Novo Projecto :D


Recommended Posts

A tua mulher maravilhosa confirmou que é basalto? Podes por uma foto? É que se as rochas forem interessantes, este fim de semana já tenho programa alargado... :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

epa algarvios que na conhecem o algarve 0.o

existe grandes areas algarvias de xisto, logo como é uma rocha metamorfica pode estar associada a outras, a ver-se granitos basaltos, granitos é mais raro por isso o complexo xistogrovatico ser muito conhecido (serra da estrela) o basalto ja se encontra com mais facilidade, embora o forte na costa vicentina sejam rochas calcarias a sua variedade em rochas metamorficas e magmaticas é que constitui a grande variedade que ai se encontra tornando-a unica tanto do visto geologico como biologico...:D

e com isto eu tirava para ai um 16 num teste xD

 

 

 

 

 

depois de algumas correcções a minha esposa disse que eu tirava um quase 0....mas acho que precebem a ideia...

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua mulher maravilhosa confirmou que é basalto? Podes por uma foto? É que se as rochas forem interessantes, este fim de semana já tenho programa alargado... :)

 

logo à noite ja tiro fotos e amanha ponho...

sim ela confirmou e eu ainda tive medo porque têm riscas brancas como as lago taganica (xD) e ela chamou-me burro e disse que so poderia ser quartso xD...aquela zona está repleta de xisto, tipo, tens arenito e argila e depois xisto em toda a volta xD...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gostei muito da parte da "variedade em rochas"... quer dizer que posso arriscar-me a fazer 200km e voltar com rochas calcárias... bem.... não deve haver muitas rochas negras calcárias por lá...

 

Arrota ai uma foto e uma localização GPS aproximada dos calhaus (preferencia por MP para no sabado não estarem ai 4000 aquariofilistas a levar pedras da praia) para me preparar para a viagem :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim ela confirmou e eu ainda tive medo porque têm riscas brancas como as lago taganica

 

As minhas que vieram da alemanha (e me custaram um preço Merkeliano) também têm veios em quartzo branco.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, naquela praia só tens metamorficas ou magmaticas (basalto ou xisto xD)...tens muito por onde escolher desde que a paciencia não falte xD (ah e a vontade de carrega-las à mão, mais isso fica para supresa xD)

 

 

 

 

 

 

corrigido, tanto pelo Fozcas (mais em baixo, como pela esposa xD)

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eliezer, desculpa a intromissão no tópico :P

 

Basalto e granito não são metamórficas, são Magmáticas(rochas primárias). o Xisto sim, é uma metamórfica, mas com principal derivação mais dos minerais do que das magmáticas :)

 

(BTW, aconselho vivamente uma visita à aldeia do xisto por excelência, Piódão, é um passeio giro!)

 

Tenho seguido os teus tópicos e estou a gostar do que leio :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eliezer, desculpa a intromissão no tópico :P

 

Basalto e granito não são metamórficas, são Magmáticas(rochas primárias). o Xisto sim, é uma metamórfica, mas com principal derivação mais dos minerais do que das magmáticas :)

 

(BTW, aconselho vivamente uma visita à aldeia do xisto por excelência, Piódão, é um passeio giro!)

 

Tenho seguido os teus tópicos e estou a gostar do que leio :D

 

boas...os meu topicos são abertos, todos, bem quase todos, podem entrar e escrer, quer seja sobre assuntos importantes como barbaridades xD (eu escrevo muitas)

 

quanto ao basalto estas correcto ao maximo...eu de geologia não precebo e escrevo o que vou ouvindo, outras vezes precebo mal, a minha esposa é que é geologa e falou em magmaticas eu escrevi metamorficas, mas num outro topico ja corrigi esqueci-me deste...problema de escrever com falta de tempo de cama xD

obrigado pelas palavras :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre às ordens! ;) Vou mandando umas postas que não sejam só sobre peixes que desses ainda sei muito pouco eheh

 

 

 

(Por acaso sempre gostei de geologia e cheguei a tentar uma bolsa nessa vertente... acabei na vertente Mecânica loool)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu depois apresento-te ao "olhar"...biologia e geologia com uma super queda para a geologia....eu as vezes quero dormir e ela fala em calhaus, claro que eu depois escrevo asneiras...ja estava a dormir...xD....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... fiquei desiludido...

