Fertilização aqua 840 litros


Pedro solas

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Brevemente vou montar um aqua para futuro plantado com 840 litros.Como é mais do que obvio estou a pensar recorrer a fertilizaçao diy..... alguem por aqui com bons resultados pode me dar algumas dicas???

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro aires, é assim, a minha ideia é ser um plantado, mas nao vou aquerer cá nada de tapetes nem de plantas muito exigentes.

Vou precisar de saber :

- que tipos de fertilizantes usar

- se vale mais a pena comprar fertilizantes de marca ou faze-los diy

- quais os parametros da aqua para ter um ecossistema saudavel.sem ter booms de algas

- onde comprar esses pós

- especies de plantas a manter

 

 

Será que me podes dar umas ajudas nisto?

~Qual a sua experiência com fertilizantes diy?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem para esse enorme aquario (Já agora quais as dimensões?) aconselho-te fertilizante DiY porque te vai compensar bastante já que te fica muito mais barato.

Podes comprar no sitio onde comprei de uma loja em Inglaterra, Aquarium Plant Food. Tambem podes comprar os Macronutrientes na Vitrilab mas fica mais caro e eles não têm Micronutrientes. O que vais ter de comprar é Nitrato de Potassio - Potassium Nitrate ( KNO3 ) pelo menos 0.5 Kg (Se calhar seria melhor comprares um kilo), já vais perceber porquê, Fosfato de Potassio - Potassium Phosphate ( KH2PO4 ) 250 grs que te chegam para um ano e ainda sobram e Micronutrientes - Chelated Trace Elements, 250 grs.

Normalmente o pessoal mistura umas gramas dos sais numa determinada quantidade de água e adiciona uns mililitros da solução no aquario, mas como tu tens um enorme aquario é mais comodo adicionares directamente na água junto a saída do filtro. Para fazeres as contas podes-te basear numa calculadora online ou faze-las a mao. Assim de KNO3 no mínimo adicionas por semana 14 grs de KNO3, 1 gr de KH2PO4 e 1 gr de Micros. Neste último caso cada caso é um caso e tens de fazer as contas a mao. Segundo o que está no site a percentagem de ferro - Fe, é de 8.2%. Então se adicionares 1 gr tens de fazer as seguintes contas: Miligramas de Micros X Coeficiente de percentagem = Quantidade de Ferro - em miligramas. Agora é só dividir a Quantidade de Ferro pelos litros de água do aquario e vai-te dar as ug (microgramas - equivalente a ppm - partes por milhão) que adicionaste de Fe no aquario.

 

Por exemplo 1000 mg X 0.082 = 82 mg de Fe.

82 mg / 840 Litros = 0,0976 ug ou ppm. O que são basicamente os 0,1 ppm que são considerados bons valores no site da calculadora, mesmo por baixo da mesma. Caso o teu pH esteja um bocado acima dos 7 deves de adicionar o dobro do ferro.

 

Nota: Como deves saber 1gr = 1000 mg = 1 000 000 ug. Os valores em cima são semanais.

 

Bem espero que não estejas confuso.

Em relação as plantas aconselho-te a ler o novo catalogo da tropica e ir ao site pesquisar sobre as exigencias de cada planta de forma escolheres o melhor para ti e assimilares rapidamente algumas dicas.

Alguma duvida, pergunta. Mesmo que não saiba alguem deve saber.

 

Abraço

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo, antes de mais muito obrigado pela resposta, ajudou muito nas minhas duvidas. Se toda a gente no forum fosse tão dado ajudar e directo ao assunto como tu isto tornaria muito melhor a vidinha da malta...... eh eh. Mas agora també sendo sincero, ja li muito, ja perdi muitas horas neste forum a pesquisar, tenho as minha próprias experiências e as vezes começo a pensar, escreve-se por aqui tanta barbaridade que por favor..........uma pessoa já nem sabe a quantas anda....eh eh

 

Por acaso até me assutei com aquelas contas manhosas, mas penso que basta repetir todo o processo de mistura de pós com água e começar a conheçer valores que tudo começa a ser rotina. Eu penso que no meu caso até se pode tornar fácil devido á litragem do sistema e as tolerâncias de parametros, penso eu..... o aquário tem 200cm*60cm*70cm de altura em vidro de 12mm. A liragerm real já com hardscape deve rondar os 750 litros por aì......

