Novo Projecto :D


Recommended Posts

Ora muitos bons dias

a pedido de muitas pessoas (eu e mais eu, com muito eu à mistura) estou a criar um novo aquario :dance:

em principio irá ter as medidas do anterior (la troika) mas ainda estou a estudar se coloco mais altura e/ou profundidade, por esse motivo as medidas iram sendo rectificadas conforme essas alterações xD

 

Material

 

Aquário 75 cm * N cm * N cm - N L

Filtro (depois do meu primeiro projecto este será interno mas home made (5x a litragem))L/H

Termostato 200 W

Iluminação - aqui ainda vou debater umas coisas mas irá rondar os 30/50W (2 t5 de 15W ou 2 t5 de 25W)...

 

Hardscape

 

Substrato fértil

Substrato não fértil irá ser preto, ou algo nessa casa,

1 tronco

pedras de xisto...

 

Parâmetros

 

Amónia (NH4) -

Nitratos (NO3) -

Nitritos (NO2) -

Fosfatos (PO4) -

pH - 6,2(7.2) estou a estudar...o pH da agua do poço está na casa dos 6.2 mas traz outros problemas a possibilidade de ter nitratos, ou mesmo amonia é um factor a da companhia sai na casa dos 7.2...

Kh -

 

Plantas

 

Anubia pretendo ter

Valisnéria

Musgo de Java...acho que irei preferir outro mas tudo depende do que existir nas lojas

 

Peixes

 

aqui vou querer variar

corys são uma certeza e ancistros tambem

pendentes

colisas

escalares

e um cardume de bebados :D

 

Fertilização

 

TPA - 20 Litros uma vez por semana

Macronutriente - TCH+

Micronutrientes - TCH

 

 

agora uma foto do projecto

projecto.jpg

vamos tentar não gozar...(foi o que consegui fazer com o que sei e no trabalho) xD

vamos encher isto de opiniões e outras coisas...

cuidado com o avacalho que o "olhar" anda por ai...brincadeira...funciona como os outros :D

 

bem creio que não me falta

despeço-me com os melhores desejos xD

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

Só vinha cá dar os parabéns pelo projecto, mas depois dessa maqueta à lá picasso...lol

 

boa sorte com isso.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

@ rodasaquarium...

a ideia é manter mesmo simples e limpo, tenho visto uns quantos aquarios assim e tenho apreciado muito, mas não está fora da ideia umas plantas vermelhas mas normalmente essas necessitam de mais condições...penso eu...

 

@ pdl..

Tambem tenho isso em mente, são uma das especies de que gosto muito, quando era criança o meu pai tinha um aquario com um escalar preto (eu sei eu sei...mas nem te vou dizer as dimenções do aquario)

mas não existe uma especie de escalares mais pequenos?

e quanto às colisas? creio que não haverá problema...0.o

 

@jony long

e eu que perdi tanto tempo a desenhar aquilo...xixa... :D

tambem é so para terem uma ideia doque vou fazer :P...

 

@ todos...muito obrigado pelos coments..

vamos ver se este corre a bom porto...para ja ja existem alguns contratempos mas nada que a minha preseverança( leia-se teimosia) não resolvam :D...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mete ai um tapete decente à frente e vai escalonando o tamanho das plantas até meteres as maiores atrás... Já sabes que vou sugerir tenellus para as partes laterais e mais juntas ao tronco.

 

De resto está óptimo.

 

Em relação às medidas do aquário, tenta que seja o mais fundo possível para não teres que inclinar tanto o substrato para dar o efeito de profundidade.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

seguindo a opinião do ppl e do Tony em especifico

vou tentar dar mais profundidade ao aqua...

 

mas como tenho de me restringir aso vidros que possuo tenho 2 soluções...

 

1ª comprar um vidro para a base podendo assim aumentar a sua profundidade

2ª fazer uma base...e é nesta que tenho umas duvidas :D

 

como estou a pensar fazer...

como o meu sogro é carpinteiro...e dos bons xD... estava a pensar fazerm em madeira (quase como tenho no meu inicial)

no meu inicial tenho todo em vidro depois os apliques em madeira

neste queria fazer a base em acrilico (tenho acesso a este a um preço mais aceitavel que o vidro) em que o refroçava por baixo em madeira....ou seja:

vedaria o aquario com o acrilico e a base em madeira para suster o peso da estrutura...

 

que me dizem? viavel?uma perca de tempo?asneirada da grossa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vim um assim é muito, exprimenta assim até podes fazer uma coisa em grande pois só tens de comprar o vidro da frente.Acho que há umas tintas próprias para lagos/piscina que podias usar para o fundo e laterais.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya. Os aquarios do fim do século 19 e princípios do 20 eram todos assim. Foi antes de terem inventado o silicone a prova de água e suficientemente resistente para aguentar com os 5 vidros. Podias fazer uma coisa toda retro. Nem filtro metias. Trocavas a água dois em dois dias... Cool XD

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

sei do que falam mas na gosto...parecem umas grutas...na é para mim xD

quanto ao movel...bem isso ja está mais ou menos garantido....ja foi ele que fez o do aquario principal :D...

era so mesmo para saber se a minha ideia era viavel...

 

@ tony...posso criar um sistema em que a agua está sempre em movimento, sai todo o dia 10% da agua e entra 10% directamente da rede...

como estou a realizar trocas momentanias nem preciso das bacterias logo o cloro não vai fazer mal.... xD

e se acrescentar um deposito abertp que me aqueça a agua e a agite antes de entrar no aqua ja nem cloro leva...logo fico com um sistema prefeito...

hummm

vou pensar nisso

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yep. Aliás, se fizeres completamente em madeira, nem vidro da frente precisas e poupas mais uns trocos... isso é que era!

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um armario que ronda os 200/160/60 cheio quase ate ao topo...ate ja começou a ceder devido ao peso...0.o...e atenção que aquilo é tudo madeira e reforçado...(coisa de bom carpinteiro)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tens um? Porra... eu por onde me vire é só dossiers, manuais, livros... depois a tralha é tanta que prefere fazer de novo do que procurar o que tem feito... resultado... ainda mais papelada... lol

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ora boas

 

E eu que ainda não tinha visto este projecto em andamento? Estava distraido...

Cumprindo o desejo do Eliezer, não avacalhar o tópico, vou só contar aqui uma anedota.... :lol:

Eu entendo a ideia, um aquário com tronco e plantas e simples. Eu também comecei assim, agora tenho tudo e + alguma coisa e um matagal que qualqer dia me come.

Já sabes que alguma planta ou ajuda, manda vir. Até agora já estás bem servido de opiniões. Deixo-te só dois conselhos: 1º não metas musgo, é muito bonito e cresce muito e blá blá blá, mas farta num instante. 2º não sejas forreta no substrato, eu fui e ainda hoje corro atrás do prejuízo. É uma coisa que fica para "sempre" e quando não presta, não melhora com o tempo, vais ter um problema 24h, 7 dias por semana. Tipo ser casado, qualquer coisa assim desse género... só para entenderes :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só não percebi a história das trocas momentaneas e não precisares de bactérias e o cloro não fazer mal. Trocares água todos os dias, sei que não precisas de bactérias. Dou uma mão numa fishroom de Discus, em que se faz trocas de água de cerca de 110 a 125% de cada aquário e como é claro, não tem ciclo de bacterias. Mas o cloro não fazer mal, essa não entendi mesmo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem é simples :d...

o cloro em baixas percentagens não faz grande mal à vida marinha... bactérias? sim mata-as...a discos e peixes maricas como os ramz... também é capaz de os matar mas não pelo cloro...apensas por serem maricas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está idealizado para começar a montar para quando???Percisas de pelo menos 5o cms de altura para escalares.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.