 

as rochas são demasiado polidas (tipo rio) para o meu gosto... estou mais interessado em rocha escarpada com muito relevo e características próprias... o dia hoje está mesmo a correr mal... bah

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

basalto em vila do bispo? A sério?... pensava que no algarve não havia nada disso... acho que vou ter que ir com a maria a vila do bispo.

 

Só me preocupa a questão da salinidade... bastará realmente deixar as rochas de molho para retirar o sal e o iodo???

 

Chega, mas não é deixares de um dia para o outro.

Eu tenho as minhas há 15dias de molho, com TPAs diárias.

E estarão outros 15dias pelo menos... Também já pasaram pelo tratamento de ácido muriático e depois disso lixivia.

Quando entrarem no aquário estão + do que esterilizadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... fiquei desiludido...

 

as rochas são demasiado polidas (tipo rio) para o meu gosto... estou mais interessado em rocha escarpada com muito relevo e características próprias... o dia hoje está mesmo a correr mal... bah

 

Abraços

 

Tony

 

Basalto na água fica rolado, tens de procurar basalto que esteja em terra. Não sei se vou dizer uma estupidez, mas na zona que o Eliezer encontrou esses, terra dentro deve haver basalto como queres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony...é sagres :D...vila do bispo seja...

aquilo é tudo mato e passa uma ribeira (que só tem agua no inverno)...

mas sim são roladas escarpadas terás de desenterrã-las como disse o toutinho...muito trabalho pela frente...não são dragonstones xD...

mas quando eu la voltar (para o ano) vou ver encontro alguma coisa desse genero...não faz mal ter em casa...xD

 

@toutinho as tenho em agua à quase 2 semanas e é para continuarem, a do acido não pensei nisso pensei que lixivia e uma escova de dentes resolvessem xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 2 baldes maiores que eu cheios de pedras, achas que vou andar de escova de dentes, pedra a pedra??? LOL Sou demasiado calão para isso.

 

As minhas foram apanhadas em Algés, logo tinham sal.

1º 3 dias em água doce com TPAs 1 x dia

2º 3 dias em água + ácido muriático (A dose? Despejei... LOL)

3º 2 dias em água doce com TPAs 1 x dia

4º 3 dias em água + lixivia (A mesma dose que no ácido)

5º Água doce + Prime com TPAs 1 x dia e medições de salinidade, PH e condutividade.

 

Neste momento já estão prontas e limpas, só continuam de molho porque não vai fazer mal e quero precaver.

 

Pensei neste processo, não li em lado nenhum. Foi tentativa.

Aqui na zona de massamá existe basalto e não e rolado. É nos montes e por isso é como o Tony quer. A viagem é que não sei se compensa...

Não fui lá buscar porque sou... vá... calão... Na praia foi encher os baldes e vir embora. No monte tinha de andar muito, escavar e cenas assim.

Mas o que eu queria era mesmo rolado, por isso não procurei ir armar-me em montanhês para massamá. Eu + o meu fato de Tirolês...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu problema está em verificar a salinidade :D...não tenho nada para isso mas essa do acido acho porreira :D...ainda vou ver se arranjo...

as minhas para ja estão de molho 3 dias depois troco a agua e ficam mais 3 dias...estou a contar não terem muito sal :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu problema está em verificar a salinidade :D...não tenho nada para isso mas essa do acido acho porreira :D...ainda vou ver se arranjo...

as minhas para ja estão de molho 3 dias depois troco a agua e ficam mais 3 dias...estou a contar não terem muito sal :D

 

Não conheces ninguém quen tenha aquário de água salgada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não...pessoas com aquarios conheço...humm...voces

 

Tirando o densimetro, penso que podes ter uma ideia do sal pelos valores do PH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.