O meu cantinho


Recommended Posts

boas pessoal da pesada!

 

o meu nome é sandro araujo e sou da zona de Odivelas.

 

nunca liguei muito á aquariofilia, nunca fui muito de aquarios nem nada do genero.

o maximo que tive foi um aquario de 150x50x50 que eu construí com o meu irmão para metermos umas iguanas, quando eramos putos.

entretanto uma pessoa cresce e faz a sua vida, com maria e filha. a minha maria também nao tinha muito a cena dos aquarios, quem tinha era o padrinho da minha pequena, ele tem um aquário enorme na sala dele, a minha maria gostou e o bruno( padrinho da minha filha) foi metendo a ideia na minha maria até que a convenceu a comprar um aquário numa loja que eu nao sei o nome, quando é para ir lá a gente fala em ir ao senhor rui.

esse aquario era cinzento, panoramico e trazia armario, era um pack, trazia tudo.

ela comprou lá tambem uns guppys e umas molys.

o bruno deu-me um bocado do areao dele e montei o aquario, devo dizer que depois de montado simplesmente adorei o que tinha feito e o que tinha em casa, a paisagem que era, podia ver sempre que queria. acho que a coisa pegou mais em mim do que na maria. comprei um ancistro tambem para lá.

o aquario era pequeno, tinha para ai 20lts.

a lampada era daquelas embutidas na tampa e a lampada era tipo aquelas economicas, que estava tapada com um acrilico transparente que com um ano começou a entrar agua dos vapores para lá e fez curto circuito. mandava o quadro a baixo.

resultado; como tinha mais um aquario que um colega me deu mais tarde da maria ter comprado aquele, mudei tudo para lá.

o aquario tem as medidas de 50x25x30 ainda hoje em dia está em funcionamento, so com um escalar la dentro que tenho de ver se o troco por outro peixe. mas pronto.

montei tudo dentro do aquário, o areao que tinha no outro nao chegou para tudo mas misturei um saco que o meu colega me tinha dado juntamente com o aqua.

meti também uma planta artificial e um vaso que mais tarde tirei.

depois de montado o aquário parecia-me muito vazio e fui ás compras, comprei um escalar bem pequenino e um tubarão bala. na altura nem me preocupei a pesquisar as espécies compatíveis nem nada do género, cometi muitoooooooosssss erros que quem não saiba também comete e que eu só fiquei a saber que os cometi porque ja passei algumas madrugadas aqui a seguir os vossos concelhos aos mais novos.

 

mantive esse aquário mas fiquei sempre naquela de comprar um maior, ate que:

consegui arranjar um negocio com um aquário de 100x40x35 com um total de 120lts.

montei e passei os peixes lá para dentro (erro grave, mas só tive conhecimento mais tarde do ciclo de azoto, e eu nunca fiz a nenhum dos meus aquarios, talvez por isso nenhum dos guppys tenha sobrevivido).

 

por acaso neste aquário deixei a trabalhar sem nada la dentro para ai duas semanas, e foi montado com aproveitamentos de agua das tpas do outro aqua, mas não meti comida nenhuma :-s

 

 

mas pronto, não aconteceu nada ate agora e espero que não aconteça.

 

ja fiz mais ou menos uma apresentação, agora vamos ao que interessa.

 

 

Setup: -aquário 100x40x35 120lts

-iluminaçao: 6x 15w 6400k

-termostato de 300 da aquatlantis

-filtro eheim 2234 (futuramente queria meter outro igual)

-iluminaçao ligada das 17h ás 01h

 

 

hardscape: -susbtrato em pedrinhas pretas, 20quilos

-um tronco artificial que espero mudar por um ramificado

 

 

plantas: -valisnerias gigantea(acho eu)

-cabombas

-uma que desconheço a especie

 

 

peixes: -1 ancistro

-6 corydoras albinas

-2corydoras

-10 neons

-1neon preto

-1 discu azul

-1 tubarao

-1 tetra serpae

-1 desconhecido lol?

 

 

fertilizaçao: -tpa de 20 ou 25 lts semanal

-2 pastilhas de 15 em 15 dias da dajana plant root (nao sei se é bom mas era o que havia na tropical aqui da minha zona)

 

 

 

penso que ja tenha dito tudo!

 

cumprimentos

sandro araujo

Editado por tira teimas

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 78
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

esquici-me de dizer que o fundo ainda é o que vinha do antigo dono, vou meter vinil preto, tou a espera que um amigo se lembre de trazer.