 

Agora uma (muitas) outra duvídas....

 

É certo que ao pôr o aqua a funcionar vou planta-lo logo de inicio.... Mas a quantidade de plantas no inicio da montagem é reduzido, pelo menos no meu caso vai ter de ser, ou não, logo se vê o dinheiro que estou disposto a invertir em plantas no arranque do sistema.

É claro que tenho amigos que me possam arranjar podas, alias já os ando a preparar....... Também nos classificados todos os dias surgem boas propostas.

 

Mas agora lá está, como é que vai ser o meu método de fertilização para me guiar desde o inicio?? Planto as plantas e messo os niveis dos nutrientes com os testes e começo logo a ferlizar??

 

Devo esperar o aqua ciclar algus dias e apóas esses dias começo com medições e inicio de dosagens??

Que cuidados devo ter com o co2 ??

Quantas bolhas por segundo devo ter para esta litragem??? ou este é um valor que devo ter em atenção e estar sempre com os mesmos valores? o numero de plantas influencia a carga de co2 na água?

 

Os valores de macros e micros devem ser um valor constante no aquário?? ou existem timings para a absorção das plantas e so se deve fertilizar consoante os valores vão baixando??

 

Que tipo de tpa`s devo fazer ??? semanalmente?? quinzenalmente? mensalmente??? litragens?? Será que tudo isto tem a ver com o tipo de plantas e/ou o tipo de plantado que quero manter??

 

A minha ideia passa por ser bem plantado tipo isto:

 

http://2.bp.blogspot.com/_vEMCQWQ3gQE/So66DgFbmbI/AAAAAAAABNA/p1d5PWfjoUw/s1600/DSCF7246.JPG

 

É apenas um exemplo......Claro está depois o tipo de plantas, luz, altura etc.....

 

 

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda util.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem logo de inicio plantas aquilo que tens para plantar. Agora aconselho-te a meter pelos menos no inicio logo uma planta de crescimento rapido. Vão te ajudar contra as algas. Logo no inicio metes o CO2 a "bombar" e para saberes a quantidade certa compra um Teste permanente de CO2 igual ao meu ou outro parecido. No meu se estiver a verde está no ponto certo.

 

Nas 2 primeiras semanas as plantas estão-se a adaptar ao novo meio, a criar raizes, etc... convem que faças TPA's duas vezes por semana de 25%. Ao segundo ou terceiro dia podes começar a meter metade da dose recomendada de micros. Eu disse-te para meteres uma grama por semana, metes meia grama. Podes meter o pó directamente para o aquario. Depois quando vires que as plantas começam a crescer podes começar a adicionar tambem Nitratos e Fosfatos, mas ainda a metade da dose. A partir da segunda semana +/- podes adicionar a dose completa, 1 gr de Micros, 1 gr de Fosfatos e 14 gramas de Nitratos. Depois deste periodo ajustas as doses conforme as necessidades do teu aquario. Convem que metas por semana os valores que estao no site da calculadora. Entretanto podes começar a pesquisar tambem por metodos de fertilização, por exemplo o EI - Estimative Index e podes começar por ler o site James Planted Tank que é interessante.

 

Outra coisa importante é que nessas primeiras duas semanas tenhas só 6 horas de iluminação diaria. Depois podes ir aumentando gradualmente por exemplo 1 hora todas as semanas até teres 8 ou 10 horas diarias. Agora por falar nisto que iluminação tens? Pelo que sei vais ter que ter aí a volta de 450W (por exemplo 2 x 150W HQI + 2 x 80W T5) para teres uma iluminação média e 550W para uma iluminação intensa.

 

Que tipo de tpa`s devo fazer ??? semanalmente?? quinzenalmente? mensalmente??? litragens?? Será que tudo isto tem a ver com o tipo de plantas e/ou o tipo de plantado que quero manter??

 

Isso é uma boa pergunta para quem tem experiencia com aquarios maiores. Eu fazia todas as semana 30% mas a longo prazo experimentava esses 30% a cada 15 dias e via o resultado.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais