O meu primeiro Salgado


Hugo Rafael

Recommended Posts

Ora bem estou prestes a entrar no maravilhoso muito da agua salgada. Sempre tive um fascinio especial por esta vertente da aquarofilia e axo que chegou o momento de dar o salto. Ainda mantenho um comunitário de 200l e um aquário de ciclideos com 800L

 

Devido aos custos será um aquario de pequena dimensao.

 

Ora entao o aquario tera a volta de 100/110 litros:

 

Iluminação - 5*24W T5 estou com duvidas em relação ao tipo de lampadas a utilizar principalmente em relação há cor.

 

Bomba de circulação que faça entre os 2000lh a 400l/h

 

escumador- Estava a pensar num Bubble magus nac7 mas a minha duvida é se será suficiente

 

Irá tem uma sump com cerca de 68 L

 

 

 

 

O aquário será para ter alguns peixes (poucos) equipa de limpeza e principalmente corais gosto bastante de ver muitos corais num aquario de agua salgada.

 

Será que a iluminação e restante equipamento daram para um aquário prospero ? será necessário um reactor de calcio ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começa so com o básico e centra-te mais em peixe e corais fáceis de manter... quando te sentires preparado passas para os corais duros e aí tens de escolher melhor iluminação e adição de Ca e Kh

 

Sent from my HTC Desire using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio Obrigado pela rapida resposta.

 

Axas a iluminação insuficiente para manter corais duros ? Se for 6*24 já é suficiente ?

 

Queria já deixar tudo preparado para poder fazer a evolução sem trocar o equipamento possivelmente ate vou querer sps e LPS .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário terá 45 cm de altura. Sinceramente ainda estou indeciso na iluminação. Estava mesmo virado para os 5*24 a altura nao me parece exagerada.

 

O escumador vi o teu projecto e fiquei abismado aquele bubleking deve ter custado uma verdadeira nota.

 

Axas os buble magus porreiros ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio grato pela ajuda. Já me dicidi quanto a iluminação e vou apostar em 4*36W. Penso que mais tarde não haverá problemas com corais duros caso os queira meter certo ?

 

Tambem vi lampadas de duplo expectro ou seja as tipicas lampadas em U mas por exemplo de um lado e azul de outro e branca assim dava para ter tambem uma iluminação diversificada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As PLL era mais por uma questao de custo e tambem de espaço disponivel. Mas haverá problemas com as PLL ? a umas que ate tem duas cores numa só lampada agora nao me recordo da marca mas falaram me que eram bastante boas. Se assim fosse podia ter um espectro alargado mesmo com 4 lampadas PLL.

 

Seria 4*36 PLL a calha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como diz o Sérgio, com as T5 tens um leque muito mais alargado de espectros e de óptimas lâmpadas.

Basta veres que a maioria dos Foristas utilizam T5 com excelentes resultados.

Na aquariofilia marinha muitas vezes (não todas) o barato sai caro...

Abraço,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio certo mas tinhas os mesmo watts de t5 e de PLL ? isto para tentar perceber porque segundo sei as PLL "sao t5 dobradas ao meio".

 

A quesrtao nem é dos euros e a nivel de espaço dai a opção estar a recair sobre PLL. Dai perguntar se exeitem boas lampadas PLL com diversos tipos de coloraçao. Ja me falaram de umas que ate fazem dois espectros alguem sabe a marca ?

 

André sei que muitos usam T5 alguns PLL mas a questao da opção pelas PLL e o espaço e tendo a mesma quantidade de watts nas duas sinceramente e provavel que nao haja diferença na emição de luz.

 

cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro enteendo o que dizes mas tendo entao por exemplo 100w de PLL nao e o mesmo que 100w de T5 ?

 

A questao nao se prenderá apenas com o espectro das lampadas ... nas t5 há mais variadade é isso ?

 

Mas em agua salgada pratocamente so os vejo a utilizarem duas cores azul e branco. De quando em vez e que vejo alguem usar o rosa/vermelho.