 

etas plantas foi um amigo que esteve a fazer a poda e ia mandar fora, eu pedi-lhe para ver se davam no meu aqua mas nao me parece que fiquem boassam2404s.jpgsam2429a.jpg

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ao aquário não está mau

 

Quanto à iluminação não vais conseguir ter qualquer tipo de plantas com 30W.

 

O termostato acho bem apenas tentava coloca lo na vertical, ou tentar disfaçar o máximo possível.

 

Quanto à filtragem convém que seja e como já deves ter lido por aí no forum 5 x a litragem do aquário.

 

Aconselho -te o CO2, há por aí no forúm a receita do CO2 caseiro.

 

Quanto à peixada as corys bem como os tetras negros são peixes que gostam de viver em cardume devia arranjar mais 3 exemplares de cada espécie (cory's) e mais 4 de tetra negro. Agora quanto a essa mistura de peixe que tens aí não sei se há alguma imcompatibilidade.

Desconfio quando o tubarão crescer essa peixada mais miúda vai virar petisco, contudo espera pelas opiniões do pessoal mais experiente.

 

Embora também não perceba de discus acho que também devias arranjar companhia para este.

 

Este site aqui ajuda a ver as incompatibilidades http://aqadvisor.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sam2398a.jpgsam2426m.jpg

esse peixe vermelho com a pinta preta é um dos que eu nao sei o nome.

São tetras serpae e não deves ter um discus sozinho pelo menos 4.....

o setup nos peixes para os manteres bem devia estar assim:

4 corydoras albinas

4 corydoras (que já mas não sei o nome neste momento)

10 neons (ta mais que bem)

6 neons pretos (pelo menos, se continuares com ele assim vai morrer muito cedo pois não ta em cardume)

4 dicus (pelo menos)

1 ou 2 ( o seu nome é pangassius )

6 tetras serpae (pelo menos)

Isto é o numero para os peixes se sentirem bem, mas o aqua não alverga isso tudo.....vai atualizando....quero ver evolução.....

 

P.S.-muda o tronco para natural e as plantas tipo fitas são valisnerias gigantes penso eu.....

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, aqui vai tens poca luz (para teres noção tenho dois aqua de 30l um com 24w e outro com 30w), as plantas assim não aguentam muito, pareceme que tens cabomba carolina, valisnérias e a outra não sei mas (não tenho a certeza), quanto aos peixes o vermelho com pinta preta é um tetra serpae, as corys tens duas aeneus albinas e duas aeneus mas deves acrescentar no minimo ficar com uma cardume de seis(acrescenta da mesma espécie aeneus ou albina) podias ter aí muitas, mas umas dez ficavam bem. O tubarão provavelmente vai te dar cabo da fauna, não te esqueças que os discus são de cardume assim como os neons por isso não podem ser só um e o aqua está um pouco despido (plantas).

Qualquer duvida é só dizer,

Rodrigo

Editado por rodasaquarium

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ao aquário não está mau

 

Quanto à iluminação não vais conseguir ter qualquer tipo de plantas com 30W.

 

O termostato acho bem apenas tentava coloca lo na vertical, ou tentar disfaçar o máximo possível.

 

Quanto à filtragem convém que seja e como já deves ter lido por aí no forum 5 x a litragem do aquário.

 

Aconselho -te o CO2, há por aí no forúm a receita do CO2 caseiro.

 

Quanto à peixada as corys bem como os tetras negros são peixes que gostam de viver em cardume devia arranjar mais 3 exemplares de cada espécie (cory's) e mais 4 de tetra negro. Agora quanto a essa mistura de peixe que tens aí não sei se há alguma imcompatibilidade.

Desconfio quando o tubarão crescer essa peixada mais miúda vai virar petisco, contudo espera pelas opiniões do pessoal mais experiente.

 

Embora também não perceba de discus acho que também devias arranjar companhia para este.

 

Este site aqui ajuda a ver as incompatibilidades http://aqadvisor.com/

 

 

boas e obrigado pela resposta

 

o termostato ainda está assim provisório ate meter o fundo negro e meter o termostato então na posição certa.

 

o filtro é de 600lts é á conta, mas como nunca tem os 120lts ainda dá espaço de manobra.mas tambem quero por outro a ajudar.

 

sim eu ja li sobre esse co2, é mesmo necessário meter com as plantas que tenho?

