ocorrencia de cianobacterias em aquas com areia de filtro


André Nóbrega

Recommended Posts

olá!

 

tenho notado que há maior ocorrencia de cianobacterias em aquários onde é usado para substrato areia de filtro de piscina, eu proprio montei um aquário com esse tipo de areia e as cianobacterias ocorreram, nada de preocupante, mas ocorreram.

o que eu queria saber é o número de pessoas que aqui no forum usa areia de filtro de piscina e o número de pessoas que tem ocorrencia de cianobacterias no aquário.

 

eu usei areia de construção civil noutro aquário e não tive ocorrencia de cianobacterias.

 

qual será a causa disto?

 

pouca circulação da água na areia?

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Pois é, num dos meus aquários, com areia de filtro de piscina também me apareceu cianobactérias que também de um momento para o outro desapareceram, e num outro com areia de rio, nunca me apareceu indicios. No entanto, numa das caixas plásticas onde mantenho plantas, com cascalho também me apareceu, mas deve ter sido por eu acidentalmente ter transportado a bacteria, aqui facilmente resolvi com H2O2.

 

Quanto à questão da circulação não me parece, pois com areia de rio, que tem uma granulação ainda mais pequena que a de filtro de piscina, a água circula muito menos por esta se apresentar mais compacta, mas mais pormenores não sei. :wink:

 

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais