica Plant Substrate, Tourmaline BC (ADA) e Penac W (ADA)

Injecção de CO2

Fertlização de micros e macros DIY em solução

 

Flora:

Hemianthus callitrichoides cuba

Staurogyne repens

Alternanthera reinecki lilaciana (que estou a podar constantemente para ver se consigo a versão "mini")

Pogostemon erectus

Limnophila sessiliflora

Rotala wallichii

 

Nymphaea lotus

 

Myriophyllum mattogrossense

 

Proserpinaca palustris ''Cuba''

Uma rede de fissidens fontanus que para já está só a crescer para depois enrolá-la no tronco

 

O transplante do outro aqua para este correu, excepção feita à cuba e à repens...ambas sofreram bastante. A cuba já está a recuperar (muito lentamente) mas a repens não...pensoo que em grande parte se deve à adaptação ao novo substrato. Era o ADA amazonia e agora é o ADA malasya.

 

Fauna:

1x Escalar

13x Neóns

1x Espada (eram 2 mas 1 decidiu suicidar-se ao saltar do aqua :confused4: ). Tenho que comprar mais um para a parelha se completar

2x Corydoras Sterbai

3x Otocinlus affinis

2x Neritina semi-conicas

nx Red cherry e japonicas

 

Queria a vossa ajuda na fauna

 

:arrow: o escalar por vezes chateia os camarões, mas não incomoda os restantes. Será que se comprar mais 2 ele acalma? Bem sei que só um é tortura para o bicho, mas também me custa dá-lo...

:arrow: Estava a pensar adquirir 2 ou 3 botias palhaço mas queria a vossa opinião. Pelo que andei a pesquisar, eles são pacíficos e portanto não haveria stress, mas dado que tenho 2 sterbai, será que não causará conflitos? E até estava a pensar adquiri mais 2 sterbai. Portanto seriam 4 sterbai e 2/3 botias palhaço. Opiniões aceitam-se :discuss_gathering:

 

Opinem! Seguem as fotos (todas de telemóvel).

 

Última foto do aqua antigo (18 Junho 2012). A fuga eras nos cantos superiores esquerdos. Até se vê um pouco de calcário das marcas da água a escorrer pelo vidro

 

20120618193.jpg

 

Foto a 23 Julho 2012 (dois dias após a montagem). Aqui ainda tinha os 2 espadas

 

20120723338.jpg

 

Foto a 27 Julho 2012

 

20120727347.jpg

 

 

Foto a 02 Agosto 2012. Foi tirada hoje de manhã (acendi a luz para o efeito) maneiras que ainda estavam (plantas e peixes) a dormir lol

 

20120802352.jpg

 

Aquele difusor vai à vida. Já encomendei um reactor externo para me diluir melhor o CO2 e também porque sempre me ficam menos coisas dentro do aqua. Hoje vou podá-lo (principalmente a sessiflora e a matogrossensse) e depois ponho mais umas fotos.

 

Podem ver que a cuba e a repens sofreram bastante...

 

Comentem e obrigado!

--

 

Marco Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gabriell,

 

Ainda bem que gostaste. Obrigado pelo comentário cheers A ver se hoje à noite tiro umas fotos para fazer uma actualização.

 

Bom essa pergunta não se deve fazer...é tipo como quando se pergunta a idade a uma senhora...nunca gostam de responder :medieval_mace: Prefiro nem pensar quanto já gastei :whocares: Mas olha, como isto foi uma mudança, já tinha o material quase todo. De novo foi:

 

Calha iluminação Jebo 4xT5 de 24W comprada a um dos patrocinadores do forum (Pet4You)

1 saco de substrato ADA malasya comprada a um dos patrocinadores do forum (Aquaeden)

Aquário à medida (70x42x37) comprado a um dos patrocinadores do forum (Aquartist)

Plantas

 

O resto migrou tudo. Neste material novo devo ter gasto uns €200. Imaginando que era para montar de raíz, tinhas que acrescentar o filtro, mais um saco de substrato, kit co2 e termostato, isto é, mais uns €300. Portanto um total de €500. Isto contas por alto...e talvez um pouco inflaccionadas. Claro que depois há que acrescer as plantas, peixes, testes à água, ferramentas, etc, etc. Digamos que dava para fazer uma bela viagem :naughty:

 

Abraços,

--

 

Marco Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh pah então o meu deve andar bem alimentado ;) É porque ele durante mais de um ano conviveu com 6 neons e até hoje ainda lá estão...mais, à uma semana acrescentei 7 (total de 13) e ainda lá andam felizes e contentes com o escalar. Quanto aos camarões, referias-te a adultos? Não me parece que um escalar consiga comer um camarão de 3-4 cm...se te referias aos alevins/juvenis, sim os escalares comem...assim como todos os outros peixes comem crias seja de que espécie for. Até os neons comem crias de camarões...os 2 Red Cherrys adultos e 3 Japonicas adultos originais têm uns 7/8 meses no aqua; adultos red cherry devo ter mais uns 4 (nascidos e criados lá); cruzamentos de red cherry e japonica adultos tenho uns 8 e juvenis nem consigo contá-los! E não tenho o escalar com açaime! Juro! :twisted: E até estou a ponderar comprar mais um escalar ;)

 

Quanto às corydoras, já percebi que não leste o post todo...tenho a intenção de adquirir mais 2 ou 3 sterbais. Elas até eram 3 no outro aqua, mas uma morreu uma semana ou duas antes da mudança. E até comprava mais mas queria ter 2 ou 3 botias palhaço. Ainda estou à espera que alguém me dê aí uma opinião sobre botias com corys...

 

Abraços,

--

 

Marco Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Escalar ainda é juvenil, espera até ele ter a dentição definitiva e vais ver :) os neons vai depender eu nunca coloquei no meu por isso não sei dizer, mas um amigo a quem dei uns quantos Escalares diz que mal colocou lá os neons foi um ver se te avias, mas tinha lá 6 escalares um bocadito maiores que o teu mas não muito se os neons já tiverem adultos e colocares um Escalar juvenil pode ser que se escapem, mas também podem ser paparoca...

 

Quanto aos reds é para já sorte, que até os meus guppies juvenis começaram a bicada aos white pearl mal os coloquei no aqua.

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Aqueles dentes são terríveis são :roflroll2:

 

Pois o "truque" é mesmo esse, ou seja, colocar escalares pequenos (o meu quando o comprei tinha uns 3 cm) para que eles cresçam em harmonia com os restantes habitantes, já adultos. Já tenho alguma experiência com escalares (inclusive reproduções com sucesso) e desde que eles sejam pequenos e vão crescendo com os outros não há problema nenhum. Falo por mim claro que nunca tive problemas, não estou a dizer que não haja. Os meus neons vivem perfeitamente bem com o escalar e na hora da comida (especialmente quando dou larvas de mosquito vermelhas ou dáfnias) os neóns roubam comida ao escalar e ele nem refila :coffee:. Estou à espera que uma loja receba escalares pequenos e vou adquirir mais 2 biggrin.png' alt=':biggn:'>.

 

Quanto aos camarões, é um risco assumido sob o ponto de vista dos alevins. Deixo-os procriar livremente no aquário sabendo que a grande maioria servirá de petisco para restantes habitantes. Os que sobrevivem são os mais astutos. Sobrevivência do mais forte, já dizia o Sr. Charles Darwin ;) Relativamente aos adultos, não há problema. Lá andam nas suas lides sem serem importunados.

 

Ontem já comprei mais 2 sterbai :smile2: perfazendo um total de 4. Agora não sei mesmo se posso ter as botia palhaço ou não...estou inclinado para o sim mas não queria estar a avançar sem mais certezas...

 

Amanhã prometo o update!!

--

 

Marco Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.