 

obrigado e cumprimentos

sandro araujo

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São tetras serpae e não deves ter um discus sozinho pelo menos 4.....

o setup nos peixes para os manteres bem devia estar assim:

4 corydoras albinas ---queria meter 6

4 corydoras (que já mas não sei o nome neste momento) ---desta tambem queria meter 6

10 neons (ta mais que bem)

6 neons pretos (pelo menos, se continuares com ele assim vai morrer muito cedo pois não ta em cardume) --destes nao quero mais, e este que tenho aqui ja é bem velhinho

4 dicus (pelo menos) --estava a pensar meter 3

1 ou 2 ( o seu nome é pangassius )

6 tetras serpae (pelo menos) ---estes ainda estao em estudo se aumento ou nao

Isto é o numero para os peixes se sentirem bem, mas o aqua não alverga isso tudo.....vai atualizando....quero ver evolução.....

 

P.S.-muda o tronco para natural e as plantas tipo fitas são valisnerias gigantes penso eu..... Queria tratar disso quando tivesse t€mpo

 

Cumprimentos

João Cunha

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, aqui vai tens poca luz (para teres noção tenho dois aqua de 30l um com 24w e outro com 30w), as plantas assim não aguentam muito, pareceme que tens cabomba carolina, valisnérias e a outra não sei mas (não tenho a certeza), quanto aos peixes o vermelho com pinta preta é um tetra serpae, as corys tens duas aeneus albinas e duas aeneus mas deves acrescentar no minimo ficar com uma cardume de seis(acrescenta da mesma espécie aeneus ou albina) podias ter aí muitas, mas umas dez ficavam bem. O tubarão provavelmente vai te dar cabo da fauna, não te esqueças que os discus são de cardume assim como os neons por isso não podem ser só um e o aqua está um pouco despido (plantas).

Qualquer duvida é só dizer,

Rodrigo

 

boas

 

a luz eu queria aumentar, mas tambem ainda nao sei como. como o aqua tem tampa fico com um espaço muito reduzido para meter mais lampadas. nao dá para meter uma lampada mais potente??qual é os W´s maximos que uma lampada pode ter?

 

eu sei que esta pouco despido, mas tenho que ir aos poucos nisto senao a maria passa-se com os gastos.

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A meu ver acho melhor colocares CO2, sou sincero nunca tive plantas sem CO2, e também substrato fertil.

 

Quanto á iluminação podes ver aqui

 

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto.php?menu=6&id=5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A meu ver acho melhor colocares CO2, sou sincero nunca tive plantas sem CO2, e também substrato fertil.

 

Quanto á iluminação podes ver aqui

 

 

http://www.aquaeden-...php?menu=6&id=5

 

boas

 

tou a ver que vou ter de fazer aquela mistela lol

 

se for uma bomba de ar com pedra difusora nao serve?

o teu co2 é comprimido ou caseiro?

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que tens não precisão de co2, precisam de uma boa fertilização e uma boa iluminação.

 

boas rodas

 

a ferelizaçao que tenho é da dajana plant root

conheces?

eu nao sei se é boa ou nao..

iluminaçao ta fraquinha, só tenh 30w, tenho de fazer uma engenhoca para aumentar..

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não não conheço mas se não tiveres uma luz potente o suficiente não vale a pena por co2 nem fertilização porque vai dar em nada(minha opinião).

 

 

boas

 

vou ter de aplicar mais umas lampadas, o mal é que nao tenho muito espaço para as meter.

estava a pensar naquelas compactas de rosca, e27 acho.

só nao percebo é uma coisa, eu tenho aqui em casa para uso domestico, sei que essas nao dao porque só têm 2700k, mas elas dizem 15w mas depois tem 75w.

ou seja, uma economica de 15w equivale a 75w nas lampadas convencionais, mas assim fico na duvida de qual a voltagem a usar nas que tenho de comprar para o aqua.

penso que essas sejam as que mais facilmente consiga montar porque tou limitado no espaço, assim era só meter uns casquilhos conforme o numero de lampadas que precise e estava feito.

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que tens não precisão de co2, precisam de uma boa fertilização e uma boa iluminação.

Não não conheço mas se não tiveres uma luz potente o suficiente não vale a pena por co2 nem fertilização porque vai dar em nada(minha opinião).

x2 nas duas...eu tenho valisneras e só faço fertilização liquida e elas crescem como tudo......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as minhas tem substrato fertil, fertilização e boa luz e estão sempre a morrer às vezes deitam umas pontitas verdes, foi o que acontecem quando passei a por uma gota de carbono liquido todos os dias vamos ver.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.