 

Tambem pensei em HQi mas alem de ficar limatado a um so especto e o aquario nao ser assim tao alto (dizem que hqi e para mais de 60cm as HQi aquacem muito e como o aquario e pequeno e a zona onde fica nao e assim tao fresca desisti da HQi.

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As t5 têm mais variedade de escolha com duas marcas que se sobressaem - ATI e KZ

As PLL que falas são da marca Blau quase de certeza.

 

Quando troquei fiquei sensivelmente com os mesmos watts mas o espectro era melhor e conseguia maior luminosidade... e explico-te já porque...

 

é que as t5 são lâmpadas muito finas e com um feixe de luz muito concentrado... por si só isto não é uma grande vantagem, mas quando colocas um bom reflector por detrás de uma lâmpada com grande intensidade e tão fina como essa consegues melhorar muito o aproveitamento da mesma. É por isso que a diferença não está apenas no consumo da lâmpada mas também no tamanho e no reflector.

 

Só para teres uma noção, existe actualmente uma franja de investigação para desenvolver lâmpadas T3 para aquariofilia... a vantagem é colocar mais 2 ou 3 lâmpadas nas actuais calhas T5, aumentando ligeiramente os watts mas principalmente aumentando a reflexão das mesmas e consequentemente o seu maior aproveitamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo bem resta-me duas opções que vos vou deixar em aberto para me darem uma ajuda.

 

Ou 4*36w que penso ser suficiente e que tem um custo mais em conta.

 

Ou então uma HQi150w + 2*36w - que penso já ser uma calha com potencia em demasia e que iria aquecer bastante a agua.

 

Sou sincero se a calhar de 4*36 desse preferia o problema principal parece ser encontrar lampadas adequadas a agua salgada em PT. Lá fora vejo marcas que ja fazem lampadas com espectros para agua salgada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Yakuza,

Na minha opinião deves optar pelas T5. são mais que suficientes.

A HQI tem bastantes prós mas dois grandes contras, o consumo e a temperatura.

Em relação à variedade de lampadas, não sei em que zona do país moras, mas se estiveres em algum sitio onde vendam ATI tens desde logo os espectros mais que suficientes para os corais andarem aos saltos.

Senão tens sempre a opção de mandar vir por correio, há muitas lojas Online optimas e fidedignas.

 

Abraço,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sou da opinião que T5 sera mais vantajoso para os SPS.

 

Falas aqui na questão de 4*39W ou 5*24W, mas ate agora ninguem sabe o comprimento/largura do aqua mas sim a quantidade de litros...

 

Pois as lampadas de 39W têm um tamanho e as de 24W outro...seria elusidativo saber as medidas do aqua para dar opiniões mais acertadas.

 

Quanto ao NAC 7 para essa litragem é mais do que suficiente e silencioso e em termos de custos tb é bom.

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Houve aqui uma confusao eu quando me referi a 4*36 era mesmo 36W PLL.

 

São as duas unicas opçoes que tenho devido exactamente ao tamanho do aquario (comprimento e largura)

 

 

Ou 4*36 W PLL

 

OU 4*36w W PLL + HQi

 

As t5 por enquanto nao estao em cima da mesa por uma questao de tamanho.

 

 

No entanto continuo a aceitar opinioes entre a escolha das duas calhas...

 

Por uma questão de custo e aquecimento secalhar os 4*36 era o ideal resta saber se dão para corais duros sem problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A limitação e devido ao movel onde vai ficar o aquário calha. Dai a opção ou por PLL de 36w ou por HQI.

 

O espaço é limitado. Mas 4 PLL de 36 W dava cerca de 144W para 100 litros deve chegar. No entando ainda tenho a opção de por 4 *PLL 36w + hqi 150w no entanto axo que já é capaz de ser demasiado forte.

 

Mas no entanto nao sei e continuo aberto a opiniões. mas que nao sejam T5 pois de momento nao há essa opção por motivos de força maior.

 

cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais