Duvidas sobre iluminação


Recommended Posts

Boas,

As lâmpadas que tenho no meu aquário (que são as de origem), estão quase com 1 ano de funcionamento.

segundo as minhas pesquisas, para evitar dissabores com algas, terei que as trocar.

Informei-me sobre as suas características, por exemplo fiquei a saber o que são Kelvins..lol

Infelizmente, não são nada baratas...

hoje quando andava à procura de lâmpadas para a minha casa, verifiquei que na descrição de algumas, que tinham 6400K.

Deve ser uma pergunta estúpida, mas aqui vai...

 

Será que não posso comprar destas para o meu aquário, visto serem mais baratas?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Podes comprar à vontade.

 

A iluminação para plantados oscila entre os 4200 e os 10000 K.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Há umas lâmpadas da Osram Sylvania "aquastar" se não me engano são lâmpadas para uso na aquariofilia e não são muito caras.

Mas respondendo a tua pergunta sim podes usar dessas desde que não tenhas plantas muito exigentes em termos de iluminação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, meu caro... Tudo depende do aquário se é plantado ou não... Se não for plantado, não te preocupes demasiado com a luz, pois é mais uma questão de estética... Agora se tiveres plantas, aí a história é outra... Não me vou esticar em explicações sobre iluminação pois existem já muitos tópicos no fórum a explicar este assunto( é uma questão de pesquisar)... Se procuras lâmpadas fluorescentes T8 relativamente baratas (em comparação com as próprias de aquários) posso aconselhar-te a Osram Fluora que se pode encontrar com alguma facilidade nas lojas da especialidade. Sei que os preços subiram em 2012, mas não devem ultrapassar os 8€ cada... São lâmpadas utilizadas em estufas, mas já me informei na marca que elas são perfeitamente adequadas a plantas aquáticas... Creio ser uma alternativa válida e já à alguns anos as utilizo com resultados satisfatórios...

Mas vê este tópico e tira mais algumas opiniões

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=38851

Editado por Soulriser

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pelas vossas respostas.

bom saber que estas lâmpadas servem, sempre ficam mais em conta.

eu tenho 2 T5 de 54w de 6500k

Estava a pensar em fazer um "mix" agora

queria comprar uma de 6500k e outra de 10000k.

As plantas que tenho são Echinodorus, duas especies de cabombas, algumas anubias... estou a pensar em colocar algumas plantas mais exigentes, incluindo uma que faça tapete.

acham que esta iluminação é suficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Eu acho que sim.

 

Também tenho misturas no meu áqua, tenho t5 3 x 24W, 6500+8000+10000.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já agora, existe algum tipo de lâmpada inibidora do crescimento de algas?

as lâmpadas UV alem de eliminarem bactérias acho que também eliminam algas

Editado por .Filipe.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas essas só se usam em filtros UV, correto?

eu falo de lampadas para plantados

Sim só em filtros UV nao era muito saudável para ti teres essa lâmpada sem proteção :mrgreen:

lâmpadas para colocar na calha que eliminem algas não conheço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol,

 

Por acaso dava jeito,,, :chores007:

 

Era mesmo muito fixe!

 

"rgarcia" pensa assim, se as coisas não derem "luta", deixam de ter interesse!

 

Eu pelo menos penso assim; senão não têm piada! Digo eu...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol,

 

Por acaso dava jeito,,, :chores007:

 

Era mesmo muito fixe!

 

"rgarcia" pensa assim, se as coisas não derem "luta", deixam de ter interesse!

 

Eu pelo menos penso assim; senão não têm piada! Digo eu...

 

Abraço,

 

 

Tens toda a razão do mundo!

Se nao desse luta, não tinha piada... pena que ando com umas algas chatas à muito tempo.

Já agora, como és aqui da zona, usas a água da torneira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Tenho usado, mas como estou a ficar com um gH bem alto, na casa dos 20, ultimamente uso também água do pingo doce. As minhas TPA's são de 30 litros, uso 4 garrafões do Pingo Doce e 2 de água da torneira.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Tenho usado, mas como estou a ficar com um gH bem alto, na casa dos 20, ultimamente uso também água do pingo doce. As minhas TPA's são de 30 litros, uso 4 garrafões do Pingo Doce e 2 de água da torneira.

 

Abraço,

 

Boas,

Acho que vou mudar da água da torneira, para a água de uma fonte em Monchique. infelizmente não tenho hipótese de fazer uma analise a esta.

Já gora, eu tenho um fotoperíodo de 6 horas, é suficiente para as plantas que tenho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Não uses água de Monchique, tem um pH de quase 10!

 

Atenção que aqui na zona as grandes superfícies também comercializam essa água com a sua marca, Continente, Jumbo, Lidl, etc.

 

Eu tenho um foto-período de 7/8 horas, põe uma foto do áqua, assim já dá para opinar.

 

Abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Não uses água de Monchique, tem um pH de quase 10!

 

Atenção que aqui na zona as grandes superfícies também comercializam essa água com a sua marca, Continente, Jumbo, Lidl, etc.

 

Eu tenho um foto-período de 7/8 horas, põe uma foto do áqua, assim já dá para opinar.

 

Abraço,

 

Boas,

A água de Monchique que eu uso é de uma fonte do meu sogro, é diferente da água que é comercializada.

Tem um PH de 7.0

aconselhas-me a aumentar o fotoperiodo para 7/8 horas?

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Cada caso é um caso, depende da luz que tens, das plantas, fertilização, CO2. essas coisas.

 

Experimenta talvez aumentares 1 hora e ao fim de 1 mês vês se melhorou.

 

Abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.